Abrir um negócio durante a pandemia como solução

Abrir um negócio durante a pandemia como solução

Marketing  // 05 de Agosto de 2020

A crise pegou muitos de surpresa e como abrir um negócio durante a pandemia se tornou uma grande questão. Confira a seguir nossas dicas!

Estamos presenciando durante os últimos meses, o que já é apontado por muitos profissionais da economia, como uma das maiores crises econômicas já enfrentadas pelo nosso país. Devido à pandemia, muitos trabalhadores tiveram seus contratos de trabalho suspensos, reduzidos ou até mesmo perderam seus empregos. Com isso, abrir um negócio durante a pandemia pode ser uma saída.

A antiga e já conhecida frase “enxergar oportunidades em meio às adversidades” se tornou um verdadeiro mantra durante esse período. Nunca foi tão corriqueiro encontrar pessoas que buscam oportunidades financeiras ao abrir um novo empreendimento, arriscando-se para gerar uma renda extra ou até mesmo tornar como renda principal.

Abrir um novo negócio pode ser uma solução? 

Empreender está na lista entre os quatro maiores sonhos do brasileiro. Durante a pandemia, o Brasil atingiu a marca de 10 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI). Isso como, de fato, abrir um novo negócio é a principal alternativa para quem deseja ou tem a necessidade de garantir a sua renda.

Antes de iniciar um novo empreendimento, é importante estar atento ao comportamento do mercado em diversos ramos de atividades. Por exemplo, devemos analisar quais profissões podem ser favorecidas à atividade autônoma. Tanto em questões de retorno financeiro quanto à divulgação e também à presença no digital. 

Atenção às finanças antes de iniciar um empreendimento

Especialistas apontam que o momento pode sim ser favorável para iniciar um novo empreendimento. Tudo vai depender de como esse negócio será constituído, desenhar todos os possíveis cenários e também manter uma boa organização financeira. Esse planejamento ajudará manter o negócio pelo menos no primeiro momento.  

Apesar de parecer óbvio, ter um fluxo de caixa organizado pode ser crucial para o declínio ou ascensão do seu negócio. Esse deve ser um ponto de atenção. Segundo dados do SEBRAE, antes mesmo de completarem um ano de existência, 7% das empresas acabam fechando as portas por falta de lucro.

Algumas opções de atividade desfrutam de um baixo custo para abertura, além de reter o alto interesse dos consumidores. Por exemplo, lojas de roupa virtuais, academias que oferecem atividades coletivas online e empreendimentos do ramo alimentício que investem na opção do delivery, estão entre os negócios que podem encontrar novas oportunidades nas necessidades. 

• Como um bom Fluxo de Caixa pode salvar a sua empresa?

A era do digital

É importante apontarmos também que a digitalização da marca deve receber uma atenção especial. O negócio pode não ser 100% online, mas se este tiver uma forte presença digital, é fato que o alcance aos consumidores será muito maior. A maior prova disso é que empresas que antes da pandemia já se preocupavam em investir no digital, estão conseguindo se manter ativas mesmo durante a crise.

A quebra de paradigmas em relação ao que a empresa deve fazer para se manter ativa nas redes sociais está sendo um verdadeiro divisor de águas para os empreendedores. Assim como, as ferramentas que o mundo digital oferece, pode ser uma arma muito poderosa para a sobrevivência e também para o crescimento do seu negócio. 

Como já citamos, algumas atividades podem se favorecer desses “novos tempos”. Aqui listamos outras, como:

  • Consultas médicas e terapias online;
  • Aulas particulares à distância;
  • Consultorias;
  • Delivery de alimentos;
  • Delivery de roupas.

Esses são apenas alguns exemplos. Nesse momento, é importante ser criativo e também cauteloso para que a energia seja gasta naquilo que realmente irá trazer retorno.

Conclusão

Em tempos de crise, empreender pode ser a melhor e mais viável solução para quem precisa ou deseja ter uma nova fonte de renda. Por isso, é preciso estar atento e estudar todas as possibilidades, visando estar preparado para qualquer outra adversidade que possa acontecer durante a trajetória. 

É evidente que ninguém que inicia um novo negócio espera que este seja temporário e que não gere lucros. Quem empreende, deseja ver a sua empresa gerando frutos e se mantendo por muitos e muitos anos. Com organização financeira, preparo e tudo devidamente alinhado, é possível sim que você tenha enxergado uma oportunidade em meio às dificuldades e veja o seu negócio prosperar de fato. 

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Como cobrar os clientes inadimplentes?

Como cobrar um cliente inadimplente?

Marketing  // 29 de Julho de 2020

Em períodos de crises econômicas, como o nosso atual cenário, por exemplo, é comum nos depararmos com situações difíceis de inadimplências. Muitos empresários têm dúvidas de como lidar com essa circunstância, o que é absolutamente compreensível. Como devo cobrar os clientes inadimplentes? Como não constranger ou se sentir constrangido? Qual é a melhor abordagem que posso adotar? 

