Aprenda a fazer uma gestão de clínicas eficiente

De fato, gerenciar clínicas médicas pode ser um desafio para os médicos. A gestão de uma clínica ou consultório envolve várias responsabilidades simultâneas, como organização de dados, controle financeiro, administração de pessoal, marketing e experiência do paciente, entre outras.  Assim, aprender como fazer uma gestão de clínicas eficiente pode te colocar muito a frente de seus concorrentes. Como muitos especialistas não possuem conhecimento técnico em administração de empresas, podem enfrentar dificuldades nessa área. Portanto, é fundamental o desenvolvimento de estratégias que garantam praticidade e produtividade no dia a dia na já agitada rotina desses profissionais de saúde. Continue esta leitura e confira as melhores práticas para que sua gestão se torne mais eficiente! Como construir um negócio lucrativo? O que é gestão de clínicas e qual a sua verdadeira importância? A gestão de clínica é um termo amplo que se refere ao gerenciamento estratégico de uma clínica médica, incluindo recursos humanos e pessoais, supervisão do atendimento ao paciente, faturamento e cobrança de sinistros e outros processos necessários para apoiar resultados positivos do paciente e saúde dos resultados financeiros da clínica. Recursos técnicos, incluindo soluções como prontuário eletrônico e software de agendamento, geralmente fazem parte da gestão da clínica. As organizações de assistência médica, independente do seu tamanho, são caras de se manter. Neste sentido, o gerenciamento estratégico ajuda a controlar os custos e gerar receita para garantir que haja alguma margem. Outros benefícios de uma gestão eficiente na área da  saúde são: Maior suporte a equipe: uma boa gestão permite que os colaboradores clínicos entendam mais sobre os desafios do negócio enquanto entendem a importância da satisfação do paciente e a qualidade do atendimento.  A capacidade de projeção: uma gestão eficiente fica de olho no futuro e garante que a clínica seja ágil, para poder se orientar e fornecer os serviços certos para apoiar as pessoas que se tornam seus pacientes. Um exemplo é a maneira como algumas clínicas conseguiram entrar na telessaúde sem problemas durante o auge da pandemia de COVID-19 porque sua liderança estava preparada. Melhor atendimento: abordar o atendimento ao paciente estrategicamente significa pensar nas necessidades do futuro e no tipo de equipamento que você pode precisar para atendê-los. A equipe reduz estrategicamente o tempo de espera dos pacientes para uma consulta e ajuda a garantir que você tenha as equipes certas para fornecer atendimento especializado.  4 dicas fundamentais para tornar a gestão da sua clínica mais eficiente! Administrar uma clínica médica sem problemas pode ser um grande desafio. Para te ajudar separamos as principais dicas para manter o resultado positivo de sua gestão. 1. ABRACE A TECNOLOGIA Uma maneira simples de economizar tempo em suas operações aprendidas é automatizar o máximo de tarefas possíveis. A utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos ou de tempo pode ajudar você e seus funcionários a manter o controle das tarefas executadas e facilitar a colaboração para ajudar os trabalhos a serem executados com mais eficiência. Além disso, as práticas médicas também precisam de marketing. Existem muitas ferramentas online que…

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6 Gatilhos mentais para atrair mais pacientes para o seu consultório médico

