Conheça as diferenças entre adicional de insalubridade e periculosidade

Os adicionais são valores acrescidos ao salário do colaborador com o objetivo de compensar o risco ou desgaste que o trabalho exercido pode oferecer. Entre esses adicionais, temos o de insalubridade e o de periculosidade.

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre quais são as diferenças entre os adicionais de insalubridade e periculosidade e qual a aplicação correta de cada um. Portanto, vamos esclarecer essas dúvidas e abordar as principais diferenças entre ambos.

• Como está a saúde dos seus colaboradores?

O que é insalubridade?

A insalubridade está associada ao que, de alguma forma, é nocivo à saúde de uma pessoa. Ou seja, é quando é representado um risco à saúde do trabalhador. 

Como exemplos de atividades que são consideradas insalubres podemos citar:

  • Manuseio de produtos químicos e biológicos;
  • Umidade;
  • Ruídos contínuos;
  • Radiações;
  • Poeiras minerais;
  • Calor extremo.

Todas as atividades enquadradas como insalubres estão estabelecidas pela Norma Reguladora nº 15 e pelo artigo 189 da CLT.

O que é periculosidade?

Assim como a insalubridade, a periculosidade é também tratada como um risco ao trabalhador ao exercer suas atividades. Contudo, a periculosidade está associada à fatalidade, ou seja, existe risco de morte para o colaborador.

As atividades enquadradas como periculosas estão definidas pela Norma Reguladora nº 16 e pelo artigo 193 da CLT. Como atividades associadas à periculosidade, podemos citar:

  • Uso de explosivos;
  • Uso de substâncias inflamáveis;
  • Exposição à violência.

A confirmação de que a empresa deve pagar o adicional deve ser antes avaliada por um médico ou engenheiro autorizado pelo Ministério do Trabalho.

Qual a principal diferença entre insalubridade e periculosidade?

Agora que já especificamos as características de insalubridade e periculosidade, podemos perceber que a principal diferença entre ambos é o risco agregado ao trabalhador.

Quando existe insalubridade, estamos falando que a atividade exercida oferece risco à saúde do colaborador a longo prazo. 

Já quando existe periculosidade, estamos tratando de um trabalho perigoso, que expõe o trabalhador ao comprometimento de sua integridade física de forma imediata.

Como é calculado o adicional de insalubridade?

O adicional de insalubridade tem como base o salário mínimo. Além disso, outro fator a ser considerado nesse adicional é o grau de insalubridade. Esse grau é separado em níveis de risco:

  • 10% para nível mínimo;
  • 20% para nível médio;
  • 40% para nível máximo.

Como é calculado o adicional de periculosidade?

O cálculo do adicional de periculosidade é a partir do salário bruto do colaborador, tendo 30% como base.

Por exemplo, se um trabalhador recebe R$ 2.000,00, o adicional de periculosidade é calculado da seguinte forma:

  • salário – R$ 2.000,00;
  • adicional de periculosidade – R$ 2.000,00 x 30% = R$ 600,00 – adicional de periculosidade;
  • salário final – R$ 2.600,00 – salário final.

Conclusão

Como explicamos e exemplificamos ao longo do nosso artigo, o trabalhador tem o direito de receber o adicional de insalubridade quando sua atividade oferece qualquer risco à sua saúde.

Já em relação à periculosidade, é quando a atividade exercida pelo trabalhador oferece risco de morte imediata.

É muito importante compreender as diferenças entre esses adicionais e saber quando aplicá-las corretamente para não haver problemas para a empresa e para os trabalhadores. Sendo assim, caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, conte com a Valor Contabilidade para te ajudar.

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O que é Sociedade Limitada Unipessoal?

Iniciar um negócio requer muitas vezes que o empreendedor entenda algumas informações básicas, como é o caso da natureza jurídica. No Brasil, existem diversos formatos jurídicos disponíveis. Há pouco mais de um ano foi regulamentada mais uma opção: a Sociedade Limitada Unipessoal.