Primeiramente, devemos olhar sob ambas óticas: a de quem cobra e a de quem deve. Isso porque quem cobra não quer sair perdendo, mas quem deve também não, pois não quer ou não pode arcar com altos juros. Por esse motivo, é fundamental saber abordar de forma adequada e estar aberto à possíveis negociações de dívidas para que a parceria obtida não seja abalada. 

Como e quando devo fazer a cobrança?

É importante termos em mente que, em primeiro lugar, não podemos expor o devedor. Isso porque de acordo com o artigo 42 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), o devedor não pode ser exposto ao ridículo, nem ser ameaçado ou constrangido. Dessa forma, poderemos aplicar estratégias corretas na hora de cobrar. Lembre-se sempre: seja empático, haja da forma que você gostaria que agissem com você.

Caso a inadimplência surja de um cliente não costuma atrasar os pagamentos, procure entrar em contato para entender o que aconteceu. Pode ser que o cliente não tenha tido dinheiro para efetuar o pagamento ou que ele simplesmente esqueceu. A maneira mais adequada para esse contato é via email, com formalidade e compreensão para que a solução atenda os dois lados. 

Agora, se a inadimplência parte de um cliente que constantemente atrasa os pagamentos, entre em contato quanto antes e tente alinhar novos métodos, como uma nova data de vencimento, por exemplo. Se ainda assim não tiver sucesso, tenha a negociação como uma saída. Lembrando que isso tem que funcionar para ambos. Não adianta ceder e sair perdendo e também não vale a pena propor algo que o cliente não pode pagar.

Preserve os laços

Como já citamos, devemos ter a preocupação e o cuidado sobre a maneira como vamos abordar o cliente devedor. A parceria entre cliente e prestador/vendedor não pode ser estremecida. Com isso, é essencial estar disposto a entender a situação na totalidade para que sejam oferecidas opções cabíveis. As inadimplências devem ser analisadas individualmente, pois cada contexto requer uma estratégia.

Quais possibilidades podem ser oferecidas?

  • Negocie as dívidas de modo a não atrapalhar o fluxo de caixa;
  • Parcele as dívidas para que sejam pagas em mais vezes;
  • Facilite o pagamento.

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Gestão de cobranças

Apesar de muitas vezes não darmos a devida importância, ter uma gestão de cobranças eficaz facilita (e muito!) na hora de lidar com inadimplências. Esse gerenciamento é muito mais sobre organização e planos do que como cobrar de fato. A maneira como a empresa gere os endividamentos e capacita profissionais da área financeira muito diz sobre a maturidade do negócio sobre as adversidades.

Conhecer o Código de Defesa do Consumidor ajuda a evitar problemas com a justiça. Além disso, ter um cadastro atualizado sobre quais clientes ainda não realizaram o pagamento auxilia no momento da cobrança. Avalie cada situação, utilize o bom senso e entenda que cada caso é um caso e por esse motivo, as abordagens devem ser “personalizadas”.

Treine e capacite sua equipe para que ela esteja alinhada com os princípios e com os interesses que o seu negócio defende. De nada adianta você, como gestor, no momento da negociação com o cliente demonstrar uma postura e depois, no momento da comunicação, que é quando a equipe entre em cena, a abordagem ser totalmente oposta.

Conclusão

A inadimplência é corriqueira na rotina de muitas empresas e o tratamento que é dado a essa situação deve ser muito bem-planejado. É comum empresários dos mais diversos ramos se verem em uma verdadeira “saia justa” ao ter que efetuar a cobrança de um pagamento não realizado. 

Não tenha medo de cobrar. Receber pelo serviço prestado ou pelo produto vendido é um direito seu. Tenha estratégias sólidas e viáveis para que a sua empresa não tenha problemas com o fluxo de caixa e com os laços com os clientes. Seja empático e procure entender os motivos pelos quais ocorreram o atraso e ofereça opções e soluções que funcionem para ambos.

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Como calcular o ponto de equilíbrio financeiro?

Qual é o ponto de equilíbrio da sua empresa?

Marketing  // 15 de Julho de 2020

Qual é o ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa? Certamente essa é um questionamento qual deve ser de conhecimento de qualquer empresário que preze pela saúde financeira do seu negócio e que deseja ampliar o faturamento do seu empreendimento. 

O propósito de se consolidar no mercado não tem a ver somente com a qualidade do produto ou serviço que sua empresa oferece. O planejamento financeiro que acontece nos bastidores do negócio para que, enfim, o produto ou serviço chegue até o consumidor final, é tão fundamental quanto.

Por que devo me preocupar com o ponto de equilíbrio financeiro?

