Pró-labore em clínicas odontológicas: saiba como organizar!

Ao abrir sua clínica odontológica, você se torna responsável pela contabilidade do seu negócio. Isso se refere a tudo o que é necessário para manter suas finanças organizadas, tomar decisões de negócios inteligentes e cumprir as leis tributárias. Os aspectos únicos da execução de uma clínica odontológica podem complicar esses processos. Por exemplo, contabilizar corretamente suas receitas ou até mesmo definir seus ganhos. Pró labore em clínicas, o que você precisa saber?

Você tem o costume de fazer retiradas de dinheiro do caixa do consultório para pagar alguma despesa extra? Se você é dono de uma clínica odontológica e comete esse ato, está na hora de definir seu pró-labore. Afinal, mesmo como um administrador, você pode se incluir como funcionário do negócio.

 

Regime de Caixa: O que é e quais as diferenças para o Regime de Competência?

O que é pró-labore e qual a sua importância?

A palavra, que vem do latim, significa “pelo trabalho”. Assim, o pró-labore é o pagamento feito ao sócio-administrador da empresa, pelo trabalho que ele realiza. Ele deve ser pago mensalmente e deve ser lançado no fluxo de caixa como despesa administrativa. 

É importante saber que apenas o administrador recebe o pró-labore. Se sua clínica tem  sócios que apenas entraram com investimento, mas não contribuem diretamente trabalhando, esses têm direito apenas aos lucros e dividendos, conforme a sua parte na associação.

Muitas vezes o pró-labore é confundido com salário de sócios ou proprietário. No entanto, como você viu acima, ele é o seu salário baseado nas atividades que você desempenha e também na sua posição de mercado. Nesse sentido, o lucro, decorrente da diferença entre as receitas e as despesas, ficam para o consultório, como, por exemplo, as despesas do dia a dia e  salário dos colaboradores. 

Pró-labore x salário: principais diferenças

Salário: pagamento feito ao funcionário pela sua jornada de trabalho em determinada categoria. O funcionário trabalha sob o regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e contribui mensalmente, com os descontos em holerite, para o INSS e FGTS, além de poder contribuir também com sindicatos, conforme a categoria a que pertence.

Pró-labore: ao contrário da CLT, o valor do pró-labore é estipulado pela empresa, apenas cumprindo a lei de que não seja inferior a um salário-mínimo. único desconto que incide sobre ele é o INSS, um desconto de 11% sobre o valor total do seu pagamento.

Qual a importância de calcular o pró-labore?

Existem diversos motivos pelos quais você precisa receber seu pró-labore. Até porque a lei determina que todo sócio administrador receba seu pagamento através dele.

Mas os benefícios que mais farão diferença nesse pagamento é a saúde financeira da sua empresa. Não calcular e definir o pró-labore é um dos maiores erros de gestão financeira em clínicas odontológicas, que acontece principalmente quando o empreendedor tem dificuldades de separar suas finanças pessoais das finanças da empresa. 

Ao calcular o pró-labore na sua clínica, você estará colaborando para a sua organização financeira e para uma maior possibilidade de crescimento. Através dessa prática, será possível ter informações mais assertivas sobre a situação do negócio e o que deve melhorar na sua gestão, facilitando o processo de tomada de decisão e garantindo estabilidade, saúde financeira e sustentabilidade no longo prazo.

Há diversas vantagens, afinal você vai estar fazendo a sua contribuição do INSS, ou seja: aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, licença maternidade e rendimentos comprovados. Dessa forma, todas elas servem como uma segurança em caso de qualquer imprevisto que aconteça na sua empresa, tanto com os sócios quanto com os funcionários.

Além disso, para haver ainda menos possibilidade de imprevistos e que o dinheiro renda mais na sua empresa de saúde.

Como calcular o pró labore para clínicas?

Antes de mais nada, vale ressaltar que o correto é definir o valor do pró-labore de forma mensal. Contudo, é bom saber que não existem regras obrigatórias em relação ao 13º salário, férias e nem FGTS. Afinal, todos os direitos trabalhistas são facultativos, e dependerá do acordo estabelecido.

Além disso, alguns impostos e recolhimentos específicos recaem sobre o pró-labore, como o desconto de INSS, que normalmente é de 11%. Nesse caso, considere o momento de realizar o cálculo de pagamento do pró-labore.

Antes de definir a retirada do pró-labore, é preciso estabelecer alguns fatores.

Você pode considerar quanto deveria ser o salário de uma pessoa que desempenharia todas as funções que o sócio-administrador da empresa exerce, por exemplo. Isso porque o valor do pró-labore não exige um teto máximo, mas ele não deve ser feito com valor inferior ao salário mínimo.

Para fazer o cálculo do pró-labore de maneira mais assertiva, você pode também utilizar a tabela do INSS como base, pois ela define o teto mínimo e o teto máximo de arrecadação.

Comumente, o valor do pró-labore é maior do que o salário dos colaboradores da empresa, já que as responsabilidades são maiores e até mesmo a jornada de trabalho costuma ser maior também. Fora o fato de que o sócio-administrador não possui benefícios trabalhistas, como férias remuneradas, vale-transporte e auxílio para alimentação.

Vale destacar que existem impostos específicos sobre o pró-labore, conforme o regime tributário da companhia.

.

Outro aspecto que deve ser considerado é que o administrador indicado no contrato social da organização é obrigado a contribuir com a Previdência Social. Portanto, cabe aqui informar, que caso a clínica não registre o pró-labore em sua contabilidade e seja fiscalizada pela Receita Federal, ela é obrigada a pagar um valor proporcional referente ao INSS.

Sociedade Limitada: O que é e como funciona?

Conclusão 

Além de saber o que é o pró-labore da sua empresa, sua definição irá contribuir para que seja possível gerir as finanças de forma mais organizada. Isso porque quando o administrador deixa de retirar o pró-labore, ao contabilizar o lucro ou os custos do negócio, os valores podem não estar de acordo com a realidade.

Nesse sentido, o cálculo do pró-labore também é importante para as empresas em termos tributários, pois evita a taxação excessiva dos lucros, garantindo uma melhor remuneração. 

Neste sentido, contar com apoio profissional é a melhor estratégia para garantir o crescimento saudável da sua clínica odontológica. Com isso, nós da Valor Contabilidade podemos te ajudar. Entre em contato com um de nossos consultores e vamos juntos estruturar o seu empreendimento lucrativo e de sucesso. 

Agende uma conversa com um de nossos consultores e entenda como podemos te ajudar.

Deixe um comentário