Neste artigo, vamos explicar o que é e quais são os benefícios da Sociedade Limitada Unipessoal para as empresas e também para os empresários.

O que é Sociedade Limitada Unipessoal?

A Sociedade Limitada Unipessoal, também chamada de SLU ou SUL, foi criada pela MP 881/2019. Esta medida, agora, já foi sancionada por lei. O principal objetivo da criação deste novo formato jurídico é simplificar a vida do empresário.

É comum os empreendedores confundirem a Sociedade Limitada Unipessoal com a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), haja vista que ambos formatos possuem algumas características semelhantes.

Contudo, precisamos ressaltar que a principal diferença entre estes formatos jurídicos é que a SLU não exige que o empresário tenha um capital social de, no mínimo, 100 salários mínimos para abrir a empresa. 

Dessa forma, a SLU facilita a vida do empreendedor no sentido de não obrigar a integralização de um capital social alto no momento da abertura da empresa.

Uma semelhança entre os dois formatos é que ambas são de responsabilidade limitada. Ou seja, o sócio tem o patrimônio protegido, com a empresa respondendo de forma independente pelas duas dívidas.

Quais são os benefícios da SLU?

A Sociedade Limitada Unipessoal, quando comparada à EIRELI e EI (Empresa Individual), traz algumas vantagens para o empreendedor. Duas que se destacam são:

  • Não existe valor mínimo para integralização do capital social;
  • O sócio pode ter mais de uma empresa no mesmo formato.

Saiba como abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal

Agora que você já entendeu o que é e quais são os principais benefícios da SLU, você precisa entender como abrir uma empresa neste formato jurídico.

Para abrir uma empresa com essa natureza jurídica, o processo não é muito diferente das demais. Para formalizar uma SLU você vai precisar de:

  • Assinatura do Contrato Social;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Obtenção do CNPJ;
  • Obtenção do Alvará de Funcionamento.

Conclusão

A Sociedade Limitada Unipessoal é uma natureza jurídica que chegou para simplificar a vida do empreendedor. Com ela, o empresário não precisa de um valor mínimo para integralizar o capital social e tem o seu patrimônio protegido.

Dessa forma, a empresa responde pelas duas dívidas de forma independente, assim como acontece na EIRELI. 

• Como a contabilidade pode ser fundamental na gestão do seu negócio?

Para abrir uma empresa neste formato jurídico, o ideal é poder contar com a ajuda de um contador especializado no assunto para que não haja equívocos. Sendo assim, é possível fazer um estudo e um planejamento completo para o seu negócio.

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Como manter as finanças do negócio saudável em 2021?

Empreender no Brasil é um desafio e tanto, ainda mais quando falamos sobre manter a saúde financeira do negócio. As burocracias que o empreendedor se depara ao longo do caminho pode ser considerado um dos maiores problemas que envolvem o financeiro do meio empresarial.

Como entendemos a dificuldade dos empreendedores sobre como manter as finanças do negócio saudável, separamos algumas dicas para te ajudar na gestão financeira da sua jornada empreendedora. Confira a seguir.

Planejamento Financeiro

Planejar é quase uma regra quando abordamos o mundo dos negócios. Sem planejamento, as chances de os processos desandarem são muito grandes. Com as finanças não é diferente, já que, para manter uma boa gestão financeira, o planejamento é primordial.

Através do planejamento financeiro você, como empreendedor, pode ter uma visão amplificada sobre os valores a receber e a pagar, as despesas, o capital de giro, etc. Por esse motivo, o planejamento, junto com o orçamento, pode evitar que a sua empresa se depare com problemas no futuro.

Pessoa Física x Pessoa Jurídica

Como sempre falamos por aqui, a separação patrimonial da pessoa física da pessoa jurídica é um dos pontos mais importantes para obter sucesso financeiro.

É muito comum empreendedores misturarem as despesas pessoais com as despesas empresariais. Além de ser errado, essa mistura causa grande confusão nas contas e pode gerar muitos problemas futuros.

