Como construir um negócio lucrativo?

Ao implantarmos um modelo de negócio, sempre buscamos a excelência e o sucesso. No entanto, quando embarcamos em um universo tão desconhecido, somos pegos de surpresa por diversas falhas que cometemos ao longo do processo, e que acabam retardando a evolução do empreendimento

Empreender é o sonho de muitos brasileiros, principalmente visto a atual situação econômica do nosso país. Para quem tem gosto por negócios ou está inserido no mercado no qual pretende investir, o negócio criado pode se tornar uma fonte de renda muito lucrativa. 

Primeiro passo para se dar, seja qual for o seu segmento: Tenha experiência no que está investindo. Não adianta nada você entrar de cabeça em um investimento só porque o seu amigo também está se dando bem. Você precisa estar inserido no contexto no qual está trabalhando, para que seja algo leve e lucrativo. 

No entanto, caso você já tenha dado o pontapé inicial para o seu empreendimento de sucesso, e mesmo assim esteja perdido para construir seu negócio, nós da Valor Contabilidade trouxemos esta leitura especialmente para o seu negócio se tornar lucrativo e de sucesso. 

A partir de agora traremos algumas dicas para tornar o seu negócio mais lucrativo. 

A primeira coisa que você deve fazer é criar uma plataforma de comunicação virtual. Seja site ou por vendas através das redes sociais, você precisa de um canal de comunicação entre você e seu consumidor. 

Além disso, já está comprovado que durante a pandemia, o consumo dos brasileiros aumentou cerca de 71% a mais após uma utilização maior deste novo formato de compras, servindo também para canais de comunicação virtual. 

Ou seja, o mercado virtual é algo que deve estar sempre no radar de quem pretende empreender. pois se antes da pandemia, os e-commerces já eram um negócio lucrativo, após esses novos hábitos, as lojas virtuais se tornaram um mercado extremamente lucrativo quando utilizado com sabedoria, além de estar sem em alta. 

No entanto, é preciso ter bastante atenção com este investimento. Pois ao mesmo tempo que  está em constante movimento e alta, ele também possui uma concorrência muito maior. Sendo preciso criar estratégias para se destacar e atrair o público alvo. 

Por isso, caso se encaixe no seu orçamento, invista em uma consultoria de Marketing Digital. Através desta consultoria, o profissional responsável irá orientar sua marca e empresa para quais estratégias adotar mediante o mercado que se atua.  

Este profissional pode, por exemplo, mapear as personas ideias para o seu negócio e quais canais serão mais eficazes para fazer a comunicação. 

  • Explore novos mercados 

Outra medida interessante para um negócio iniciante seria investir em Dropshipping. Neste modelo de atuação, você atua como um intermediário entre o consumidor final e o seu fornecedor. 

Nestes casos, você não precisa se preocupar com estoque ou fazer compras em grandes quantidades, pois as suas encomendas são feitas a partir da sua demanda.

No entanto, você não pode deixar transparecer que atua neste modelo de negócio. Pois, se não, seria muito mais fácil o consumidor final entrar em contato diretamente com o seu fornecedor. 

O seu ramo de atuação funciona basicamente nisso. Você se torna a “ponte” entre o produto que dificilmente é contratado por este consumidor, ou, por possuir um preço final mais interessante devido as suas negociações.  

É importante também que o seu orçamento seja calçado diante das suas oportunidades de negócio. Visando que seu investimento traga um retorno e com uma previsão se isso será a curto,médio ou longo prazo. 

Outro ponto importante é possuir um fundo de investimento. Para os meses que as contas não fecharem ou que o seu empreendimento precise de um investimento mais, sem mexer no capital principal. 

Após todas estas informações, eu trarei agora alguns negócios que estiveram em alta no ano de 2021. Contudo, vale frisar que você deve procurar o caminho no qual tenha maior afinidade. 

Os produtos de informática tiveram um aumento significativo no último ano. Estima-se que devido a alta demanda de home office. Os jogos também obtiveram um crescimento. Porém um setor que se manteve estável foi o de vestuário e acessórios em geral. Para grávidas, bebês, crianças, homens e mulheres. As assinaturas, sejam elas de filmes, exercícios ou culinárias, também obtiveram um salto com relação a 2020. 

E por último, e um dos setores mais explorados, o alimentício. Estima-se  que com a pandemia, a população passou a consumir muito mais deliverys. E não só de fast food  ou comida japonesa. Houve no último ano, um aumento de pessoas que se tornaram veganas e vegetarianas, e consequentemente de locais para abrigar este novo nicho. 