Para escolher um produto ou serviço, o cliente deve tomar uma decisão de compra consciente. Essa decisão de compra é baseada em emoções e gatilhos subconscientes.  Por isso, ao montar sua estratégia para atrair mais clientes para o seu consultório, você deve considerar a mentalidade emocional do seu público-alvo. . Compreender a psicologia e o comportamento humano é necessário para criar aspectos que conduzam à ação necessária. Assim, os gatilhos emocionais tornam mais fácil para os consultórios capturar a atenção dos pacientes, se bem usados. Ou seja: a chave para o sucesso em qualquer negócio é uma compreensão da psicologia e do comportamento humano. Por isso, no artigo de hoje nós vamos te mostrar 6 gatilhos mentais que você poderá usar para atrair mais pacientes! Vamos lá? Pró-labore em clínicas odontológicas: saiba como organizar! O que são gatilhos mentais? Segundo a ciência, os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes nos seres humanos. Para os negócios, isso significa que os gatilhos podem atrair a atenção de clientes e os influenciar a tomar decisões rápidas e focadas na mensagem da empresa. Sendo assim, reagir aos gatilhos mentais é uma consequência natural das pessoas diante de estímulos externos, que podem ser estruturados de maneira estratégica para atrair sentimentos e emoções desejáveis. Dessa forma, um gatilho mental pode ser ativado através de um ou mais dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Sendo os mais comuns os visuais e audíveis.  6 gatilhos mentais para atrair mais pacientes para o seu consultório médico Como você pode perceber, o uso desses gatilhos são indispensáveis para que esses pacientes sejam atraídos com naturalidade, afinal, assim é possível fazer com que o cliente preste atenção em algo que ele ainda nem sabia que precisava. Vamos aos 6 gatilhos que vão te ajudar a atrair mais pacientes! Garantia Confiança é o que você precisa passar para o seu paciente, só assim ele terá certeza da garantia que o seu serviço oferece. Gatilhos emocionais, como a garantia, ajudam você a ganhar mais público. Você precisa ser transparente em suas informações e marketing para ganhar confiança. Comentários e depoimentos de clientes são ótimas maneiras de garantir a confiança do cliente. A garantia é um grande gatilho emocional que ajuda os clientes a permanecerem investidos em sua marca. Você já teve medo de perder algo ao comprar um produto ou serviço, ou receio de não ter tomado a decisão correta? Com certeza já! Dentre os gatilhos mentais na área médica, o da garantia  elimina o medo do paciente possa ter sobre seu serviço ou o resultado. Escassez A escassez é um gatilho emocional que você não pode ignorar. Através dele você pode, por exemplo, definir um limite de tempo para a compra de um serviço e definir a resposta que deseja. Isso agilizará a decisão de compra. Você pode influenciar as decisões do cliente de uma forma muito vantajosa. Pois a escassez garante que eles comprem seus serviços de maneira…

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Por que é importante que todo médico esteja em constante atualização?

Médicos estudam por muitos anos antes de entrar nos programas de residência e finalmente, se tornarem médicos certificados. No entanto, os requisitos de educação para médicos não estão completos após a formatura ou a conclusão de um processo de residência, não é mesmo? Isso porque, para os médicos, a educação continua sendo um requisito de trabalho para toda a carreira. O que nos leva a pergunta: por que é tão importante que todo médico esteja em constante atualização? É o que vamos ver no artigo de hoje. Acompanhe! Pró-labore em clínicas odontológicas: saiba como organizar! A medicina e os padrões em evolução Novos desenvolvimentos na medicina podem trazer novas normas para o tipo de atendimento que os pacientes esperam. Se os médicos não acompanharem os novos desenvolvimentos e se os cuidados desatualizados causarem danos a um paciente, o médico poderá ser responsabilizado. Isso você certamente já sabe. Afinal, a medicina não é um campo estagnado; novos desenvolvimentos em tecnologia e novos estudos médicos mantêm o campo em constante evolução. Assim, os médicos são obrigados a aceitar os desafios do campo em constante desenvolvimento, a fim de manter o padrão de atendimento prestado aos pacientes. Neste sentido, manter o padrão de atendimento é o dever mais importante para um médico.  O padrão de atendimento significa que o médico está fornecendo o mesmo nível de atendimento e fazendo as mesmas escolhas que qualquer outro médico com qualificação semelhante faria em sua posição nas mesmas circunstâncias. Este padrão muda com base em desenvolvimentos na área médica, como o desenvolvimento de um novo exame de imagem, por exemplo, ou através de novos estudos médicos, como um estudo que confirma o uso de um novo medicamento como o melhor tratamento para uma condição específica. Assim, os médicos têm o dever com seus pacientes de se manterem atualizados, sendo “obrigados” a participar de atividades que ajudam a manter suas habilidades, revisando constantemente seu próprio conhecimento a fim de garantir que ele atenda aos padrões profissionais, bem como aos padrões que os pacientes esperam. É isso que um médico que deseja permanecer relevante deve fazer. Portanto, Se você não se mantiver atualizado sobre o 'conhecimento do setor', perderá oportunidades em potencial. O melhor método a ser adotado para se manter atualizado dependerá de sua função médica dentro do mercado, da necessidade de aprendizado, bem como da preferência individual e do tempo disponível.  Mas tenha em mente que não se pode deixar de enfatizar o quão importante é manter o conhecimento médico atualizado, pois o progresso profissional deve ser um processo planejado e contínuo. Como um médico pode se manter atualizado? Nada impede que um médico possa experimentar  novos ramos e, assim, participe de outras formações que não pertençam à sua área de atuação. Porém, é sempre bom você procurar participar de palestras, congressos e workshops voltados à sua especialidade, pois assim investirá em um bom serviço, de boa qualidade, para seus clientes já estabelecidos. Além de certamente apresentar um diferencial diante da concorrência.  Contudo, experimentar outros caminhos…

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Como adotar o atendimento preferencial na sua clínica odontológica?

