Empreendedorismo Corporativo: como implementar no seu negócio?

Empreendedorismo: na definição encontrada no dicionário, esta palavra significa um processo de iniciativa, implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes.  Este termo é muito utilizado no ramo empresarial, e está geralmente relacionado a empresa ou criação de novos negócios, ou produtos que envolvem ideias inovadoras para o mercado, sendo assim, geralmente carregando os seus riscos.  No empreendedorismo ele pode ser dividido em diversas ramificações, no entanto, uma das mais conhecidas é o empreendedorismo corporativo. Nesta leitura de hoje, iremos explicar o que é este tipo de empreendedorismo que vem crescendo nos últimos anos e como implementar em sua empresa.  O que é empreendedorismo corporativo?  Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o empreendedorismo nem sempre está atrelado ao negócio próprio. O conceito de empreendedorismo corporativo também é conhecido como intraempreendedorismo.  O colaborador que recebe este nome possui uma postura empreendedora, pois está sempre atento a novas oportunidades de negócios e melhorias nos processos já existentes, agindo proativamente para identificar e buscar sanar problemas do cotidiano, propondo soluções benéficas a todos. Ou seja, o empreendedor ou colaborador corporativo que recebe essa denominação geralmente age ou investe seus esforços no negócio possuindo uma postura de dono.  Quais são as características para identificar um empreendedor?  É possível identificar o colaborador que pode assumir este papel através de algumas características que ele demonstra durante suas ações durante o dia a dia. Entre elas estão: o poder de ter iniciativa perante os demais, a perseverança, coragem para correr risco em determinadas ações, porém medindo os riscos das mesmas, capacidade de planejamento e organização, eficiência e qualidade nas ações executadas, poder de liderança sem ser rude ou grosseiro com os demais colaboradores e a rede de contatos pertinente ao negócio que está sendo trabalhado, permitindo uma maior eficiência na resolução de conflitos.  Como começar a empreender?  No empreendedorismo é importante frisar a responsabilidade. Não existe um parâmetro para quem deve ou não empreender. No entanto, é importante lembrar que além de ser uma jornada com bastante desafios e obstáculos, é preciso também ter disciplina, pois muitas vezes, o sucesso dependerá unicamente de suas atitudes. Afinal, você será responsável por obter bons resultados para o negócio.  Para iniciar o empreendedorismo, é importante que algumas questões estejam bem definidas, além é claro, do seu ramo de atuação. Entre as perguntas que devem ser feitas: Entender o seu objetivo ao empreender e o porque quer investir em determinado negócio;Como será gasto o dinheiro disponível para o investimento?; Qual o ramo de investimento; Qual a estimativa de tempo para o retorno do investimento financeiro;Caso não haja o retorno no tempo esperado, como suprir as necessidades financeiras sem declarar falência; Estudar o mercado de atuação para entender qual a real necessidade do seu produto neste mercado Qual a funcionalidade da sua empresa no mercado; Os riscos que sua empresa pode enfrentar  Após refletir sobre estes pontos e obter as respostas necessárias, você precisa entender se possui tudo para iniciar a sua empreitada. Caso obtenha, boa sorte e mãos à obra! Como implementar o empreendedorismo…

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Inscrição Municipal: o que é e quais empresas precisam?