Conclusão

A expectativa para o ano de 2022 é que os comércios voltem para o campo online. Por isso, se você pretende construir um negócio lucrativo, a ideia é investir em mercados digitais.

De acordo com os crescimentos que podem ser observados, o ideal é se manter visível no mercado digital, sempre criando experiências mais satisfatórias para que o seu público alvo retorne. 

No entanto, além de todas as estratégias de consolidação de um negócio, é preciso que se tenha uma contabilidade estável, para que não haja sustos ao decorrer do tempo. Para isso, nós da Valor Contabilidade podemos te ajudar. Entre em contato com um de nossos colaboradores e vamos juntos estruturar o seu empreendimento lucrativo e de sucesso. 

Continue lendoComo construir um negócio lucrativo?

O que é e como funciona a Nota Promissória?

Muito se escuta sobre notas promissórias, porém poucas pessoas sabem o que realmente significa. Notas promissórias são um documento que funciona para pagamento de uma dívida. 

Esta nota, quando preenchida corretamente, é válida judicialmente, pois é considerada um documento legítimo perante a justiça. Pode ser utilizada por empresas de todos os portes que necessitam quitar uma pendência.

Hoje em dia, é possível encontrar modelos de notas promissórias em papelarias, como blocos de notas, ou na rede, em formatos digitais.

Contudo, é necessária atenção ao preenchimento deste documento para evitar futuros problemas.  

Uma nota promissória pode ser utilizada por uma pessoa física ou jurídica. No entanto, este documento só é válido para quem necessita quitar a dívida, não podendo ser utilizado como forma de contrato. 

Esta nota não possui prazo de validade. A data contada geralmente é a que o documento foi assinado, e a partir dele, o dia acordado para o pagamento da dívida. Entre os termos que devem ser preenchidos na nota, este é um dos mais importantes. Após o prazo estabelecido, a pessoa lesada deve procurar a justiça para reaver sua quantia. 

Após essas informações, iremos explicar como funciona uma nota promissória caso você ou seu cliente necessite usar em algum momento. 

Como funciona todo o processo de criação de uma nota promissória? 

A nota promissória, como já explicamos acima, funciona como uma espécie de promessa para o pagamento de uma dívida. Este documento tem valor legal quando preenchido com a assinatura do responsável.

Deve conter o nome da pessoa que possui a dívida, emitente, e do beneficiário, a pessoa que receberá a futura quantia.  

Embora a promissória tenha um aspecto de informalidade, ela está muito presente em transações monetárias. 

Isto porque, é possível acionar judicialmente uma pessoa que não quita sua documentação no tempo determinado.

Para emitir uma nota, é essencial conter o valor numeral e por extenso, o nome da pessoa ou razão social que está assumindo a dívida, a assinatura de próprio punho do devedor, a data com o prazo final para o pagamento e por último, e mais importante, conter o nome de nota promissória para o documento ser válido.

Outro aspecto importante, é  que a nota pode ser parcelada. Ou seja, é necessária uma nota para cada parcela da dívida.

Conclusão 

Após a leitura desse texto, você já pode participar de conversas e falar com propriedade sobre a nota promissória. 

Por mais que pareça  ruim, quando utilizada sabiamente na gestão financeira do seu negócio, ela serve como um auxílio e alívio para aquela conta que ficaria pendente e poderia manchar o seu nome ou o de sua empresa. 

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre a emissão, utilização ou em quais casos pode utilizá-la, marque uma conversa conosco. Nosso time está a postos para ajudar você ou seu negócio.

Continue lendoO que é e como funciona a Nota Promissória?

Síndico profissional pode ser MEI? Entenda as melhores opções!

O Microempreendedor individual tem crescido bastante nos últimos anos. Com a flexibilização de trabalho, alternativas de rendas e busca pela independência financeira, este perfil teve um aumento significativo. 

A pessoa que trabalha como Microempreendedor é responsável pelo seu próprio negócio, pois ele trabalha por conta própria, se legalizando como um pequeno empresário. Para ser um MEI, é necessário faturar até oitenta e um mil reais anualmente, e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O título de MEI também pode ser utilizado por uma pessoa contratada, que receba um salário mínimo ou no piso da sua categoria.

Com o aumento da urbanização, a demanda de condomínios também cresceu. No entanto, muitos condomínios esbarram com a necessidade de uma mão de obra qualificada para auxiliar na organização, administração e boa vivência dos moradores. 

Para esta função, os condomínios necessitam de um síndico. Porém, muitos condomínios estão esbarrando na dúvida se estes administradores podem ser contratados a partir do contrato de Microempreendedor individual. 

No texto de hoje explicaremos mais como um síndico profissional se encaixa a partir da sua área de trabalho e quais são as opções disponíveis para o seu condomínio.