Compreender e incorporar o atendimento preferencial na sua clínica odontológica pode ser muito  útil para melhorar a satisfação do paciente. Afinal, o  atendimento preferencial é uma regra bastante difundida  onde se presta atendimento ao público. Ou seja: isso não pode ser negligenciado. É um direito das pessoas, sendo assim, também é um dever que esse direito seja cumprido. E para te ajudar a implementar este tipo de atendimento na sua clínica, nós preparamos este artigo que contém tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Quais são as diferenças entre consultório, clínica e centro médico? Atendimento preferencial: o que é? Este tipo de atendimento diz respeito a uma prioridade dada a pessoas que atentem a perfis específicos.  Para assegurar o direito de quem tem preferencia na hora de ser atendido, foi estabelecida a  lei 10.048/2000, a qual traz o atendimento prioritário para alguns estabelecimentos, tais como: bancos; locais onde prestam atendimento ao público, empreendimento ou locais de transporte público, entre outros. Segundo essa lei, a esfera privada não está condicionada a oferecer a prioridade no atendimento. Porém,  para cativar clientes e melhorar sua experiência, muitos empreendimentos, principalmente clínicas e consultórios, adotam esse tipo de organização. Isso porque, o atendimento preferencial mostra fundamental para que a sua clínica odontológica possa virar referência quando o assunto for atendimento. A experiência de seus pacientes conta muito para a popularidade do seu negócio. Afinal, todos desejam ser tratados com atenção e cuidado. Quem tem direito ao atendimento preferencial? O Atendimento Preferencial não é uma regra decidida pela pessoa que organiza e administra o local. Trata-se de uma situação séria que visa ajudar quem realmente precisa dessa condição. Por isso, é importante  saber explicar para os pacientes como funciona esse processo, assim eles podem compreender quando se encaixam aos critérios de preferência e quando não. Essa atitude pode evitar diversos tipos de  transtornos ou desgastes. Falando de forma jurídica sobre o assunto, vale ressaltar que a lei que rege esta regra deixa bem claro quais são os cidadãos que necessitam de prioridade total. Para a  Lei nº 10.048/2000, as pessoas para quem o Atendimento Preferencial é obrigatório são: gestantes e lactantes; pessoas com 60 anos ou mais; pessoas com crianças de colo; pessoas com deficiência; obesos. Sendo assim, estas condições apresentadas são inegociáveis e precisam ser entendidas e  aplicadas.   Como implementar o atendimento preferencial no seu consultório odontológico? Existem dois pontos que se diferenciam quanto a organização do atendimento preferencial:  1.  Comparecimento de pacientes sem hora marcada,  2. Atendimentos com hora marcada.  Quando o assunto é o pronto atendimento,é importante que sejam criadas duas filas de atendimento diferente, através da distribuição de senhas distintas para os pacientes prioritários. No caso de quem será atendido com hora marcada, o controle se torna menos complicado. Isso porque, as consultas com horários muito próximos são geralmente evitadas para facilitar o atendimento da recepção e reduzir tempo de espera entre os pacientes. Caso essa não seja a realidade na sua clínica, é bom ter isso em mente! Contudo,…

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Gestão financeira para nutricionistas: como fazer?