Portanto, priorize a separação dos patrimônios pessoais e empresariais, visando garantir o controle financeiro total do seu negócio. 

Reserva de Emergência

Caso você já seja empreendedor, sabe que existem períodos onde o lucro pode ser mais baixo e as contas podem entrar no vermelho. Por esse motivo, a reserva de emergência para a sua empresa é um grande aliado para manter a saúde financeira.

Este fundo de emergência serve para que, mesmo em períodos complicados, a sua empresa consiga arcar com as despesas básicas para o seu funcionamento, como aluguel e folha de pagamento, por exemplo.

O indicado é que essa reserva esteja garantida para, pelo menos, 3 meses de “sobrevivência” do negócio.

Desempenho financeiro

Além de todo o trabalho citado nos tópicos anteriores, o empreendedor também precisa analisar o desempenho financeiro da empresa.

• A margem de lucro ideal para o seu negócio

Para essa análise, existem relatórios como a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e o Balanço Patrimonial, que são de responsabilidade do contador. 

Conhecer detalhadamente as finanças do negócio ajuda nas tomadas de decisão. Portanto, nada de deixar o controle financeiro da sua empresa atrasado. Mantenha uma boa saúde financeira para o seu negócio, isso é com certeza um ponto imprescindível para o sucesso.

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Como abrir um consultório médico?

Se você é médico ou médica e tem em mente a vontade de abrir o próprio consultório, saiba que essa é uma área promissora e que o empreendedorismo ganha força. Isso acontece porque é ofertado um tipo de serviço essencial e com demanda constante. Sendo assim, vamos explicar neste artigo como abrir um consultório médico.

Desde as exigências do Conselho Federal de Medicina e da Vigilância Sanitária, o médico que decide abrir o próprio consultório tem também que ter outras responsabilidades com o negócio. O pagamento de impostos e a contratação de funcionários são alguns exemplos. 

Confira nossas dicas para estruturar o seu consultório médico.

Como abrir um consultório médico?

Conforme já citamos acima, ter um consultório requer alguns conhecimentos e responsabilidades administrativas. Dominar a parte administrativa que envolve a gestão do negócio é fundamental para obter sucesso.

Para cuidar desta parte, outro sócio do negócio pode ficar encarregado de administrar a gestão do consultório. Além disso, você pode também contar com o auxílio e expertise de um especialista no assunto, que é o caso do contador consultor.

Plano de Negócios

O primeiro passo para abrir um consultório médico é elaborar um plano de negócios completo para estudar as possibilidades e estrutura do negócio. 

O plano de negócios é um documento que tem como objetivo concentrar todas as informações necessárias para que a empresa funcione corretamente. Nele, devem constar dados de recursos financeiros e recursos humanos, por exemplo.

Os pontos de destaque do plano de negócios são:

  • O que é o negócio;
  • Onde o negócio estará localizado;
  • Como é o mercado;
  • Quem serão os possíveis clientes;
  • Quem serão os fornecedores;
  • Qual será o capital investido;
  • Em quanto tempo o capital investido retorna.

Localização

Outro ponto de destaque para você abrir o seu próprio consultório médico é saber escolher bem o local. Por esse motivo, antes de alugar ou comprar um imóvel, é importante avaliar a demanda pelo serviço na região desejada.

Vale ressaltar também que, dependendo da especialidade da sua clínica médica, você pode precisar de espaços específicos para instalação. Por exemplo, em casos de consultórios que realizam exames de diagnóstico, pode ser necessária uma sala inteira somente para alguns equipamentos.

É importante adequar a sua clínica a todas as exigências necessárias para oferecer qualidade máxima nos serviços. Dessa forma, considere estudar as possibilidades e o que deve ser feito em casos específicos.

Marketing

Ao contrário do que muitos imaginam, investir em marketing para negócios não é somente fazer postagens nas redes sociais. Para que as ações sejam eficazes e o seu negócio possa estar mais próximo do seu público, é fundamental uma estratégia de marketing.