Para que a nossa leitura fique clara, precisamos esclarecer logo no início do texto que um síndico profissional não pode ocupar o seu cargo a partir do MEI. Isto porque, assim como um advogado, um veterinário, esta profissão é uma, na qual não se encaixa nas ocupações beneficiadas pelo Microempreendedor (MEI). 

Vale lembrar que uma das alegações para o Síndico Profissional não se qualificar como MEI, é porque uma profissão que utiliza o potencial intelectual, exige uma regularização legal, na categoria formal. Ou seja, uma empresa MEI não pode exercer atividade intelectual. Além de ter CNAEs correspondentes aos que são permitidos para MEI. 

No entanto, caso você seja um síndico profissional, não desanime. Nesta leitura iremos trazer algumas opções para você regularizar o seu CNPJ. 

Uma das opções para que a prestação de serviço ocorra, com taxações mais em conta seria a abertura de Empresário individual, ou microempresa. A partir desta denominação, a sua receita anual permitida passa a ser de R$360 mil e o patrimônio como pessoa física fica comprometido pois há uma abertura de empresa. 

Há também a opção de se tornar uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI. Neste método, é possível separar o patrimônio pessoal do empresarial. No entanto, sua empresa precisa ter inicialmente o capital de 100 salários mínimos. 

E por último, a opção de se tornar uma Sociedade Limitada. Esse tipo de negócio é ideal para quem pretende abrir uma administradora de condomínio. Pois, pode ser formado por duas ou mais pessoas e o capital social pode ser dividido segundo a responsabilidade de cada sócio. 

Agora que você já sabe quais são as opções disponíveis para a regularização da sua profissão, é preciso pensar em como abrir uma empresa. Isto porque, para exercer alguns processos é necessário o registro no conselho da profissão.

Além disso, é preciso que toda a documentação esteja regulamentada na junta comercial. O cadastro do CNPJ na Receita Federal é necessário para a Inscrição Municipal, junto à Prefeitura Municipal, servindo como uma permissão de funcionamento para as empresas prestadoras de serviços. 

Após estas exigências, você deve estar se perguntando: afinal, quais são os requisitos para ser um síndico profissional?

Primeiro, precisamos entender que o Síndico Profissional tem as mesmas responsabilidades e funções de um síndico comum, como intermediar os interesses dos moradores com a administradora, acompanhar as manutenções feitas na estrutura, contratar funcionários, entre outras funções. Contudo, na função profissionalizante,  ele exerce o ofício no caráter de funcionário externo e não como um morador do condomínio.

É essencial que o síndico profissional entenda ainda de questões jurídicas, técnicas e de gestão e recrutamento de pessoas. Pois, ele será responsável pelo funcionamento dos procedimentos internos do condomínio. 

Quem deseja se especializar neste modelo de administração deve realizar um curso profissionalizante? Sim, pois a partir dele que é possível conhecer os fluxos de administração, gestão, recursos humanos e contabilidade, para ter uma boa comunicação efetiva com os públicos internos e externos da sua gestão. 

Vale ressaltar que a contratação não possui vínculo empregatício. No entanto, deve haver um acordo para estabelecer a jornada de trabalho, duração da prestação de serviços, clareza durante esta prestação, décimo terceiro, férias e rescisão.

Outro ponto importante que deve ser destacado, é sobre a profissão é que ela não é regulamentada. Porém, a contratação de um síndico profissional para a administração predial é regulamentada por lei com base no Código Civil Brasileiro. 

Conclusão 

O síndico profissional, além de atuar administrando a gestão do condomínio, precisa organizar também a gestão da sua carreira. 

Caso haja alguma dúvida durante esta administração, nos da Valor Contabilidade estamos aptos a te auxiliar nesta jornada. Agende uma conversa. 

Continue lendoSíndico profissional pode ser MEI? Entenda as melhores opções!

O que é um Balancete de Verificação e como ele pode impactar a sua gestão?

Você já deve ter ouvido falar sobre balancete de verificação. Porém, sabe o que é e para que serve? Neste texto de hoje, iremos explicar o que é este tipo de balancete, qual a sua aplicação no negócio e como ele pode impactar a gestão do seu empreendimento. 

Balancete de verificação nada mais é do que um relatório produzido por um contador ou por um escritório de contabilidade, contendo as informações necessárias sobre a saúde do seu negócio. 

O que é um Balancete de Verificação?

Para entender e manter a contabilidade bem organizada, é fundamental que haja na gestão contábil de uma empresa o balancete de verificação. Isto porque, ele apresenta as contas e quantidade de recursos disponíveis, gerando indicadores importantes para a tomada de decisões. 