Cuidar da gestão financeira da sua clínica não é uma tarefa fácil, não é verdade? Mesmo porque a sua formação é outra, e devido a isso, muitas dúvidas surgem na hora de colocar as finanças em dia. Porém, antes de qualquer coisa, você precisa saber que a gestão financeira para nutricionistas não tem nenhum segredo. Por outro lado, cuidar dessa etapa ajuda a manter o equilíbrio financeiro e melhora até o seu estado de espírito. Sabendo que o consultório vai bem financeiramente, é possível lidar melhor com o estresse e a ansiedade da rotina de trabalho. Mas, afinal, como controlar as finanças para nutricionistas?  Quais são as diferenças entre consultório, clínica e centro médico? Gestão financeira: qual a importância? A administração de uma empresa da área da saúde pode ser tão complexa como de qualquer outra empresa no mercado, pois necessita da mesma atenção ou quem sabe atenção redobrada para acompanhar incansavelmente todo o seu cotidiano. Para gerenciar um consultório de nutrição não basta apenas o conhecimento técnico, porque o nutricionista precisará liderar pessoas, entender de planejamento e monitoramento financeiro, fiscalizar ou executar contratos, além de conhecimentos necessários acerca das legislações, bem como outras habilidades para desenvolver esse trabalho com sucesso. Conforme a Resolução CFN 380/2005, das atividades complementares do nutricionista na UAN é justamente participar do planejamento e gestão dos recursos econômico-financeiros da mesma. Um dos principais desafios da gestão é o controle financeiro. É essencial se ter conhecimento preciso do que ocorre com os investimentos e gastos, bem como ter controle da empresa que se gerencia. O aumento nos custos necessários para a boa gestão de uma Unidade de Alimentação e Nutrição exige dos nutricionistas cada vez mais uma verdadeira ginástica, logo, este profissional deve fazer uma análise minuciosa de todos os seus gastos e buscar maneiras de otimizar a sua produção. Em qualquer atividade administrativa realizada é necessário exercer funções de planejamento, organização, direção e controle, assim como em UAN, a correta formulação do preço de venda deve ser elaborado com base em alguns itens como, volume de atendimento, região atendida, serviços oferecidos, cardápio utilizado, investimentos realizados, custos assumidos (diretos e indiretos, fixos e variáveis), despesas administrativas, comerciais e gerais, etc. Dessa forma, esses dados deverão ser levantados de forma correta para que o preço de venda seja justo e a lucratividade almejada, seja alcançada. Como o DRE pode te ajudar? O DRE é considerado um importante documento contábil, utilizado para verificar a saúde financeira de uma empresa. As informações são construídas através do paralelo entre custos, receitas e despesas, incluindo também o que se refere a atividades não operacionais relacionadas ao negócio. Por se tratar de um relatório relativamente detalhado, porém, simultaneamente, muito intuitivo, o gestor conta com bons fundamentos para sua técnica de tomada de decisões; contendo desde a realização do planejamento tributário da empresa até o estratégico dos negócios. Ele ajuda na visualização do ponto de equilíbrio da sua empresa, ou seja, um ponto onde existe a igualdade financeira entre as despesas e as…

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Estratégias do Google para o seu consultório médico ser encontrado

Atrair pacientes é uma tarefa desafiadora para muitos médicos, mas com o Google é possível aumentar a visibilidade do seu consultório médico e assim, as chances de um paciente encontrar você. Por isso, em um mundo cada vez mais conectado, os profissionais de saúde precisam se fazer cada vez mais presentes na internet. Neste sentido, o desenvolvimento de um site médico é essencial para uma estratégia de marketing digital! Recorrer ao Google para tirar alguma dúvida ou encontrar uma informação é um hábito indiscutível ao redor do mundo, mas se engana quem pensa que o Google é apenas um local onde você encontra todas as respostas que precisa. Porém, para aproveitar tudo que ele pode oferecer não basta apenas ter uma página, é preciso que ela esteja bem posicionada no Google.  Vamos juntos descobrir como fazer isso? Pró-labore em clínicas odontológicas: saiba como organizar! Qual a importância de aparecer nas buscas do Google? Estar bem posicionado no Google é o segredo para que os pacientes conheçam o seu nome e as informações do seu consultório.  Isso acontece porque um bom posicionamento no Google pode ser uma das formas mais eficazes de atrair clientes.  Atualmente, acima de 60% dos pacientes procuram na internet informações sobre sintomas, doenças, tratamentos, clínicas e médicos. Se as buscas foram redirecionadas para o site de algum médico, este ganhará visibilidade, credibilidade e, de quebra, um potencial paciente. Para ser encontrado pelo paciente no Google você precisa investir em SEO, Google Meu Negócio e anúncios pagos.  Benefícios de um bom posicionamento no Google Estar na primeira página do Google é essencial, pois coloca sua empresa à disposição de novos clientes. Por exemplo, digamos que você tenha um local físico. Se você tivesse a escolha entre colocar seu negócio na estrada principal que passa pela cidade, ou em uma rua lateral que quase não recebe tráfego, qual escolheria?  A estrada principal, é claro!  Porque, no final, quanto mais pessoas enxergarem sua empresa, mais pessoas podem se tornar clientes ou recomendá-las a outras pessoas. Os principais benefícios de ter sua empresa bem posicionada são: Aumento da sua Visibilidade Online Além de estarem conectadas, as pessoas estão usando a internet para tomar decisões de compra. De acordo com infográfico divulgado pela Mine What, 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de comprar. Com resenhas, mapas, avaliações e descrições, a página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google fornece um excesso de informações, antes mesmo que o usuário clique em algum dos resultados da busca! Se uma pessoa clica no seu site ou não, estar na primeira página do Google é importante porque coloca sua empresa na frente das pessoas que pesquisam pelos seus serviços. Como dissemos anteriormente, é como ter o seu negócio na rua mais movimentada de uma cidade cheia de clientes prováveis. Aumento do Tráfego para o seu Site Uma das principais razões pelas quais as pessoas recorrem ao Google, é porque estão procurando a resposta para algo que é importante para elas. Seja uma informação de…