As chances de um consultório médico que investe em marketing de alcançar mais pacientes e ganhar mais notoriedade é muito maior para os que não investem. Sendo assim, considere o marketing como parte fundamental para o sucesso da sua clínica médica.

Documentos necessários para abrir um consultório médico

Assim como acontece na abertura de empresas de outros segmentos, para abrir um consultório médico você precisa de alguns documentos específicos, como:

  • Registro na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Contrato Social;
  • RG e CPF dos sócios da empresa;
  • Ficha de Cadastro Nacional (FCN);
  • Pagamento das devidas taxas através de DARF;
  • Entre outros.

As clínicas médicas têm algumas obrigações específicas a serem cumpridas. O Conselho Federal de Medicina e a Vigilância Sanitária fazem exigências para obtenção de licenças e registros para o funcionamento do estabelecimento.

• Dicas para não errar ao decidir empreender

Portanto, cumprir as regras e obter todas as licenças necessárias para abrir um consultório médico é parte crucial do processo. É importante enfatizar também que um contador consultor pode te auxiliar da melhor forma nesse primeiro passo.

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Leia mais sobre o artigo Como abrir uma empresa em São Gonçalo?
Como abrir uma empresa em São Gonçalo?

Como abrir uma empresa em São Gonçalo?

Muitos brasileiros têm o objetivo de conquistar a independência financeira através do empreendedorismo. Esse objetivo ganhou ainda mais força após as recentes crises econômicas do nosso país. Abrir uma empresa no município de São Gonçalo é uma alternativa para aqueles que desejam iniciar o próprio negócio.

Por que abrir uma empresa em São Gonçalo?

Se você, habitante da região metropolitana do Rio de Janeiro, quer entender quais são as vantagens de abrir um negócio em São Gonçalo, continue lendo o nosso artigo.

O município de São Gonçalo tem uma população estimada em mais de 1 milhão de habitantes, o que o torna o segundo município mais populoso do Rio de Janeiro, ficando atrás somente da capital fluminense.

Além disso, São Gonçalo é o décimo sexto município mais populoso do país. Sendo assim, devido ao grande número de habitantes, este município acomoda diversos tipos de comércios, como supermercados e lojas de departamento, por exemplo.

Como abrir uma empresa em São Gonçalo?

Assim como o processo de abertura de qualquer empresa em qualquer lugar do mundo, para abrir uma empresa em São Gonçalo, é imprescindível ter planejamento. 

Vários documentos precisam ser providenciados, como alvarás, licenças e inscrições. Sendo assim, é essencial ter a ajuda de um profissional experiente em abertura de empresas para que não haja falhas no processo.

Tipos de atividade

O tipo de atividade a ser exercida pela empresa é um dos pontos que merecem mais atenção no momento da abertura. Basicamente, temos três diferentes segmentos:

  • Comércio atacadista;
  • Indústria;
  • Prestação de serviços.

Tipos de Natureza Jurídica

Após providenciar todos os documentos necessários para abrir uma empresa e decidir qual atividade será exercida, precisamos escolher a Natureza Jurídica. Para isso, você pode fazer um estudo com um contador para avaliar a melhor opção para o seu negócio. 

No Brasil, os formatos jurídicos mais comuns são:

  • MEI (Microempreendedor Individual);
  • ME (Microempresa);
  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada);
  • LTDA (Sociedade Limitada).

Enquadramento Tributário

Atentar-se à melhor opção do enquadramento tributário da empresa vai ser primordial quanto aos impostos a serem pagos. Sendo assim, mais uma vez, o suporte de um contador especialista para fazer um estudo tributário é indispensável.

Algumas atividades permitem a escolha pelo regime do Simples Nacional, que oferece o pagamento mensal dos tributos através de guia única. Caso a atividade da empresa não permita essa opção, será necessário escolher entre outros dois regimes de tributação, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.

Documentos necessários

Para dar início ao processo de abertura da empresa em São Gonçalo, os sócios deverão apresentar 1 cópia do comprovante de residência, 2 cópias autenticadas do RG e CPF e 1 cópia da folha do espelho do IRPF.