Paperless workplace idea, e-signing, electronic signature, document management. Businessman signs an electronic document on a digital document on a virtual notebook screen using a stylus pen. Abrir o seu próprio negócio é o sonho de todo empreendedor. No entanto, esta é uma estrada árdua e com diversos desafios. Entre eles, um dos principais é a necessidade de fazer uma Inscrição Municipal para o negócio que se deseja inaugurar.  No entanto, você sabe o que é Inscrição Municipal? Na leitura de hoje iremos sanar essa dúvida que ronda muitos empreendedores, além de qual a sua necessidade para a empresa e quais empresas precisam adotá-las. O que é Inscrição Municipal?   A inscrição Municipal é o registro que identifica a empresa na Junta Comercial, necessário se cadastrar na prefeitura ou município onde ela está localizada. Um número de identificação é gerado para esta empresa a partir deste registro.  Ela está interligada à identificação da empresa no Cadastro Tributário Municipal, que relaciona a cobrança sobre o imposto da Prestação de Serviços. Com esta identificação, é possível que sua empresa possa emitir notas fiscais referentes aos seus serviços prestados.  No entanto, se o seu negócio envolve venda de mercadorias, você precisará de muito mais do que uma inscrição municipal. Isto porque, nestes casos também é necessário que a empresa tenha um registro de Inscrição Estadual.  Por isso, ao se registrar, é importante que seja informado caso haja ou não a isenção de ICMS.  O cadastro da Inscrição é essencial para o funcionamento da empresa. Ele é como uma autorização da prefeitura para que seja exercido algum tipo de atividade com aquele espaço ou CNPJ.  Como localizar esse número de inscrição?  Esta numeração aparecerá no alvará de funcionamento, emitido pela Prefeitura da cidade onde sua empresa atua. Ele deve permanecer exposto e visível na sua empresa, pois é a partir desta numeração que a Prefeitura controla a localização, funcionamento e atividades prestadas pelo seu empreendimento.  Quais empresas precisam fazer a Inscrição Municipal? Todas as empresas precisam realizar o registro na Inscrição Municipal, pois caso não tenha esta inscrição, fica impossível realizar a emissão de nota fiscal na venda de mercadorias, solicitação de alvará de funcionamento e enquadramento no Simples Nacional,  por exemplo.  Vale ressaltar que a Inscrição Municipal é obrigatória, ao contrário da Estadual. Na Estadual, só é necessário realizar o registro caso sua empresa esteja ligada a atividades comerciais que paguem ICMS.  Como realizar a Inscrição Municipal?  A inscrição Municipal deve ser realizada logo após o registro feito de nova empresa na Junta Comercial do estado. A solicitação varia de acordo com o formato da empresa e as funções que ela exercerá no mercado, no entanto, ao abrir, você precisa informar o estado de atuação da empresa e o ramo de atividade.  Nesta etapa, o ideal é estar sendo assessorado por um contador. Isto porque, o profissional auxiliará você nos trâmites necessários para a abertura da empresa.  Vale lembrar que em algumas cidades a abertura da Inscrição Municipal é gratuita e pode ser feita de…

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Sociedade Limitada: O que é e como funciona?

Você sabe o que significa Sociedade Limitada? Este termo vem crescendo muito nos últimos anos e caiu nos ouvidos populares. No entanto, a definição do que é, para que serve e como funciona ainda é desconhecido por muitos.  Ao buscar a abertura de um novo modelo de negócio, este provavelmente será uma das nomenclaturas na qual você encontrará. No entanto, não se desespere!  Na leitura de hoje, traremos para você a definição do que é este termo e como ele funciona no meio contábil.  Businessman and woman putting hands fist join together, business partnership colleagues holding hands as commitment of strong team work, unity and teamwork Join hands support concept. O que é Sociedade Limitada?  Sociedade Limitada, também conhecida com a sigla LTDA, é um tipo de empresa muito comum no Brasil. Isto porque, este modelo de sociedade consiste em uma associação que estabelece normas com base no valor investido de cada associado.  Até o ano de 2011, este tipo de sociedade era formado por dois ou mais sócios responsáveis por porcentagens iguais, que correspondia ao  investimento de cada um. No entanto, com o passar dos anos, foram feitas algumas alterações neste formato.  A Sociedade Limitada tem base no contrato social. Sua origem está na responsabilidade limitada de companhias pertencentes a uma família ou a sociedades anônimas. Dentre as vantagens da Sociedade Limitada, está a participação de uma ou mais pessoas para a distribuição dos valores arrecadados pela empresa, lucro, ou entre as dívidas em aberto no mercado.  Este modelo de sociedade pode receber investimentos iguais dos seus sócios e ter uma terceira pessoa responsável pelo gerenciamento do negócio. Desde que seja de comum acordo.  Neste modelo, cada sócio tende a receber porcentagens correspondentes ao investimento feito por cada um.  Quais são as características de uma Sociedade Limitada?  Em primeiro lugar, a composição da empresa. O formato de Sociedade Limitada permite a participação de sócios. Não tendo a obrigatoriedade de ambos exercerem a mesma função. Além de ter a garantia de maiores investidores, ambos com suas porcentagens.  O capital social deste modelo de empresa não tem um valor mínimo. A responsabilidade do sócio é proporcional à quantia investida. No entanto, todos respondem pelo todo, ou seja, pelo valor total.  A responsabilidade dos sócios ao entrar em uma sociedade limitada é somente perante a empresa. Os demais bens dos sócios são protegidos caso haja falência ou débitos da empresa. E a empresa ainda carrega em seu nome a sigla LTDA, trazendo seu significado em sua razão social.  Como efetuar o registro de Sociedade Limitada?  É necessário realizar a regularização da empresa como sociedade Limitada na Junta Comercial. A solicitação deve ser feita para a inscrição nos seguintes órgãos: Receita Federal, para emissão de CNPJ, na Secretaria da Fazenda, para inscrição de ICMS, e prefeitura, para obter o alvará de funcionamento.  Lembrando que as necessidades de autorizações variam de acordo com o formato de negócio.  Agora que você já sabe o que é Sociedade Limitada, suas características e como realizar o seu…