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Quais são as diferenças entre consultório, clínica e centro médico?

Portrait of happy medical doctor woman in office. Se graduar em medicina e passar pelo período de residência não é o único desafio que um profissional da saúde vai encontrar. Ao fim dessa etapa, você irá se deparar com mais um desafio, que é escolher qual caminho seguir. Quais são as diferenças entre consultório, clínica e centro médico? Principalmente quando se trata da melhor escolha para fazer os seus atendimentos, seja para dar início a carreira, ingressar por meio de concurso ou abrir seu próprio estabelecimento de saúde. O profissional, muitas vezes, se vê dividido em escolher entre consultório, clínica ou um centro médico. Neste sentido, embora os termos sejam constantemente usados como sinônimos, há diferenças fundamentais entre uma  clínica, um consultório e um centro médico que você deve saber, como, por exemplo, a infraestrutura do local, serviços prestados, questões legais e jurídicas. A diferenciação desses locais impacta diretamente tanto para o dono do estabelecimento, quanto para o paciente que busca o atendimento. Para te ajudar a acabar com essas  incertezas através de toda a informação necessária, preparamos este artigo. O que é um consultório médico?  O principal foco do consultório é o atendimento aos pacientes. Neste sentido, é por este motivo que um consultório precisa ter uma estrutura básica, com espaço privado para os atendimentos, uma ou mais recepcionistas e o próprio médico. Nesse tipo de estabelecimento, o médico poderá realizar algumas responsabilidades, como: consultar seus pacientes, realizar e solicitar exames, prescrever receitas e encaminhar os pacientes para outros consultórios, clínicas, centros médicos ou hospitais, caso seja necessário. Por isso, normalmente, o consultório possui uma estrutura mais básica, porque ele funciona apenas para atender os pacientes. Nesse caso, por lei, pode-se abrir um consultório apenas com o CPF, sem a necessidade de um CNPJ. Por isso, os consultórios geralmente são menores e possuem uma infraestrutura mais simples do que as clínicas e centros médicos. Além disso, é possível e até muito comum o profissional optar por um consultório compartilhado, ou seja, com vários médicos atendendo no mesmo prédio, cada um com sua sala e horário exclusivos ou podem até mesmo compartilhar a mesma sala de atendimento, desde que em horários diferentes. Dessa forma, é possível dividir os custos com outros profissionais, como energia elétrica, água, telefone, aluguel do imóvel etc., ou seja: é uma vantagem. O que é uma clínica médica? A clínica médica costuma ser sempre maior do que um consultório, pois dentro dela são feitos outros tipos de procedimento além da consulta, por exemplo, pequenas cirurgias e exames mais complexos. Ou seja, a clínica é prestadora de serviços, pois contém mais equipamentos, espaço para internação e enfermagem.  Neste tipo de estabelecimento, a estrutura da clínica deve concordar com a especialidade na qual ela abrange. Por exemplo, para abrir uma clínica de neurologia, você terá que equipá-la com eletroencefalograma, ecografia transfontanelar, ressonância, tomografia, etc. Dessa forma, vários profissionais vão ajudar e fazer parte de uma clínica médica. Além disso, o espaço e os equipamentos que estão na clínica…

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Pró-labore em clínicas odontológicas: saiba como organizar!