Quanto aos documentos da empresa, é necessário apresentar somente 2 cópias do IPTU do imóvel e 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Abra a sua empresa em São Gonçalo com a Valor

Se você considera abrir o próprio negócio no município de São Gonçalo, conte com a Valor Contabilidade para te apoiar. Temos amplo conhecimento e experiência em aberturas e contabilidade de empresas dos mais diversos segmentos nesta região e também adjacências.

• Como planejar o crescimento de um negócio?

Melhor que ter o apoio de um contador especialista, é poder contar também com a experiência de um contador consultor que visa a manutenção e o crescimento do seu negócio.

Continue lendoComo abrir uma empresa em São Gonçalo?

Dicas fundamentais para a gestão do seu comércio

A gestão de uma empresa requer entendimento em diversas áreas, além de tempo para dedicação. Quando falamos de comércio, nem sempre existe a preocupação do empreendedor sobre a gestão do seu comércio e tampouco alguém para dedicar-se somente à administração do negócio.

Por muito tempo os comerciantes consideraram que apenas tornar o negócio “lucrativo” era o suficiente para ser reconhecido como bem-sucedido. Contudo, com o mercado cada vez mais competitivo, é importante considerar a gestão do comércio como algo fundamental para manter a empresa em alta.

Se você é comerciante, quer estabelecer o seu negócio de forma sólida no mercado e reconhece que o bom gerenciamento é um dos caminhos, confira nossas dicas a seguir.

Planejamento

É de conhecimento de todos que ter um bom planejamento é parte crucial para manter a empresa funcionando adequadamente. No entanto, você sabe elencar os seus recursos e consegue manter o seu negócio saudável?

• Como planejar o crescimento de um negócio?

O plano de negócios é, sem dúvidas, a parte mais importante para melhorar a gestão do seu comércio. Sendo assim, considere os itens a seguir para montar o seu plano corretamente:

  • Análise de mercado;
  • Plano de Marketing, 
  • Plano Operacional;
  • Plano Financeiro;
  • Análise de cenários.

Com o plano de negócios em mãos, o controle total da gestão do seu comércio fica muito mais próximo da realidade.

Liderança

Você já parou para pensar no quanto é importante saber liderar uma equipe para que a roda continue a girar? Liderar é muito mais que apenas estar no cargo de chefia, requer aprendizado e também domínio da auto liderança.

Para ser o líder de uma equipe, existe um processo constante de autoconhecimento que moldará o gestor. Ou seja, a liderança é algo que vem de dentro para fora, de estudos e aprendizados.

Ter uma comunicação clara que a equipe é imprescindível para desempenhar a liderança. Fale e também saiba ouvir quando for necessário. Sem dúvidas, isso gera uma confiança mútua de ambos os lados.

Além disso, mais do que cobrar o atingimento de metas e afins, seus colaboradores precisam ser treinados. Portanto, invista na capacitação da sua equipe.

Tecnologia como aliada

Tempo é dinheiro, certo? Portanto, acredite, a tecnologia pode ser considerada uma importante aliada na economia de tempo e maximização de lucros do seu comércio.

Por mais que alguns comerciantes ainda sejam relutantes sobre o investimento e paciência para aprender a utilizar determinados sistemas, utilizar a tecnologia é um grande benefício para a gestão do comércio.

Diferencial

Caso você seja comerciante e esteja interessado em assuntos de gestão de comércio, este pode ser considerado um diferencial. 

Muito mais que ser um comerciante, você já entendeu com nossas dicas que você precisa também ser um gestor comercial, não é mesmo? Portanto, coloque em prática as nossas sugestões e considere aplicá-la como filosofia no seu dia a dia.

Continue lendoDicas fundamentais para a gestão do seu comércio

Como recuperar créditos sendo do Simples Nacional?

Você sabia que empresas optantes pelo Simples Nacional também têm direito à recuperação de créditos fiscais? Apesar de ser um assunto que ainda gera muitas dúvidas entre os empreendedores, precisamos buscar entendê-lo.