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Como reativar um CNPJ? Entenda como funciona o processo!

Cuidar do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, CNPJ, é essencial para continuar apto perante a Receita Federal. No entanto, quando alguns empreendedores se descuidam e esquecem de especificar demonstrativos e declarações contábeis, por exemplo, acabam sofrendo uma série de impedimentos e sanções legais perante a Receita Federal, que podem causar problemas para o seu negócio futuramente.  Close up businessman using calculator and reading paper document about business data, accountancy document, graph profit company. Por mais que seja necessário para o funcionamento, muitas vezes acabamos esquecendo de declarar as contas necessárias no CNPJ, trazendo problemas futuramente. Para deixar claro, desde que o CNPJ é baixado, fica impossível reativá-lo. No entanto, o empreendedor tem maneiras legais de regularizá-lo e deixar sua empresa livre de problemas.  Por isso, no texto de hoje, traremos simulações de quando é possível reativar um CNPJ e quais são os procedimentos que devem ser seguidos.  Como está o seu CNPJ? Em primeiro lugar precisamos entender a situação que o CNPJ se encontra, para descobrirmos se há possibilidades de reativá-lo ou não. Para isso, o empreendedor responsável precisa verificar junto ao órgão regulador o porquê do seu registro chegou a esta situação.  Ao verificar o porquê do CNPJ está inapto ou suspenso, o empreendedor agora precisa seguir os passos indicados para o seu caso e seguir todo o procedimento, de modo a regularizar sua situação cadastral.  No entanto, haverá consultas que indicará que o número consultado está baixado ou nulo. Nestes casos, não há como recuperar o CNPJ, e a única alternativa é criando um cadastro nacional. Vale ressaltar que esta situação também é válida para o MEI, Microempreendedor individual, que por deixar de declarar seus recebimentos, pode ter seu CNPJ cancelado ou baixado.  Quais são os tipos de situações cadastrais que podemos encontrar?  As situações cadastrais podem ser encontradas da seguinte maneira: ativa; suspensa; inapta; baixada ou nula.  Na situação Ativa, o CNPJ está com a sua situação cadastral regular, ou seja, não há débitos  pertinentes à empresa que aquele CNPJ representa e nem problemas judiciais que possam afetar o negócio. Já uma situação cadastral suspensa, é quando se tenta consultar um registro e ele não é encontrado, pois, há obrigações a serem cumpridas. Um exemplo seria a falta de declaração, havendo inconsistência dos dados para a Receita Federal, fazendo com que a empresa seja investigada.  Em casos onde a situação cadastral se encontra inapta, o CNPJ apontado deixou de cumprir com suas obrigações legais por mais de dois anos consecutivos.  Geralmente, ao constar este tipo de atividade para o CNPJ, significa que a empresa deixou de apresentar demonstrativos e declarações contábeis para a Receita Federal. Neste tipo de situação, ainda é possível reativar o CNPJ ao apresentar as pendências necessárias. No entanto, a empresa fica impedida de receber incentivos fiscais ou de participar de licitações, entre uma série de outros benefícios concedidos a empresas que estão com seus CNPJ ativos.  A partir da situação cadastral baixada, não é mais possível reativar o CNPJ. Esta situação pode ser…

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Como reativar um CNPJ? Entenda como funciona o processo!