Vale lembrar que o balancete de verificação é gerado a partir dos dados anuais fornecidos pelo balanço patrimonial. O modelo de balancete é uma antecipação ao balanço patrimonial. Ele deve ser solicitado sempre que houver a necessidade de analisar algum dado da empresa. 

O setor responsável pelo balancete de verificação geralmente é a contabilidade da empresa. Estes colaboradores utilizam determinados fatores que devem ser considerados ao analisar este relatório, como:

Acompanhar os resultados planejados, levantar os dados para os meses seguintes, definir as decisões com maiores oportunidades de sucesso, identificar a receita da empresa, assim como potenciais ganhos e reduções de custos, antecipar erros contábeis, entre outras análises para potencializar o diagnóstico. 

Após o período pandêmico que estamos enfrentando, é necessário que as empresas possuam este cuidado de solicitar este documento sempre que precisar tomar algum tipo de decisão mais importante para a empresa, evitando assim surpresas desagradáveis. 

Passo a passo

Para realizar o balancete, é importante buscar todos os lançamentos empresariais. Primeiro é feita a análise de todos os ativos do empreendimento. Isto é, saldo bancário, estoque, dinheiro em caixa, movimentações bancárias a receber, entre outros. 

Em segundo, é analisada as obrigações passivas, ou seja, débitos como CPNJ, com funcionários, bancos e fornecedores. 

É analisado também o patrimônio líquido do seu empreendimento e a apuração final das contas de receitas e despesas em um determinado tempo. Separando os lucros e negativos.

E por último, é analisada as despesas empresariais. Os gastos realizados naquele período, englobando funcionários, fornecedores, compra de estoque e contratações. 

Após estas etapas pode ser que você ache complexo fazer a leitura de um balancete de verificação. No entanto, é necessário entender que este documento é essencial para a saúde financeira do empreendimento, principalmente a longo prazo.

É importante também que contador e empreendedor estejam alinhados nesta leitura. Pois, assim, é possível a tomada de decisões embasadas por números reais, tendo uma visão esclarecedora do empreendimento. 

Conclusão 

Nesta leitura foi possível identificar a necessidade de um balancete de verificação para a saúde da gestão empresarial. Um bom balancete é a ferramenta exata para a tomada de decisões visando custos, lucros e possíveis problemas futuros. 

Com a Valor Contabilidade, além de ajudar a estruturar o seu balancete de verificação, você também pode contar com a nossa consultoria estratégica, análise de enquadramento,  organização contábil, entre outros assuntos complexos da gestão financeira do seu negócio.

Agende uma conversa com um de nossos especialistas e descubra como a Valor pode te ajudar.

Continue lendoO que é um Balancete de Verificação e como ele pode impactar a sua gestão?

Contador x Empreendedor: quais são as responsabilidades de cada?

As responsabilidades do contador estão conectadas com os deveres do empreendedor. As atividades desenvolvidas por esse profissional estão diretamente ligadas com as informações prestadas pela gestão da empresa.

Ambos caminham juntos na administração e gestão da empresa. Cada um com suas responsabilidades administrativas e legais.

Neste artigo, vamos demonstrar a diferença entre os papéis de cada uma dessas figuras bem como delimitar as suas responsabilidades e áreas de atuação na empresa.

As responsabilidades do contador

Podemos dividir as responsabilidades do contador em 3 partes:

  • Civil;
  • Penal;
  • Tributária.

Na responsabilidade civil falmos em relação à prática efetiva das técnicas contábeis executadas pelo profissional.

A responsabilidade penal é aquela em que o contador responderá pela prática de ações perante o Judiciário na esfera criminal.

A responsabilidade tributária pressupõe basicamente a execução das atividades para a apuração dos impostos devidos pela empresa.

As responsabilidades do contador

Em relação as responsabilidades, existe uma questão muito interessante denominada pelos especialistas e pela Lei de “solidariedade”.

Responsabilidade solidária significa que aquelas obrigações contábeis que vimos no item anterior sobre a responsabilização civil, penal e tributária são extensivas ao empresário, uma vez que os dados e informações essenciais para a realização de toda e qualquer prática contábil parte dele.

Dessa forma, o empresário é o responsável por transmitir ao contador as informações referentes ao seu negócio.

Todos aqueles fatos que modificaram a situação financeira ou patrimonial da sua organização devem ser informados ao contador por meio de documentos específicos, como notas fiscais, extratos bancários, boletos pagos, etc.

Na Valor Contabilidade

A contabilidade pode auxiliar o(a) empresário(a) nas mudanças necessárias para acompanhar o mercado, sempre baseado na saúde financeira do negócio.