A recuperação de créditos tributários é um benefício recente. Além disso, o sistema tributário brasileiro apresenta uma grande complexidade de compreensão. 

Neste artigo, vamos te ajudar a entender como funciona esse benefício.

O que é a recuperação de crédito fiscal?

A recuperação de crédito fiscal busca analisar e revisar os últimos cinco anos das apurações de impostos federais, como PIS, COFINS, IPI, IRPJ e CSLL. Esse benefício serve para empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Com esse benefício, é possível avaliar, por exemplo, impostos que foram pagos a maior erroneamente. Dessa forma, a recuperação de créditos tributários é aplicável.

Simples Nacional

Como sabemos, o Simples Nacional é um regime tributário criado em 2007 de modo a simplificar a vida de muitas empresas. Esse formato possibilita o pagamento de impostos municipais, estaduais e federais através de uma guia única; o DAS.

• Como pagar menos imposto com o Fator R?

O Simples Nacional é válido para empresas que tenham faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.

Recuperação de créditos no Simples Nacional

Por ser recente, muitas empresas ainda não usufruem desse benefício por falta de conhecimento dos empresários sobre as leis tributárias.

Como sempre indicamos, mais uma vez, o planejamento tributário é imprescindível para aplicar a recuperação de crédito fiscal. Esse planejamento pode mostrar quais são os créditos disponíveis para recuperação de empresas do Simples Nacional.

Empresas optantes pelo Simples Nacional que comercializam produtos com tributação monofásica de PIS e COFINS, por exemplo, podem estar pagando impostos a mais.

É fato que grande parte das empresas optantes por esse regime tributário, por falta de conhecimento sobre as leis tributárias, acabam tendo o PGDAS preenchido de forma inadequada.

A Receita Federal não alerta empresas que pagam impostos a maior. Portanto, a responsabilidade de analisar e realizar a segregação correta do Simples Nacional é do empresário e do contador.

Se você acredita que a sua empresa do Simples Nacional tem créditos tributários a serem recuperados, entre em contato com a Valor. Estamos aqui para auxiliar você e o seu negócio para usufruírem de todos os benefícios cabíveis.

Continue lendoComo recuperar créditos sendo do Simples Nacional?

Como descobrir o percentual de lucro de uma pequena empresa?

Iniciar um empreendimento é um grande desafio, sobretudo para os pequenos empresários. Sem dúvidas, um desejo unânime entre quem empreende é obter sucesso financeiro com o próprio negócio. Contudo, uma dúvida pertinente é como calcular o percentual de lucro de uma pequena empresa.

Obtendo resultados positivos e mantendo uma boa gestão do negócio, o profissional pode ter mais sucesso com o próprio negócio. Portanto, calcular o lucro de uma pequena empresa é fundamental para atingir a ascensão.

Para o negócio continuar sendo rentável, exercendo suas atividades e, consequentemente, crescendo, é fundamental uma boa gestão das finanças. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo SEBRAE, a má gestão financeira é um dos principais fatores para que muitas empresas vão à falência. Sendo assim, leia o nosso artigo para entender como o seu pequeno negócio pode ser lucrativo.

O que é lucro?

Em resumo, podemos definir o lucro como o retorno positivo sobre um investimento. Quando esse retorno é negativo, ao invés de se obter lucro, existe prejuízo. 

• A margem de lucro ideal para o seu negócio

O lucro é o resultado de uma venda subtraído dos custos de produção, sendo esse o retorno obtido através da comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Lucro Bruto e Lucro Líquido

Para funcionar, uma empresa precisa arcar com diversos custos que envolvem uma gama de diferentes áreas. Não existe negócio que apenas compra e vende produtos. Além disso, é preciso ter em vista:

  • Impostos;
  • Despesas administrativas fixas;
  • Despesas administrativas variáveis;
  • Custo de produção.

