Muito se escuta sobre notas promissórias, porém poucas pessoas sabem o que realmente significa. Notas promissórias são um documento que funciona para pagamento de uma dívida.
Esta nota, quando preenchida corretamente, é válida judicialmente, pois é considerada um documento legítimo perante a justiça. Pode ser utilizada por empresas de todos os portes que necessitam quitar uma pendência.
Hoje em dia, é possível encontrar modelos de notas promissórias em papelarias, como blocos de notas, ou na rede, em formatos digitais.
Contudo, é necessária atenção ao preenchimento deste documento para evitar futuros problemas.
Uma nota promissória pode ser utilizada por uma pessoa física ou jurídica. No entanto, este documento só é válido para quem necessita quitar a dívida, não podendo ser utilizado como forma de contrato.
Esta nota não possui prazo de validade. A data contada geralmente é a que o documento foi assinado, e a partir dele, o dia acordado para o pagamento da dívida. Entre os termos que devem ser preenchidos na nota, este é um dos mais importantes. Após o prazo estabelecido, a pessoa lesada deve procurar a justiça para reaver sua quantia.
Após essas informações, iremos explicar como funciona uma nota promissória caso você ou seu cliente necessite usar em algum momento.
Como funciona todo o processo de criação de uma nota promissória?
A nota promissória, como já explicamos acima, funciona como uma espécie de promessa para o pagamento de uma dívida. Este documento tem valor legal quando preenchido com a assinatura do responsável.
Deve conter o nome da pessoa que possui a dívida, emitente, e do beneficiário, a pessoa que receberá a futura quantia.
Embora a promissória tenha um aspecto de informalidade, ela está muito presente em transações monetárias.
Isto porque, é possível acionar judicialmente uma pessoa que não quita sua documentação no tempo determinado.
Para emitir uma nota, é essencial conter o valor numeral e por extenso, o nome da pessoa ou razão social que está assumindo a dívida, a assinatura de próprio punho do devedor, a data com o prazo final para o pagamento e por último, e mais importante, conter o nome de nota promissória para o documento ser válido.
Outro aspecto importante, é que a nota pode ser parcelada. Ou seja, é necessária uma nota para cada parcela da dívida.
Conclusão
Após a leitura desse texto, você já pode participar de conversas e falar com propriedade sobre a nota promissória.
Por mais que pareça ruim, quando utilizada sabiamente na gestão financeira do seu negócio, ela serve como um auxílio e alívio para aquela conta que ficaria pendente e poderia manchar o seu nome ou o de sua empresa.
Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre a emissão, utilização ou em quais casos pode utilizá-la, marque uma conversa conosco. Nosso time está a postos para ajudar você ou seu negócio.