Na Valor Contabilidade você tem o suporte necessário para a gestão do seu negócio.

Continue lendoContador x Empreendedor: quais são as responsabilidades de cada?

Como implementar um controle de gastos eficiente?

A sua empresa possui um controle de gastos? Não importa qual seja o seu segmento, todo negócio precisa controlar os gastos para conseguir escalar.

Não basta apenas reduzir suas despesas e custos, é preciso desenvolver planejamentos, metas, orçamentos e outros elementos estratégicos.

Essa ferramenta de gestão precisa fazer parte do processo de planejamento e de rotina do seu negócio. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para o controle de gastos da sua empresa.

Os benefícios do controle de gastos

Para se manter competitivo ao longo do tempo, é necessário ter um bom fôlego financeiro e controlar os gastos é o primeiro passo.

Quando realizado de forma inteligente, há vários benefícios na implementação do controle de gastos. Confira:

  • Visão inteligente sobre o fluxo de caixa: o gestor passa a enxergar de forma mais abrangente as suas entradas e saídas de recursos, descobrindo os desperdícios das verbas;
  • Estrutura do orçamento: a elaboração de orçamento e planejamentos passam a ocorrer de forma mais efetiva, concreta e adaptada à realidade;
  • Melhora dos investimentos: identificação dos pontos do negócio que exigem um maior investimento;
  • Aperfeiçoamento das tomadas de decisão: as atitudes a serem tomadas para garantir o crescimento profissional se tornam mais claras.

Com esses benefícios já dá pra perceber o impacto que o seu negócio terá, né?

Estruturando o controle de gastos

Para que você consiga os benefícios do controle de gastos, é preciso conhecer os principais pontos para uma boa implementação.

Conta PF x PJ

O primeiro passo é um clássico que precisa ser repetido: separe sempre as contas pessoais da pessoa jurídica.

Com as contas misturadas é difícil encontrar quais são os principais gastos que oneram o negócio, já que não saberá se são os pessoais ou os oriundos do negócio que estão gerando prejuízos.

Estabelecer um salário fixo é uma ótima maneira de separar as contas.

Planejamento financeiro

Com o básico organizado, agora podemos pensar nos próximos passos. 

Organize as contas a receber e a pagar, defina valores para retiradas pessoais e porcentagens para realização de investimentos.

Dessa forma, você conseguirá se organizar para possíveis imprevistos e estruturar cada vez mais o seu negócio.

Reserva e Capital de Giro

Precisamos explicar as diferenças entre reserva e capital de giro:

  • Capital de Giro: é o valor necessário para que o negócio continue exercendo suas atividades.
  • Reserva: trata-se de uma reserva financeira entre três e seis vezes o capital de giro juntamente com as suas despesas.

Então, agora que você entende a diferença entre os dois, sabe que trata-se de um dos pontos mais importantes para a estruturação do seu controle de gastos.

Tenha um controle financeiro mensal

Todas as movimentações financeiras da empresa precisam ser registradas, seja em softwares/aplicativos ou em uma planilha simples de fluxo de caixa.

A organização financeira precisa fazer parte da sua rotina e ao longo do tempo é preciso investir em automações, para que você tenha cada vez mais detalhes sobre a sua saúde financeira.

O impacto de uma Contabilidade Consultiva no seu financeiro

Na contabilidade consultiva, os escritórios analisam, interpretam e traduzem esses relatórios para fornecer informações selecionadas aos gestores, auxiliando diretamente na tomada de decisão.

Uma das principais características da contabilidade consultiva, é não olhar somente para dentro da empresa, mas também para o mercado e suas possíveis oportunidades.

A contabilidade pode auxiliar o(a) empresário(a) nas mudanças necessárias para acompanhar o mercado, sempre baseado na saúde financeira do negócio.

Na Valor Contabilidade você tem o suporte necessário para a gestão do seu negócio.

Continue lendoComo implementar um controle de gastos eficiente?

Dicas fundamentais para conseguir crédito e abrir a sua empresa

Quando o empreendedor decide abrir um negócio, os desafios podem gerar muitas inseguranças. Um desses desafios é a falta de recursos financeiros. Neste artigo, vamos trazer algumas 5 dicas para você conseguir crédito para abrir a sua empresa.

Com essas dicas, vamos esclarecer as principais dúvidas que envolvem a busca por crédito nas empresas. Sendo assim, será possível entender quais os cuidados necessários para a tomada de empréstimos e quais as melhores alternativas.

O que é o empréstimo empresarial?