O lucro bruto é importante para que você possa determinar o preço do produto, enquanto o lucro líquido é o seu lucro como empresa e não somente por produto.

Como posso calcular?

Os cálculos do Lucro Bruto e do Lucro Líquido podem seguir duas fórmulas simples que podem te ajudar a entender melhor como funciona o lucro da sua empresa.

Lucro Bruto = Vendas – CMV (Custo de Mercadoria Vendida)

Lucro Líquido = Lucro Bruto – Despesas (Fixas e Variáveis)

Como definir o preço?

É fato que a maioria dos pequenos empresários sabem o quanto querem lucrar com a venda dos seus produtos ou serviços. Contudo, um erro comum é o cálculo feito com base nessa margem esperada, o que pode acabar gerando problemas financeiros.

O preço deve ser definido com base não somente no lucro bruto esperado, haja vista que precisam ser consideradas também as despesas fixas e variáveis. Dessa forma, o cálculo do lucro desejado da empresa é muito mais assertivo.

Conclusão

Para descobrir o percentual ideal do lucro de uma pequena empresa são necessárias algumas bases fundamentais para que não haja problemas financeiros. 

Um bom gerenciamento das finanças do negócio é um dos principais pilares que merecem atenção. Além disso, saber calcular o Lucro Bruto e o Lucro Líquido é também essencial. Lembrando sempre que, para definir o preço do seu produto ou serviço, devem ser consideradas as despesas fixas e variáveis.

Se ainda assim você deseja ter mais suporte para calcular a margem de lucro ideal para o seu negócio, entre em contato com a Valor Contabilidade que teremos um enorme prazer em atendê-lo.

Continue lendoComo descobrir o percentual de lucro de uma pequena empresa?

As vantagens de ser um pequeno empreendedor

Quem decide iniciar um empreendimento, tem o desejo de ver o negócio crescer e prosperar. Esse é um objetivo considerável, afinal de contas, quanto maior a empresa, maiores são os seus investimentos. Contudo, você sabia que existem vantagens de ser um pequeno empreendedor?

O sucesso nem sempre precisa estar diretamente ligado ao tamanho do negócio. No entanto, ser pequeno muitas vezes traz muitos benefícios. Portanto, hoje vamos apresentar quais são essas vantagens.

Agilidade com mudanças

O mercado dita as tendências das empresas. Por esse motivo, quando há grandes mudanças, os negócios menores tendem a reagir mais rapidamente. A reformulação de estratégias é mais fácil, o que podemos considerar um fator muito importante.

Com um mercado cada vez mais globalizado, as reações mais rápidas de pequenas empresas pode ser interessante para clientes exigentes por inovação. Sendo assim, se você é um pequeno empreendedor, saiba que o seu negócio consegue se adaptar melhor que o grande a possíveis mudanças.

Proximidade com o cliente

Qual cliente não gosta de ter um tratamento mais próximo com as empresas? Por ter uma estrutura menor, pequenas empresas tendem a ter maior proximidade com o cliente, o que pode ser visto com bons olhos, já que é mais fácil entender os seus desejos.

Com cliente mais perto, sua empresa pode entender o que ele espera para que seus produtos estejam alinhados com as expectativas dele. Portanto, ter um tratamento mais próximo ao cliente por quem comanda o negócio, sem dúvidas é uma vantagem.

Crédito acessível

Os pequenos empreendedores podem contar com várias linhas de crédito do Governo Federal, bancos públicos e privados. 

Por serem menores, os créditos para empresas pequenas são mais baratos. Para ter acesso a esse crédito mais barato, você vai precisar vender bem a sua ideia. Sendo assim, consulte o site do SEBRAE para ter acesso à essas informações.

Como ter sucesso sendo um pequeno empreendedor?

O sucesso de um empreendimento nem sempre precisa necessariamente estar ligado ao seu tamanho. As estratégias dizem muito sobre como o seu negócio vai se comportar dentro de um mercado globalizado.

