Sabemos que, ao empreender, são necessários alguns requisitos básicos do empreendedor para garantir o sucesso do negócio, como coragem, conhecimento e força de vontade. No entanto, mais do que isso, o empreendedor precisa também de um pouco de raciocínio e bom senso para conhecer o potencial de lucro da sua empresa.
O lucro é um dos principais indicadores de sucesso do negócio. Por esse motivo, a atenção para esse fator é mais que fundamental para manter a empresa em ascensão.
Dessa forma, no artigo de hoje, vamos explicar como deve ser calculado um potencial de lucro e quais fatores precisam ser considerados. Além disso, você vai entender também o motivo pelo qual é tão importante conhecer o lucro do negócio.
O que é potencial de lucro?
O potencial de lucro, também chamado de potencial de rendimento, é o cálculo da diferença entre as receitas e as despesas do negócio.
Se a empresa tiver que faturar R$ 600,00 por dia e também tiver que, durante o mesmo período, pagar R$ 400,00 aos colaboradores, o seu potencial de lucro é de R$ 200,00 por dia.
Obviamente que esse cálculo é apenas uma projeção, não sendo possível prever o comportamento dos consumidores e do mercado com exatidão. Contudo, quanto mais aproximado for este cálculo, melhor para a empresa evitar problemas futuros.
Para calcular o potencial de lucro, você vai precisar responder algumas perguntas fundamentais, como:
Qual é a demanda pelo seu serviço e/ou produto a longo prazo?
Como sempre costumamos falar, antes de iniciar um negócio, é imprescindível realizar uma pesquisa de mercado detalhada para entender quais são as necessidades do mercado e dos consumidores.
Dessa forma, é possível compreender se o seu negócio terá público para vender e, sobretudo, se eles terão dinheiro para pagar pelo seu produto e/ou serviço.
É importante enfatizarmos que o dono do negócio precisa ser paciente para ver o lucro da empresa. Caso o negócio tenha potencial, mesmo não obtendo lucro nos primeiros meses, as chances de prosperar a longo prazo são grandes.
Você conhece os seus concorrentes?
Durante essa pesquisa de mercado, você precisa também conhecer quem são os seus principais concorrentes. Essa pesquisa mostrará se você está navegando em um oceano azul ou vermelho.
Conheça os seus concorrentes como ninguém e trace estratégias para oferecer o seu produto e/ou serviço para o público de maneira melhor que eles.
Você conhece os seus clientes?
Quando elaborado um plano de negócios ao iniciar um empreendimento, um dos principais pontos é o estudo do público-alvo da sua empresa. Se você não conhecer os seus clientes, de nada adianta estratégias vazias que dificilmente surtirão efeito positivo.
Você precisa saber para quem vai vender o seu negócio, pois isso é tão importante quanto a venda em si.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Para encontrar o seu negócio como solução, os clientes não cairão do céu. Além das famosas indicações, você vai precisar de um investimento para que o seu negócio se torne visível para o público que você quer atingir.
Esse investimento pode ser feito através de propagandas, comerciais, panfletos e até mesmo através de um profissional de mídias sociais.
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o cálculo dessa diferença entre o que é investido para cada cliente e o que esse cliente pode gerar de retorno para a sua empresa.
Redução de Custos
Certamente você já ouviu falar que o negócio que não gera lucro, gera prejuízo. Isso acaba sendo ainda mais latente para quem está iniciando uma empresa, pois acaba sendo o momento de buscar reduzir os custos para não colocar tudo a perder.
Para buscar essa redução de custos, vale a pena apostar em sistemas de controle financeiro.
• Revolucione o controle financeiro da sua empresa
Com as finanças do negócio descomplicadas e afrouxadas, o empreendedor consegue se dedicar sobretudo na entrega de valor ao cliente através do seu negócio.
Conclusão
Calcular o potencial de lucro da empresa pode ser, aparentemente, um processo longo e cansativo. Contudo, é fundamental para que você não coloque os pés pelas mãos e evite problemas futuros para o seu negócio.
Se você precisa de ajuda para entender e calcular o potencial de lucro da sua empresa, conte com a Valor Contabilidade.