Cuidar do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, CNPJ, é essencial para continuar apto perante a Receita Federal. No entanto, quando alguns empreendedores se descuidam e esquecem de especificar demonstrativos e declarações contábeis, por exemplo, acabam sofrendo uma série de impedimentos e sanções legais perante a Receita Federal, que podem causar problemas para o seu negócio futuramente.  Por mais que seja necessário para o funcionamento, muitas vezes acabamos esquecendo de declarar as contas necessárias no CNPJ, trazendo problemas futuramente. Para deixar claro, desde que o CNPJ é baixado, fica impossível reativá-lo. No entanto, o empreendedor tem maneiras legais de regularizá-lo e deixar sua empresa livre de problemas.  Por isso, no texto de hoje, traremos simulações de quando é possível reativar um CNPJ e quais são os procedimentos que devem ser seguidos.  Como está o seu CNPJ? Em primeiro lugar precisamos entender a situação que o CNPJ se encontra, para descobrirmos se há possibilidades de reativá-lo ou não. Para isso, o empreendedor responsável precisa verificar junto ao órgão regulador o porquê do seu registro chegou a esta situação.  Ao verificar o porquê do CNPJ está inapto ou suspenso, o empreendedor agora precisa seguir os passos indicados para o seu caso e seguir todo o procedimento, de modo a regularizar sua situação cadastral.  No entanto, haverá consultas que indicará que o número consultado está baixado ou nulo. Nestes casos, não há como recuperar o CNPJ, e a única alternativa é criando um cadastro nacional. Vale ressaltar que esta situação também é válida para o MEI, Microempreendedor individual, que por deixar de declarar seus recebimentos, pode ter seu CNPJ cancelado ou baixado.  Quais são os tipos de situações cadastrais que podemos encontrar?  As situações cadastrais podem ser encontradas da seguinte maneira: ativa; suspensa; inapta; baixada ou nula.  Na situação Ativa, o CNPJ está com a sua situação cadastral regular, ou seja, não há débitos  pertinentes à empresa que aquele CNPJ representa e nem problemas judiciais que possam afetar o negócio. Já uma situação cadastral suspensa, é quando se tenta consultar um registro e ele não é encontrado, pois, há obrigações a serem cumpridas. Um exemplo seria a falta de declaração, havendo inconsistência dos dados para a Receita Federal, fazendo com que a empresa seja investigada.  Em casos onde a situação cadastral se encontra inapta, o CNPJ apontado deixou de cumprir com suas obrigações legais por mais de dois anos consecutivos.  Geralmente, ao constar este tipo de atividade para o CNPJ, significa que a empresa deixou de apresentar demonstrativos e declarações contábeis para a Receita Federal.  Neste tipo de situação, ainda é possível reativar o CNPJ ao apresentar as pendências necessárias. No entanto, a empresa fica impedida de receber incentivos fiscais ou de participar de licitações, entre uma série de outros benefícios concedidos a empresas que estão com seus CNPJ ativos.  A partir da situação cadastral baixada, não é mais possível reativar o CNPJ. Esta situação pode ser através de um pedido do próprio empreendedor ou feita pela própria Receita Federal após 5 anos sem…

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Como construir um negócio lucrativo?