Antes de tomar um empréstimo empresarial, precisamos entender o que ele é. O empréstimo é um crédito concedido para as empresas que pode ter diferentes finalidades.

O empréstimo empresarial pode ser concedido para a abertura da empresa ou para suprir o custo de algum investimento. Dessa forma, a empresa não fica no vermelho.

Quais as opções para conseguir crédito para abrir empresa?

Existem algumas formas para obtenção de crédito para abertura de empresa disponíveis no mercado. Avalie qual das opções é a mais interessante para a sua realidade.

Empréstimo Bancário

Apenas correspondentes bancários autorizados pelo Banco Central podem conceder empréstimo bancário. 

Esses correspondentes são intermediários no atendimento de clientes de instituições financeiras e bancos que procuram serviços financeiros.

Empréstimo com garantia

No empréstimo com garantia, como sugere o nome, o cliente apresente um bem à instituição financeira para garantir o pagamento das parcelas. Os mais comuns nessa modalidade são os empréstimos com garantia de veículo e imóvel. 

Como o cliente assegura o pagamento através da apresentação de um bem, o risco de inadimplência é bem menor. Em contrapartida, a instituição financeira pode oferecer juros mais baixos e prazos maiores para os pagamentos.

Crédito BNDES

O governo oferece opções de financiamento, com a do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que oferece produtos exclusivos para micro e pequenas empresas.

Além disso, o BNDES oferece cartão de crédito para compra de ativos para a empresa. O financiamento pode ser equivalente a 100% do valor do bem e o prazo para pagamento varia entre 3 e 48 parcelas mensais.

Crédito para capital de giro

O crédito para capital de giro é interessante para pequenas e médias empresas que precisam de recursos para suprir o pagamento das despesas da empresa.

Nesta modalidade, o empresário não precisa apresentar a finalidade da obtenção do empréstimo no momento da solicitação. O pagamento pode ser bimestral, semestral ou integral após o término do contrato.

Cooperativas de crédito

As cooperativas de crédito concedem opções de crédito semelhantes às de um agente comum, como o empréstimo para capital de giro. 

A vantagem desta modalidade é a isenção de tributos como PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), haja vista que são organizações sem fins lucrativos. Sendo assim, oferecem melhores condições de crédito.

Considerações finais

Contratar um empréstimo empresarial pode ser imprescindível para a abertura e para o crescimento do seu negócio. Sendo assim, considere avaliar todos os pontos necessários para a concessão desse empréstimo.

Vale ressaltar também que é fundamental manter uma boa gestão financeira sobre o valor para que os recursos captados sejam direcionados aos objetivos corretos.

Continue lendoDicas fundamentais para conseguir crédito e abrir a sua empresa

Vale a pena abrir uma empresa no Lucro Presumido?

Um dos principais fatores que determinam o bom funcionamento de um negócio é, sem dúvidas, a escolha ideal do regime tributário.

São os regimes tributários que ditam quais serão as formas de cálculo, alíquotas e dificuldades no recolhimento dos impostos. 

O Lucro Presumido é um dos principais regimes tributários escolhidos pelas empresas brasileiras. Dependendo do aspecto do seu negócio, esse regime tributário pode ser uma boa opção.

Contudo, antes de optar por um regime tributário e até mesmo saber qual é o mais adequado, é imprescindível fazer um planejamento. Sendo assim, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse regime tributário.

O que é o Lucro Presumido?

O Lucro Presumido é um formato tributário simplificado para a apuração do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido a serem recolhidos.

Como indicado pelo nome, o Lucro Presumido tem como base principal a presunção do lucro da empresa. Dessa forma, a Receita Federal determina que uma porcentagem do faturamento corresponde ao lucro da empresa.

Se a sua empresa optar por esse regime tributário, é importante que você saiba que as alíquotas podem variar de acordo com a atividade exercida. Essas alíquotas seguem entre 1,6% e 32% sobre o faturamento.

Quais atividades podem optar pelo Lucro Presumido?

É importante destacar que apenas empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões podem optar por esse formato tributário. Além disso, as atividades mais conhecidas que podem ser exercidas dentro desse regime tributário são:

  • Construção Civil;
  • Profissionais liberais (como engenheiros, dentistas, médicos, etc.);
  • Transportadoras;
  • Transporte de cargas;
  • Comércio de produtos e mercadorias.

Quais são os impostos desse regime tributário?

Mais uma vez, você, como empresário, precisa ficar atento aos impostos a serem recolhidos por esse regime tributário, dependendo da atividade do seu negócio. Além disso, precisamos ressaltar também a periodicidade de cada imposto.