Para que o seu negócio tenha sucesso, você precisa se preocupar com alguns pontos fundamentais:

  • Gerar conexões com outros empreendedores;
  • Ter um bom posicionamento nas redes sociais;
  • Priorizar a qualidade do seu produto;
  • Atender às expectativas dos seus clientes.

Não sou mais um pequeno empreendedor, e agora?

Ao iniciar um negócio, você definiu com um contador qual seria o porte da sua empresa. Certamente, o porte escolhido foi o pequeno. Entretanto, você desenvolveu planos e alcançou bons resultados e o seu negócio cresceu. E agora?

• Como planejar o crescimento de um negócio?

Antes de mais nada, você precisa entender que fez um excelente trabalho até aqui e precisa continuar aprimorando para que seja constante. Sendo assim, a atenção e dedicação ao seu negócio precisam ser maiores, já que ele também está maior.

Já que a sua empresa cresceu, agora mais do que antes você precisa das orientações de um contador experiente. A natureza jurídica da sua empresa muito provavelmente também terá que mudar, o que pede o trabalho de um especialista.

Não tenha medo de crescer e não se assuste quando o crescimento acontecer. Ele é consequência de um trabalho bem feito de quando você era pequeno e a tendência é ficar cada vez melhor, se consolidando no mercado.

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O jeito mais prático de se tornar Pessoa Jurídica

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, muitos aspirantes ao empreendedorismo ainda têm dúvidas de como abrir uma empresa do jeito certo. Sendo assim, no artigo de hoje vamos mostrar o jeito mais prático de se tornar PJ (Pessoa Jurídica).

De antemão, você precisa entender que ser Pessoa Jurídica pode trazer muitos benefícios para o seu negócio e para você. Além disso, serão evitadas muitas dores de cabeça no futuro. Vamos entender como funciona o processo?

O que é Pessoa Jurídica?

A Pessoa Jurídica (também conhecida popularmente como PJ) é uma entidade por uma ou mais pessoas físicas que querem formalizar um negócio. Essas entidades têm um propósito e precisam ser registradas através do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Para PJ, o CNPJ é equivalente ao CPF para as pessoas físicas. Esse documento é necessário para que qualquer empresa possa exercer suas atividades de forma legalizada.

Como obter um CNPJ?

Agora que você já sabe o que é Pessoa Jurídica e CNPJ, vamos entender como obter a inscrição do CNPJ.

O cadastro do CNPJ requer o preenchimento de uma ficha cadastral de pessoa jurídica. Nela, você precisa informar qual é a razão social da empresa, o nome fantasia, quem serão os sócios e quais as atividades principal e secundária. 

Todo esse processo pode ser feito integralmente online através do site da Receita Federal. A abertura do CNPJ é de graça, o que pode significar uma grande economia, sobretudo para os Microempreendedores Individuais.

Escolha da Natureza Jurídica

Qual será o objetivo do seu negócio? Para escolher a Natureza Jurídica mais adequada para a sua empresa, é preciso definir o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). 

Através da definição do CNAE da sua empresa, você poderá escolher o melhor formato jurídico. Sendo assim, caso tiver dificuldades, consulte um contador para lhe orientar durante esse processo.

• Como a contabilidade pode ser fundamental na gestão do seu negócio?

Os formatos jurídicos mais comuns são:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Microempresa (ME);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade Limitada (LTDA).

Quais as vantagens de ser tornar Pessoa Jurídica?

Você já entendeu o processo para obtenção de um CNPJ, agora quer entender quais são os benefícios de se tornar PJ? Vamos lá!

O cadastro de pessoa jurídica traz vantagens para você e para o seu negócio, como:

  • Emissão de Notas Fiscais;
  • Contribuição previdenciária;
  • Recolhimento adequado dos impostos;
  • Negociação com fornecedores;
  • Formalização legal.

Conclusão

Abrir o próprio negócio dentro das orientações legais é a melhor forma de sair da informalidade e se consolidar. Portanto, considere obter um CNPJ para desfrutar dos benefícios de se tornar PJ e consulte um contador especialista para te auxiliar nesse processo.

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