Aprenda a fazer uma gestão de clínicas eficiente

De fato, gerenciar clínicas médicas pode ser um desafio para os médicos. A gestão de uma clínica ou consultório envolve várias responsabilidades simultâneas, como organização de dados, controle financeiro, administração de pessoal, marketing e experiência do paciente, entre outras.  Assim, aprender como fazer uma gestão de clínicas eficiente pode te colocar muito a frente de seus concorrentes.

Como muitos especialistas não possuem conhecimento técnico em administração de empresas, podem enfrentar dificuldades nessa área. Portanto, é fundamental o desenvolvimento de estratégias que garantam praticidade e produtividade no dia a dia na já agitada rotina desses profissionais de saúde. Continue esta leitura e confira as melhores práticas para que sua gestão se torne mais eficiente!

O que é gestão de clínicas e qual a sua verdadeira importância?

A gestão de clínica é um termo amplo que se refere ao gerenciamento estratégico de uma clínica médica, incluindo recursos humanos e pessoais, supervisão do atendimento ao paciente, faturamento e cobrança de sinistros e outros processos necessários para apoiar resultados positivos do paciente e saúde dos resultados financeiros da clínica. Recursos técnicos, incluindo soluções como prontuário eletrônico e software de agendamento, geralmente fazem parte da gestão da clínica.

As organizações de assistência médica, independente do seu tamanho, são caras de se manter. Neste sentido, o gerenciamento estratégico ajuda a controlar os custos e gerar receita para garantir que haja alguma margem.

Outros benefícios de uma gestão eficiente na área da  saúde são:

    • Maior suporte a equipe: uma boa gestão permite que os colaboradores clínicos entendam mais sobre os desafios do negócio enquanto entendem a importância da satisfação do paciente e a qualidade do atendimento. 

    • A capacidade de projeção: uma gestão eficiente fica de olho no futuro e garante que a clínica seja ágil, para poder se orientar e fornecer os serviços certos para apoiar as pessoas que se tornam seus pacientes. Um exemplo é a maneira como algumas clínicas conseguiram entrar na telessaúde sem problemas durante o auge da pandemia de COVID-19 porque sua liderança estava preparada.

    • Melhor atendimento: abordar o atendimento ao paciente estrategicamente significa pensar nas necessidades do futuro e no tipo de equipamento que você pode precisar para atendê-los. A equipe reduz estrategicamente o tempo de espera dos pacientes para uma consulta e ajuda a garantir que você tenha as equipes certas para fornecer atendimento especializado.

 4 dicas fundamentais para tornar a gestão da sua clínica mais eficiente!

Administrar uma clínica médica sem problemas pode ser um grande desafio. Para te ajudar separamos as principais dicas para manter o resultado positivo de sua gestão.

1. ABRACE A TECNOLOGIA

Uma maneira simples de economizar tempo em suas operações aprendidas é automatizar o máximo de tarefas possíveis. A utilização de ferramentas de gerenciamento de projetos ou de tempo pode ajudar você e seus funcionários a manter o controle das tarefas executadas e facilitar a colaboração para ajudar os trabalhos a serem executados com mais eficiência.

Além disso, as práticas médicas também precisam de marketing. Existem muitas ferramentas online que podem ajudar a se vender para pacientes em potencial. O recurso mais útil para concentrar seus esforços de marketing é o seu site, especialmente se você está apenas começando. Outra ferramenta de marketing on-line ao seu alcance é o seu perfil do Google Meu Negócio. Com certeza manter seu perfil atualizado irá ajudar a fazer com que mais pessoas conheçam seu negócio.

2. CONTROLE AS  OPERAÇÕES DO DIA-A-DIA 

Sua equipe é a base de sua prática, faça com que eles tenham as ferramentas certas e as condições ideais para desempenhar seu papel!

Facilitar a comunicação pode ajudar a aliviar o estresse comum no local de trabalho, considere incorporar um breve briefing diário no início de cada dia de trabalho. Isso permite que os funcionários tenham a oportunidade de compartilhar no que estão trabalhando, o que realizaram e quaisquer problemas que estejam enfrentando.

Além disso, certifique-se de apoiar sua equipe e comemorar suas vitórias, isso não apenas será bom, mas também aumentará  a produtividade! 

3. IMPLEMENTE UM  PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE LONGO PRAZO

Um dos movimentos mais importantes e estratégicos que você pode fazer é ter uma compreensão sólida da demografia geral dos pacientes de sua prática médica. Saber como é o seu fluxo de pacientes vai te ajudar a organizar melhor o seu tempo.

Você está atendendo um grande volume de pacientes milenares? Então você provavelmente descobrirá que eles marcam consultas após o horário normal de expediente, enquanto os pacientes mais velhos vão se inclinar para as consultas matinais. Entender esses dados e como ajustar sua preparação para compromissos pode fazer uma grande diferença e economizar um tempo valioso.

4. CONSIDERE TERCEIRIZAR

Os aspectos administrativos da administração de uma clínica estão tomando um tempo que poderiam ser gastos com os pacientes? Vale a pena considerar a terceirização de funções administrativas para uma empresa de serviços. Alguns serviços que você pode terceirizar incluem operações práticas, credenciamento, contabilidade e marketing. 

4. FIQUE POR DENTRO DE SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA

REDUZA AS DESPESAS GERAIS

Muitas clínicas tendem a ter dificuldades com suas finanças. Muitas vezes, se os proprietários estão cientes de todas as suas despesas, eles tendem a perder detalhes importantes que podem ser prejudiciais. 

A maneira mais fácil de combater isso é estar vigilante ao rastrear as despesas de sua prática médica.

Uma ótima forma de acompanhar suas informações financeiras é executar regularmente relatórios de fluxo de caixa relacionados ao seu negócio. Normalmente, é recomendado que um médico particular execute um relatório de despesas semanais, um relatório de avaliação financeira mensalmente e um relatório de análise de fluxo de trabalho trimestralmente. Além disso, contar com uma empresa especializada em contabilidade irá fazer toda a diferença.

Conclusão:

No passado, o gerenciamento ineficiente podia até ter efeitos mínimos nas operações do dia-a-dia, passando completamente despercebido. No entanto, agora, essas mesmas ineficiências podem impactar diretamente o orçamento de sua clínica, causar desânimo entre sua equipe e pacientes – interrompendo o fluxo de trabalho geral e a continuidade das operações de sua clínica.

Mesmo que você ache que sua clínica está funcionando bem, saiba que sempre há espaço para melhorias e que a necessidade de mudança pode estar bem à sua frente, ajudando você e sua equipe a gastar menos tempo em algumas atividades, eliminar redundâncias e, por fim,  te ajudar a gerir de forma mais eficiente.

Além de todo o conhecimento sobre as melhores formas de gerir o seu negócio, é preciso que se tenha uma contabilidade estável, para não haver sustos ao decorrer do tempo. 

Para isso, nós da Valor Contabilidade podemos te ajudar. Entre em contato com um de nossos colaboradores e vamos juntos estruturar o seu empreendimento lucrativo e de sucesso. 

Deixe um comentário