Mensal

O Lucro Presumido traz uma gama de impostos mensais que devem ser recolhidos por todas as empresas optantes por esse formato. São eles:

  • ISS (Imposto Sobre Serviço);
  • ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

Trimestral

Nesse regime tributário, o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) são apuradas trimestralmente. Vale destacar que, caso você queira, é possível parcelar o valor desses impostos para pagamento em até três quotas.

As vantagens e desvantagens do Lucro Presumido

Assim como os outros regimes tributários, o Lucro Presumido traz alguns prós e contras. Para que a sua empresa não seja prejudicada e usufrua das vantagens, é essencial fazer um planejamento tributário que indique a melhor opção.

Vantagens

  • Apurações simplificadas;
  • Alíquotas de PIS e COFINS menores;
  • Economia nos impostos quando o lucro auferido é superior ao lucro presumido;
  • Menores chances de recolhimento incorreto;
  • Necessidade de guardar menos documentos que no Lucro Real.

Desvantagens

  • Recolhimento maior quando o lucro auferido é inferior ao lucro presumido;
  • Não há dedução de despesas na apuração do IRPJ e CSLL;
  • Não há abatimento de créditos fiscais oferecidos pelo pagamento de PIS e COFINS;
  • INSS sobre folha mais alto quando a folha de pagamento é mais cara;
  • Maior dificuldade na distribuição de lucros.

Vale a pena abrir uma empresa no Lucro Presumido?

Apesar da inconsistência na resposta, a verdade é que depende. Não existe regra ou receita de bolo para saber se o Lucro Presumido é interessante ou não para o seu negócio.

A possibilidade de optar pelo Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional gera muitas dúvidas entre quem deseja abrir uma empresa. Sendo assim, é fundamental um estudo tributário para que seja avaliada a melhor opção para o seu negócio.

Continue lendoVale a pena abrir uma empresa no Lucro Presumido?

Como a DRE pode fazer a diferença em seu negócio?

Como a DRE pode fazer a diferença em seu negócio?

Marketing  // 27 de maio de 2020

Gerenciar um negócio requer alguns conhecimentos básicos para qualquer gestor. Alguns podem não fazer parte da rotina de muitos, mas agregam muito a análise financeira da empresa.

É o caso da DRE (Demonstrativo de Resultados Exercício), nele estão as demonstrações financeiras da empresa. Entender o que está sendo mostrado nestas demonstrações contábeis é fundamental para saber o que está se passando com o seu negócio.

Por isso, a Valor Contabilidade resolveu “traduzir” para vocês algumas informações relevantes da DRE para o seu negócio. 

O que é DRE? 

O Demonstrativo de Resultados trata-se de um relatório que mostra um resumo do resultado das atividades operacionais e não operacionais do seu negócio. Você consegue um valor total de receitas ou despesas (mesmo se já estiverem recebidas, pagas, se foram parceladas, etc).

A principal função da DRE é apontar o quanto a empresa faturou e quanto gastou, podendo separar por algumas despesas.

Por essas e outras que o DRE é um dos principais demonstrativos contábeis.

A estrutura da DRE

Esse demonstrativo é composto por um resumo dos resultados operacionais e não operacionais da sua empresa em um período previamente estabelecido e que servirá de base para as suas análises e de seus possíveis investidores.

Veja um resumo da DRE abaixo:

Receita de Vendas

(-) Custos

(=) Resultado Bruto (Lucro Bruto)

(-) Despesas Operacionais

(=) Resultado Operacional (Lucro Operacional)

(-) Impostos – CSLL e IRPJ

(=) Resultado Líquido ou Lucro ou Prejuízo Líquido

O DRE contém as informações contábeis de sua empresa (quanto vendeu, quanto gastou, quais foram as despesas, quanto pagou de impostos e quanto sobrou no final disso tudo).

As análises que podemos fazer

Uma das análises mais interessantes para alguns negócios é a possibilidade de encontrar o valor da receita líquida das mesmas vendas e serviços.

Se subtrairmos os custos das mercadorias comercializadas ou serviços prestados, vamos encontrar o valor do Resultado Operacional Bruto do período.

Receita de Vendas

(-) Custos

(=) Resultado Bruto (Lucro Bruto)

Vamos subtrair as despesas operacionais incorridas para que seja obtido o Resultado Operacional Líquido, antes da incidência dos impostos.

Receita de Vendas

(-) Custos

(=) Resultado Bruto (Lucro Bruto)

(-) Despesas Operacionais

(=) Resultado Operacional (Lucro Operacional)

A provisão do Imposto de Renda e da Contribuição Social serão subtraídos do Resultado Operacional Líquido, obtendo desta forma, a última informação do DRE, o Resultado da empresa, (Lucro ou Prejuízo).