Ao implantarmos um modelo de negócio, sempre buscamos a excelência e o sucesso. No entanto, quando embarcamos em um universo tão desconhecido, somos pegos de surpresa por diversas falhas que cometemos ao longo do processo, e que acabam retardando a evolução do empreendimento.  Empreender é o sonho de muitos brasileiros, principalmente visto a atual situação econômica do nosso país. Para quem tem gosto por negócios ou está inserido no mercado no qual pretende investir, o negócio criado pode se tornar uma fonte de renda muito lucrativa.  Primeiro passo para se dar, seja qual for o seu segmento: Tenha experiência no que está investindo. Não adianta nada você entrar de cabeça em um investimento só porque o seu amigo também está se dando bem. Você precisa estar inserido no contexto no qual está trabalhando, para que seja algo leve e lucrativo.  No entanto, caso você já tenha dado o pontapé inicial para o seu empreendimento de sucesso, e mesmo assim esteja perdido para construir seu negócio, nós da Valor Contabilidade trouxemos esta leitura especialmente para o seu negócio se tornar lucrativo e de sucesso.  A partir de agora traremos algumas dicas para tornar o seu negócio mais lucrativo.  Tenha uma boa comunicão  A primeira coisa que você deve fazer é criar uma plataforma de comunicação virtual. Seja site ou por vendas através das redes sociais, você precisa de um canal de comunicação entre você e seu consumidor.  Além disso, já está comprovado que durante a pandemia, o consumo dos brasileiros aumentou cerca de 71% a mais após uma utilização maior deste novo formato de compras, servindo também para canais de comunicação virtual.  Ou seja, o mercado virtual é algo que deve estar sempre no radar de quem pretende empreender. pois se antes da pandemia, os e-commerces já eram um negócio lucrativo, após esses novos hábitos, as lojas virtuais se tornaram um mercado extremamente lucrativo quando utilizado com sabedoria, além de estar sem em alta.  No entanto, é preciso ter bastante atenção com este investimento. Pois ao mesmo tempo que  está em constante movimento e alta, ele também possui uma concorrência muito maior. Sendo preciso criar estratégias para se destacar e atrair o público alvo.  Invista em estrategias de Marketing  Por isso, caso se encaixe no seu orçamento, invista em uma consultoria de Marketing Digital. Através desta consultoria, o profissional responsável irá orientar sua marca e empresa para quais estratégias adotar mediante o mercado que se atua.   Este profissional pode, por exemplo, mapear as personas ideias para o seu negócio e quais canais serão mais eficazes para fazer a comunicação.  Explore novos mercados  Outra medida interessante para um negócio iniciante seria investir em Dropshipping. Neste modelo de atuação, você atua como um intermediário entre o consumidor final e o seu fornecedor.  Nestes casos, você não precisa se preocupar com estoque ou fazer compras em grandes quantidades, pois as suas encomendas são feitas a partir da sua demanda. No entanto, você não pode deixar transparecer que atua neste modelo de negócio. Pois, se…

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O que é e como funciona a Nota Promissória?

Muito se escuta sobre notas promissórias, porém poucas pessoas sabem o que realmente significa. Notas promissórias são um documento que funciona para pagamento de uma dívida.  Esta nota, quando preenchida corretamente, é válida judicialmente, pois é considerada um documento legítimo perante a justiça. Pode ser utilizada por empresas de todos os portes que necessitam quitar uma pendência. Hoje em dia, é possível encontrar modelos de notas promissórias em papelarias, como blocos de notas, ou na rede, em formatos digitais. Contudo, é necessária atenção ao preenchimento deste documento para evitar futuros problemas.   Uma nota promissória pode ser utilizada por uma pessoa física ou jurídica. No entanto, este documento só é válido para quem necessita quitar a dívida, não podendo ser utilizado como forma de contrato.  Esta nota não possui prazo de validade. A data contada geralmente é a que o documento foi assinado, e a partir dele, o dia acordado para o pagamento da dívida. Entre os termos que devem ser preenchidos na nota, este é um dos mais importantes. Após o prazo estabelecido, a pessoa lesada deve procurar a justiça para reaver sua quantia.  Após essas informações, iremos explicar como funciona uma nota promissória caso você ou seu cliente necessite usar em algum momento.  Como funciona todo o processo de criação de uma nota promissória?  A nota promissória, como já explicamos acima, funciona como uma espécie de promessa para o pagamento de uma dívida. Este documento tem valor legal quando preenchido com a assinatura do responsável. Deve conter o nome da pessoa que possui a dívida, emitente, e do beneficiário, a pessoa que receberá a futura quantia.   Embora a promissória tenha um aspecto de informalidade, ela está muito presente em transações monetárias.  Isto porque, é possível acionar judicialmente uma pessoa que não quita sua documentação no tempo determinado. Para emitir uma nota, é essencial conter o valor numeral e por extenso, o nome da pessoa ou razão social que está assumindo a dívida, a assinatura de próprio punho do devedor, a data com o prazo final para o pagamento e por último, e mais importante, conter o nome de nota promissória para o documento ser válido. Outro aspecto importante, é  que a nota pode ser parcelada. Ou seja, é necessária uma nota para cada parcela da dívida. Conclusão  Após a leitura desse texto, você já pode participar de conversas e falar com propriedade sobre a nota promissória.  Por mais que pareça  ruim, quando utilizada sabiamente na gestão financeira do seu negócio, ela serve como um auxílio e alívio para aquela conta que ficaria pendente e poderia manchar o seu nome ou o de sua empresa.  Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre a emissão, utilização ou em quais casos pode utilizá-la, marque uma conversa conosco. Nosso time está a postos para ajudar você ou seu negócio.