Ao abrir sua clínica odontológica, você se torna responsável pela contabilidade do seu negócio. Isso se refere a tudo o que é necessário para manter suas finanças organizadas, tomar decisões de negócios inteligentes e cumprir as leis tributárias. Os aspectos únicos da execução de uma clínica odontológica podem complicar esses processos. Por exemplo, contabilizar corretamente suas receitas ou até mesmo definir seus ganhos. Pró labore em clínicas, o que você precisa saber? Você tem o costume de fazer retiradas de dinheiro do caixa do consultório para pagar alguma despesa extra? Se você é dono de uma clínica odontológica e comete esse ato, está na hora de definir seu pró-labore. Afinal, mesmo como um administrador, você pode se incluir como funcionário do negócio.   Regime de Caixa: O que é e quais as diferenças para o Regime de Competência? O que é pró-labore e qual a sua importância? A palavra, que vem do latim, significa “pelo trabalho”. Assim, o pró-labore é o pagamento feito ao sócio-administrador da empresa, pelo trabalho que ele realiza. Ele deve ser pago mensalmente e deve ser lançado no fluxo de caixa como despesa administrativa.  É importante saber que apenas o administrador recebe o pró-labore. Se sua clínica tem  sócios que apenas entraram com investimento, mas não contribuem diretamente trabalhando, esses têm direito apenas aos lucros e dividendos, conforme a sua parte na associação. Muitas vezes o pró-labore é confundido com salário de sócios ou proprietário. No entanto, como você viu acima, ele é o seu salário baseado nas atividades que você desempenha e também na sua posição de mercado. Nesse sentido, o lucro, decorrente da diferença entre as receitas e as despesas, ficam para o consultório, como, por exemplo, as despesas do dia a dia e  salário dos colaboradores.  Pró-labore x salário: principais diferenças Salário: pagamento feito ao funcionário pela sua jornada de trabalho em determinada categoria. O funcionário trabalha sob o regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e contribui mensalmente, com os descontos em holerite, para o INSS e FGTS, além de poder contribuir também com sindicatos, conforme a categoria a que pertence. Pró-labore: ao contrário da CLT, o valor do pró-labore é estipulado pela empresa, apenas cumprindo a lei de que não seja inferior a um salário-mínimo. único desconto que incide sobre ele é o INSS, um desconto de 11% sobre o valor total do seu pagamento. Qual a importância de calcular o pró-labore? Existem diversos motivos pelos quais você precisa receber seu pró-labore. Até porque a lei determina que todo sócio administrador receba seu pagamento através dele. Mas os benefícios que mais farão diferença nesse pagamento é a saúde financeira da sua empresa. Não calcular e definir o pró-labore é um dos maiores erros de gestão financeira em clínicas odontológicas, que acontece principalmente quando o empreendedor tem dificuldades de separar suas finanças pessoais das finanças da empresa.  Ao calcular o pró-labore na sua clínica, você estará colaborando para a sua organização financeira e para uma maior possibilidade de crescimento. Através dessa prática, será…

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Desenquadramento do MEI: como funciona e como fazer?

O empreendedor que busca atuar a partir do MEI pode se deparar em algum momento da sua vida empresarial com o desenquadramento do MEI e se espantar ao não saber o que significa esta nomenclatura.  No entanto, o desenquadramento é mais simples do que parece. Afinal, ele nada mais é do que quando o Microempreendedor Individual deixa de cumprir algum dos critérios que o fazem se encaixar como MEI.  Neste caso, é necessário que este empreendedor faça a portabilidade de natureza jurídica, escolhendo outra opção que se encaixe em seu formato de negócio.  Por isso, na leitura de hoje, iremos sanar o que é o desenquadramento do MEI, como funciona e o que fazer caso aconteça com a sua empresa.  O que é desenquadramento de MEI?  O desenquadramento do MEI é um medo de muitos empreendedores. Ele acontece quando uma pessoa ou empresa deixa de atender um dos requisitos que o tornam MEI. Dentre estes requisitos, alguns são:  Ultrapassar o limite anual de faturamento;Realizar uma atividade não permitida ao formato de empresa;Se tornar sócio em mais de uma empresa;Incluir um sócio no negócio quando o formato não permite;Contratar mais de um funcionário para executar as atividades.  Quando uma destas atividades acontecem, é necessário migrar para um novo porte empresarial. Neste caso, o recomendado é que se torne um micro empresa, podendo faturar anualmente até R$360 mil e contratar um contingente maior de funcionários. Como já citamos, as principais atividades que causam este desenquadramento são descumprimento das regras ou por iniciativa do próprio empreendedor.  No momento que este desenquadramento é realizado através do descumprimento de alguma regra, é necessário solicitar imediatamente o desenquadramento do MEI, no site da Receita Federal.  Em casos de alteração da natureza jurídica, este desenquadramento é feito de forma natural, ou a partir da adição de uma atividade econômica não permitida pelo MEI, ou pela abertura de filial.  Já quando há o desenquadramento por opção do empreendedor, geralmente, esta atitude é feita a partir do desejo de expandir suas atividades de negócio.  Isto pode acontecer quando a empresa deseja contratar novos colaboradores, ou aumentar sua loja criando uma filial, ou até mesmo quando se ultrapassa o limite de faturamento anual. Outras opções são a adesão de novos sócios ou novas modalidades econômicas que não façam parte da lista de atividades permitidas para um MEI.  Como fazer quando o limite foi ultrapassado?  Como já citamos anteriormente, um dos maiores casos de desenquadramento é devido ao limite acima do permitido para um MEI. Nestes casos, é preciso ajustar os valores recolhidos em relação ao imposto de renda.  Porém, é preciso saber qual foi o valor do limite extrapolado.  Isto porque, quando o faturamento excedido for menor que 20%, a sua empresa se torna automaticamente uma Micro empresa. Esta atividade acontece em caso que o faturamento seja superior a R$97.200 ao ano.  Nestes casos, você deve realizar o recolhimento do DAS SIMEI nas guias de pagamento até o mês de dezembro do ano vigente. Em janeiro do ano seguinte, o…