Para ampliar o faturamento do seu negócio, não basta somente a vontade de crescer. Claro, este também é importante, mas, já parou para pensar que pode acontecer a seguinte situação: para dobrar as receitas da empresa, será preciso triplicar os custos. Esse é um caso em que o negócio daria prejuízo e não cumpriria com o seu objetivo e é nessa hora que entra o ponto de equilíbrio financeiro. 

Em resumo, o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro deve ser feito para identificar o momento em que os gastos fixos e variáveis de uma empresa e o total de receita são equivalentes. Caso o faturamento não atinja o valor mínimo previsto, a empresa tem um prejuízo financeiro e caso supere o valor mínimo previsto, a empresa gera lucro.

Como devo realizar o cálculo?

Já entendemos a importância que devemos dar ao cálculo do ponto de equilíbrio financeiro, mas como ele é calculado? Basicamente seguimos a fórmula:

PEF = Despesas fixas / Margem de Contribuição

Compreendemos as dependências desta fórmula da seguinte maneira:

  • Despesas fixas são os gastos pelos quais a empresa precisa arcar mês a mês para manter-se em funcionamento, excluindo os gastos variáveis. Salários, aluguel, água, luz e telefone são exemplos de despesas fixas.
  • Margem de contribuição é o ganho bruto sobre as prestações de serviços ou venda de produtos. Esse indicador econômico-financeiro também é fundamental para se obter o preço de venda justo. Nele, consideramos o preço de venda menos o somatório dos custos variáveis e despesas variáveis do seu negócio.

Vamos trabalhar com uma situação hipotética para tornar prático o conceito do cálculo do ponto de equilíbrio financeiro, onde a empresa tenha gastos fixos de R$ 40 mil anuais e que a margem de contribuição seja de 20%.

PEF = R$ 40.000 (gastos fixos anuais) / 0,20 (representação do indicador em casas decimais)

Nesse caso, o ponto de equilíbrio financeiro seria R$ 200 mil. Ou seja, esse é o faturamento mínimo anual previsto da empresa para que não haja prejuízo financeiro. Caso ultrapasse esse valor, significa que a empresa obteve lucro e, consequentemente, uma saúde financeira garantida. No entanto, se a empresa faturar menos que esse valor em um ano, é bom manter-se atento para avaliar e corrigir os equívocos cometidos. 

Conclusão

Através deste importante indicador, é possível ter uma visão macro de como está a saúde financeira do seu empreendimento. Caso o resultado seja positivo, podemos elaborar estratégias para que este seja mantido e que o sucesso da empresa seja definitivamente alavancado. 

• Como planejar o crescimento de um negócio?

Caso o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro indique que o resultado do seu negócio seja um prejuízo, é preciso analisar quais foram os erros e onde é possível aplicar um plano de ação para reverter essa situação. Para isso, converse e conte sempre com o apoio e expertise do seu contador, afinal, ninguém melhor que ele para te orientar.

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3 pilhas de moedas progressivamente maiores e com mudas de plantas sobre cada uma delas também progressivamente maiores

O poder de ter um ORÇAMENTO DOMÉSTICO

O poder de ter um ORÇAMENTO DOMÉSTICO

Suelen Guimarães // 25 de Agosto de 2018

Olá, empreendedores!

Vocês sabiam que muitas pessoas NÃO SABEM quanto dinheiro gastam no mês? E que muitas outras sequer sabem quanto dinheiro GANHAM?

Nesse momento você deve estar falando: “ahhh, mas isso só acontece com quem ganha muuuito dinheiro”. E eu posso provar que você está errado.

Você por acaso se lembra quanto gastou no mês passado com refeições fora de casa? E com supermercado? E com gasolina? Transporte?? Você pelo menos se lembra se sobrou ou faltou dinheiro no último mês?

O PRIMEIRO PASSO para conquista uma boa saúde financeira passa por conhecer muito bem suas receitas e gastos.

De nada adianta entender sobre os investimentos mais rentáveis ou ter a melhor estratégia para quitar dívidas se você não sabe exatamente quanto dinheiro ENTRA e SAI da sua carteira.

Pensando como educadores financeiros que o bom contador deve ser para seus clientes, estamos disponibilizando uma planilha para você começar a trabalhar seu controle financeiro e fazer seu próprio orçamento doméstico-familiar.

Esta planilha é exatamente a mesma que uso desde que ganhei meu primeiro dinheirinho (sim! As manias de contadora me acompanham desde sempre). Ela foi aperfeiçoada e atualizada conforme evoluí com o passar dos anos.

Ela é super simples de entender e aplicar, totalmente auto-explicativa, aberta a edições para você ajustar a tabela à sua realidade e já vem com as dicas que você precisa para otimizar sua familiarização com a ferramenta.

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Um abraço e conte com a Valor Contabilidade sempre!

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