Você está visualizando atualmente Quais são os custos do registro de uma marca?

Quais são os custos do registro de uma marca?

Ao iniciar um empreendimento, muitos empresários deixam de registrar a marca por receio de o valor ser alto. No entanto, entender a importância e quais são os custos do registro de uma marca é fundamental para qualquer negócio.

Quando bem administrada, a marca é um dos principais patrimônios da empresa. É importante que a marca seja referência do negócio porque é através dela que são geradas identificação e conexão entre o negócio e o cliente.

• Controle os gastos da sua empresa de forma simples!

Registrar a marca de forma correta garante proteção da concorrência e também de possíveis plágios. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é responsável por fazer o registro de marca. Sendo assim, a consulta e o pedido são feitos através desse órgão.

Quem pode registrar uma marca?

Ao contrário do que muitos pensam, uma marca não precisa necessariamente estar vinculada a uma empresa. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer o registro de uma marca.

Contudo, quando a solicitação para o registro da marca for feito por uma pessoa física, é necessário comprovar a atividade exercida. Essa comprovação é feita através de documentos expedidos pelos órgãos competentes.

Quando o registro de uma marca é solicitado por uma pessoa jurídica, o recomendado é que esse registro seja feito quando a empresa tenha outros sócios envolvidos (se for o caso). Quando a marca é registrada no nome de um sócio, apenas o titular é considerado o dono.

Quanto custa o registro de uma marca?

Para fazer o registro da marca, é preciso realizar o pagamento da taxa durante o pedido. Confira:

  • Meio eletrônico com especificação pré-aprovada: R$ 355,00
  • Meio eletrônico com especificação de preenchimento livre: R$ 415,00
  • Papel: R$ 530

E as taxas?

O porte da empresa é determinante sobre o valor da taxa a ser paga. O INPI oferece 60% de desconto para os seguintes tipos de empresa:

  • MEI – Microempreendedor Individual;
  • ME – Microempresa;
  • EPP – Empresa de Pequeno Porte;
  • Cooperativas;
  • Instituições de ensino;
  • Órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos.

Durante o processo do registro é necessário pagar pelo menos duas taxas. Uma delas é paga quando se dá entrada no pedido do registro e a outra quando registro é concedido. Além disso, vale ressaltar que pode ser solicitado o pagamento de outras taxas.

Renovação do registro

O primeiro pagamento tem vigência para os primeiros dez anos do registro da marca. Após esse período, é necessária a renovação da titularidade. Sendo assim, a taxa para ME, MEI e EPP segue o valor de R$ 426,00. Para as demais empresas, o valor de renovação é de R$ 1.065,00.

Tempo para o registro de uma marca

Em média, o tempo de duração para que, enfim, a marca seja registrada, é de dois anos. O processo de registro possui várias etapas. O INPI pode fazer a solicitação de mais informações e documentos durante o procedimento. Desse modo, levam o pedido a público caso haja oposição ao registro da marca. 

Depois dessa etapa, os técnicos irão analisar o pedido e decidem pelo deferimento ou indeferimento do registro da marca. Portanto, o solicitante deve fazer o acompanhamento pela Revista de Propriedade Industrial (RPI) através do número do pedido.

O registro da marca deve ser considerado um investimento porque é uma forma de proteção ao seu negócio. Após o pedido do registro, deve ser feito o acompanhamento da avaliação dos técnicos.

Deixe um comentário