Receita de Vendas

(-) Custos

(=) Resultado Bruto (Lucro Bruto)

(-) Despesas Operacionais

(=) Resultado Operacional (Lucro Operacional)

(-) Impostos – CSLL e IRPJ

(=) Resultado Líquido ou Lucro ou Prejuízo Líquido

Outra análise muito utilizada é a margem líquida. Um dos indicadores mais utilizados é conhecido como Retorno sobre as Vendas. Nele, você conseguirá o percentual de faturamento realizado e que se tornou lucro líquido.

RSV = Lucro Líquido / Vendas

A Margem Líquida mostra o que sobrou para você em relação às receitas com vendas e prestação de serviços da empresa (qual o lucro líquido para cada unidade de venda realizada na sua empresa).

Conclusão

A DRE e outros relatórios emitidos pela contabilidade são importantíssimos para o desenvolvimento do seu negócio.

Agora, faça uma análise do seu caso. Quantas vezes você conversou com o seu contador neste ano, sem ser sobre pagamento de guias, impostos ou folha de pagamento?

Não ter um profissional contábil ao lado da sua gestão, pode estar prejudicando o seu negócio.

A Valor Contabilidade, oferece uma contabilidade consultiva para que o seu negócio tenha sempre informações e conhecimento suficiente para as tomadas de decisão. Clique aqui e converse com nossos consultores!

Continue lendoComo a DRE pode fazer a diferença em seu negócio?

5 Dicas de gestão financeira para negócios de beleza

Os empreendedores da área de estética e beleza, precisam se especializar cada vez mais em novas técnicas e materiais para a implementação dos serviços. Além do aspecto técnico, saber gerenciar o negócio é fundamental.

Estar atualizado (a) da saúde financeira do negócio e saber precificar, são alguns dos exemplos de uma boa gestão financeira. Por isso, a Valor Contabilidade, decidiu trazer este artigo com algumas dicas primordiais para o seu negócio.

1 – Custos, despesas e tributação

Identificar os seus custos, despesas e tributação é fundamental para entender melhor o que precisa ser feito para o seu neǵocio “rodar”:

Custos: São os gastos vinculados ao serviço (custo do trabalho e custos materiais);

Despesas: Não estão diretamente ligados ao serviço (despesas variáveis e despesas fixas);

Tributação: Descubra qual é o seu regime tributário ( Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional) e verifique com a sua contabilidade como é calculado todos os seus tributos.

Faça essas separações em softwares ou planilhas simples, é a forma mais clara de diagnosticar alguns pontos fundamentais em seu negócio.

2 – Precificação

Precificar de forma errada os serviços são a maior falha cometida durante a gestão de recursos financeiros em um negócio de beleza. É muito comum em alguns casos, ter o preço baseado 100% na concorrência, o que pode ser prejudicial ao negócio.

A precificação ideal deve considerar algumas variáveis internas básicas:

  • custo fixo;
  • custo variável;
  • custo comercial;
  • tributos e impostos;
  • comissão de parceiros;
  • lucro desejado.

Com a ajuda do seu contador, você conseguirá identificar essas variáveis.

3 – Estoque

Uma dica fundamental para otimizar a gestão de recursos financeiros, é identificar e controlar o estoque.

Um estoque bem organizado deve conter uma ficha com o nome do fornecedor, código do produto, entrada, custo, saída e saldo desse produto em estoque. Isso fará que você tenha total controle da vida útil desse estoque e qual será o seu ciclo.

4 – Margem de lucro

Após identificar e calcular os seus custos, despesas e tributação é o momento de definir a sua margem de lucro. É importantíssimo calcular o necessário para o seu retorno e o suficiente para a criação da reserva de contingência.

A reserva de contingência é importantíssima para as imprevisibilidades da jornada empreendedora.

Calcular a margem de lucro é simples: divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100.

De acordo com o SEBRAE, empresas de prestação de serviço precisam ter uma margem superior a 20%.

5 – Contabilidade consultiva

Para ter acesso a todas essas informações, é necessário ter uma assessoria contábil de qualidade. A contabilidade consultiva vai além, pois ela permite que o empreendedor tenha contato direto com o contador e suas análises sobre a empresa.

As consultorias prestadas pela contabilidade, permitem que você tenha uma visão geral do seu negócio, proporcionando melhores tomadas de decisão.

Conclusão

Empreender no mercado da beleza é sempre um desafio. Com a alta competitividade do mercado, o diferencial precisa começar pela gestão, pois muitas empresas desta área, acabam pecando.

Continue lendo5 Dicas de gestão financeira para negócios de beleza