INFOGRÁFICOS: a burocracia na vida das empresas
Suelen Guimarães // 22 de Agosto de 2018
Abrir uma empresa no Brasil não é, definitivamente, uma batalha fácil.
O Brasil não é o país do futebol e carnaval, pois carnaval só acontece uma vez ao ano e futebol somente por algumas horas, poucas vezes na semana. O Brasil é o país da burocracia!
Vivemos a burocracia todos os dias do ano. Na justiça, nos bancos, no comércio, nos serviços, em todo lugar, o tempo todo. Portanto, esteja preparado para enfrentar um proce sso demorado, trabalhoso e caro (sinto muito). O Brasil não facilita a vida do empresário ou aspirante a ter seu negócio próprio.
Impostos, exigências e má vontade dos atendentes são apenas alguns exemplos de desafios que iremos encontrar pela frente. Ainda teremos que contar com a sorte de não nos vermos emperrados em alguma parte do processo por alguma exigência sem nenhum sentido. Alguns de vocês talvez já estejam nessa situação.
Em termos práticos, a abertura de uma nova empresa, até que ela possa funcionar plenamente com regularidade, dura em média entre 1 e 3 meses, podendo se estender mais de um ano. E custa de algumas centenas a milhares de reais em encargos e impostos, dependendo do porte e atividade. Qualquer deslize no cumprimento das obrigações pode gerar multas e irregularidades para os empreendedores.
Uma campanha da Endeavor Brasil, uma das maiores organizações de apoio a empreendedorismo e empreendedores do país, sugere algumas ações a serem tomadas por empresários e governantes a fim de reduzir o problema da burocracia:
Padronizar e melhorar o fluxo de informações e de comunicação sobre quais os processos e os dados necessários em cada etapa que o empreendedor precisa percorrer;
Mapear e redesenhar processos e fluxos com vistas a racionalizar procedimentos, tornando o processo mais célere;
Priorizar a confiança na autodeclaração do empreendedor;
Melhorar as condições físicas (equipamentos, mobiliário, etc) nos órgãos públicos para aumentar a produtividade dos servidores;
Treinar e qualificar os servidores e melhorar a alocação de talentos para tratamento com o público;
Aplicar nos órgãos e secretarias sistemas e softwares integrados e com capacidade de processamento de grande volume de informações;
Instituir o cadastro fiscal único da pessoa jurídica;
Compilar, analisar e revogar as regras tributárias contraditórias;
Simplificar e automatizar as cobranças tributárias, valendo-se de Guia Única.
Fonte: https://endeavor.org.br/tudo-sobre-burocracia/
Não desanime!
Ao final disso tudo você terá em suas mãos o caminho para a realização dos seus sonhos e da sua independência financeira, seu próprio negócio! Apesar de tudo muitos empreendedores e empresário Brasil afora conseguem unir lucro e produtividade, e você pode se tornar um deles. Com objetivos organizados, persistência, foco e determinação não há limites para o que você pode alcançar. É muito bom trabalhar com o que amamos e sermos nosso próprio patrão.
Fique à vontade para fazer download e divulgar os infográficos presentes neste artigo e disseminar a idéia, lembrando que não são autorizadas alterações dos dados e créditos sem consulta prévia.
Até a próxima!

Suelen Guimarães
Sócia-fundadora e a pessoa por trás da marca Valor Contabilidade.
Apaixonada por contabilidade, família, culinária, dança e sorrir.
Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo 🙂