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Regime de Caixa: O que é e quais as diferenças para o Regime de Competência?

Para quem pensa em empreender, é necessário entender que existem dois modelos de regimes para avaliar o nível de competência financeira de uma empresa.  Gerenciar um empreendimento requer muitos desafios. Principalmente em questões relacionadas a entrada e saída de pagamentos, gestão de contas a pagar, análises financeiras e entre outras demandas.  Neste modelo de análises, existem o Regime de Caixa e o Regime de Competência. Ambos têm como competência identificar e contabilizar as diferentes formas de registro, identificando os eventos contábeis de um negócio e quando podem ser utilizados.  Por isso, na leitura de hoje, traremos o esclarecimento do que é Regime de caixa, seu comparativo sobre o que é regime de competência, e como você pode aplicar esta atividade no seu negócio.  O que é Regime de Competência?  O Regime de caixa tem como sua principal função adotar o reconhecimento e o lançamento contábil das despesas e receitas empresariais até a data em que vai acontecer o recebimento ou pagamento de determinada transação.  Em micro e pequenas empresas este modelo de regime contábil é o mais utilizado, pois, ele possibilita uma visão mais simplista do negócio.  Em resumo, este modelo de regime trabalha com as movimentações de entrada e saída do dinheiro na conta da empresa, através das movimentações bancárias. Este é um dos regimes mais simples existentes na contabilidade.  Neste modelo, as empresas optantes pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional podem aderir ao regime de caixa. Isso é normalmente feito por micro e pequenas empresas. Como o regime de caixa pode influenciar na gestão financeira do seu negócio?  O regime de caixa permite que o empreendedor tenha uma visão mais ampla do seu negócio, além de ter a possibilidade de acompanhar com mais proximidade e profundidade. Essa visão, além de mais próxima, possibilita a capacidade da empresa de se prevenir perante possíveis problemas. Criando um caixa para essas situações adversas que não desestruturam a empresa por um todo.  Além do regime de caixa, muitas contabilidades optam pelo serviço de Demonstrativo de Fluxo de Caixa. Este demonstrativo é importante, pois impede que a empresa duplique seus pagamentos ou os atrase.  Com este modelo de gestão a empresa evita situações de pagamentos a tributos sobre uma venda que você desconheça.  Qual a diferença do Regime de caixa para o regime de competência?  Ao contrário do regime de caixa que estipula pagamentos futuros, no modelo de regime de competência, o registro de lançamentos contábeis são efetuados na data que acontece o evento. Ou seja, no dia estipulado para o pagamento ou recebimento do valor de favorecimento no boleto.  Este modelo de regime é dividido em dois formatos: registro de receitas e registro de despesas.  No Registro de Receitas, o período de transações com terceiros ocorre no dia em que o contrato foi firmado. Já no registro de despesas, são coletados os valores que constam como ativos. Deixam de existir também valores fora do período de competência.  Qual a importância do regime de competência?  Nos relatórios de regime de competência é possível…

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