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Síndico profissional pode ser MEI? Entenda as melhores opções!

O Microempreendedor individual tem crescido bastante nos últimos anos. Com a flexibilização de trabalho, alternativas de rendas e busca pela independência financeira, este perfil teve um aumento significativo.  A pessoa que trabalha como Microempreendedor é responsável pelo seu próprio negócio, pois ele trabalha por conta própria, se legalizando como um pequeno empresário. Para ser um MEI, é necessário faturar até oitenta e um mil reais anualmente, e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O título de MEI também pode ser utilizado por uma pessoa contratada, que receba um salário mínimo ou no piso da sua categoria. Com o aumento da urbanização, a demanda de condomínios também cresceu. No entanto, muitos condomínios esbarram com a necessidade de uma mão de obra qualificada para auxiliar na organização, administração e boa vivência dos moradores.  Para esta função, os condomínios necessitam de um síndico. Porém, muitos condomínios estão esbarrando na dúvida se estes administradores podem ser contratados a partir do contrato de Microempreendedor individual.  No texto de hoje explicaremos mais como um síndico profissional se encaixa a partir da sua área de trabalho e quais são as opções disponíveis para o seu condomínio. Para que a nossa leitura fique clara, precisamos esclarecer logo no início do texto que um síndico profissional não pode ocupar o seu cargo a partir do MEI. Isto porque, assim como um advogado, um veterinário, esta profissão é uma, na qual não se encaixa nas ocupações beneficiadas pelo Microempreendedor (MEI).  Vale lembrar que uma das alegações para o Síndico Profissional não se qualificar como MEI, é porque uma profissão que utiliza o potencial intelectual, exige uma regularização legal, na categoria formal. Ou seja, uma empresa MEI não pode exercer atividade intelectual. Além de ter CNAEs correspondentes aos que são permitidos para MEI.  No entanto, caso você seja um síndico profissional, não desanime. Nesta leitura iremos trazer algumas opções para você regularizar o seu CNPJ.  Uma das opções para que a prestação de serviço ocorra, com taxações mais em conta seria a abertura de Empresário individual, ou microempresa. A partir desta denominação, a sua receita anual permitida passa a ser de R$360 mil e o patrimônio como pessoa física fica comprometido pois há uma abertura de empresa.  Há também a opção de se tornar uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI. Neste método, é possível separar o patrimônio pessoal do empresarial. No entanto, sua empresa precisa ter inicialmente o capital de 100 salários mínimos.  E por último, a opção de se tornar uma Sociedade Limitada. Esse tipo de negócio é ideal para quem pretende abrir uma administradora de condomínio. Pois, pode ser formado por duas ou mais pessoas e o capital social pode ser dividido segundo a responsabilidade de cada sócio.  Agora que você já sabe quais são as opções disponíveis para a regularização da sua profissão, é preciso pensar em como abrir uma empresa. Isto porque, para exercer alguns processos é necessário o registro no conselho da profissão. Além disso, é preciso que toda a…

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O que é um Balancete de Verificação e como ele pode impactar a sua gestão?

Você já deve ter ouvido falar sobre balancete de verificação. Porém, sabe o que é e para que serve? Neste texto de hoje, iremos explicar o que é este tipo de balancete, qual a sua aplicação no negócio e como ele pode impactar a gestão do seu empreendimento.  Balancete de verificação nada mais é do que um relatório produzido por um contador ou por um escritório de contabilidade, contendo as informações necessárias sobre a saúde do seu negócio.  O que é um Balancete de Verificação? Para entender e manter a contabilidade bem organizada, é fundamental que haja na gestão contábil de uma empresa o balancete de verificação. Isto porque, ele apresenta as contas e quantidade de recursos disponíveis, gerando indicadores importantes para a tomada de decisões.  Vale lembrar que o balancete de verificação é gerado a partir dos dados anuais fornecidos pelo balanço patrimonial. O modelo de balancete é uma antecipação ao balanço patrimonial. Ele deve ser solicitado sempre que houver a necessidade de analisar algum dado da empresa.  O setor responsável pelo balancete de verificação geralmente é a contabilidade da empresa. Estes colaboradores utilizam determinados fatores que devem ser considerados ao analisar este relatório, como: Acompanhar os resultados planejados, levantar os dados para os meses seguintes, definir as decisões com maiores oportunidades de sucesso, identificar a receita da empresa, assim como potenciais ganhos e reduções de custos, antecipar erros contábeis, entre outras análises para potencializar o diagnóstico.  Após o período pandêmico que estamos enfrentando, é necessário que as empresas possuam este cuidado de solicitar este documento sempre que precisar tomar algum tipo de decisão mais importante para a empresa, evitando assim surpresas desagradáveis.  Passo a passo Para realizar o balancete, é importante buscar todos os lançamentos empresariais. Primeiro é feita a análise de todos os ativos do empreendimento. Isto é, saldo bancário, estoque, dinheiro em caixa, movimentações bancárias a receber, entre outros.  Em segundo, é analisada as obrigações passivas, ou seja, débitos como CPNJ, com funcionários, bancos e fornecedores.  É analisado também o patrimônio líquido do seu empreendimento e a apuração final das contas de receitas e despesas em um determinado tempo. Separando os lucros e negativos. E por último, é analisada as despesas empresariais. Os gastos realizados naquele período, englobando funcionários, fornecedores, compra de estoque e contratações.  Após estas etapas pode ser que você ache complexo fazer a leitura de um balancete de verificação. No entanto, é necessário entender que este documento é essencial para a saúde financeira do empreendimento, principalmente a longo prazo. É importante também que contador e empreendedor estejam alinhados nesta leitura. Pois, assim, é possível a tomada de decisões embasadas por números reais, tendo uma visão esclarecedora do empreendimento.  Conclusão  Nesta leitura foi possível identificar a necessidade de um balancete de verificação para a saúde da gestão empresarial. Um bom balancete é a ferramenta exata para a tomada de decisões visando custos, lucros e possíveis problemas futuros.  Com a Valor Contabilidade, além de ajudar a estruturar o seu balancete de verificação, você também pode…

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Contador x Empreendedor: quais são as responsabilidades de cada?

As responsabilidades do contador estão conectadas com os deveres do empreendedor. As atividades desenvolvidas por esse profissional estão diretamente ligadas com as informações prestadas pela gestão da empresa. Ambos caminham juntos na administração e gestão da empresa. Cada um com suas responsabilidades administrativas e legais. Neste artigo, vamos demonstrar a diferença entre os papéis de cada uma dessas figuras bem como delimitar as suas responsabilidades e áreas de atuação na empresa. As responsabilidades do contador Podemos dividir as responsabilidades do contador em 3 partes: Civil;Penal;Tributária. Na responsabilidade civil falmos em relação à prática efetiva das técnicas contábeis executadas pelo profissional. A responsabilidade penal é aquela em que o contador responderá pela prática de ações perante o Judiciário na esfera criminal. A responsabilidade tributária pressupõe basicamente a execução das atividades para a apuração dos impostos devidos pela empresa. As responsabilidades do contador Em relação as responsabilidades, existe uma questão muito interessante denominada pelos especialistas e pela Lei de “solidariedade”. Responsabilidade solidária significa que aquelas obrigações contábeis que vimos no item anterior sobre a responsabilização civil, penal e tributária são extensivas ao empresário, uma vez que os dados e informações essenciais para a realização de toda e qualquer prática contábil parte dele. Dessa forma, o empresário é o responsável por transmitir ao contador as informações referentes ao seu negócio. Todos aqueles fatos que modificaram a situação financeira ou patrimonial da sua organização devem ser informados ao contador por meio de documentos específicos, como notas fiscais, extratos bancários, boletos pagos, etc. Na Valor Contabilidade A contabilidade pode auxiliar o(a) empresário(a) nas mudanças necessárias para acompanhar o mercado, sempre baseado na saúde financeira do negócio. Na Valor Contabilidade você tem o suporte necessário para a gestão do seu negócio.

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