Estratégias do Google para o seu consultório médico ser encontrado

Atrair pacientes é uma tarefa desafiadora para muitos médicos, mas com o Google é possível aumentar a visibilidade do seu consultório médico e assim, as chances de um paciente encontrar você.

Por isso, em um mundo cada vez mais conectado, os profissionais de saúde precisam se fazer cada vez mais presentes na internet. Neste sentido, o desenvolvimento de um site médico é essencial para uma estratégia de marketing digital!

Recorrer ao Google para tirar alguma dúvida ou encontrar uma informação é um hábito indiscutível ao redor do mundo, mas se engana quem pensa que o Google é apenas um local onde você encontra todas as respostas que precisa.

Porém, para aproveitar tudo que ele pode oferecer não basta apenas ter uma página, é preciso que ela esteja bem posicionada no Google. 

Vamos juntos descobrir como fazer isso?

Qual a importância de aparecer nas buscas do Google?

Estar bem posicionado no Google é o segredo para que os pacientes conheçam o seu nome e as informações do seu consultório. 

Isso acontece porque um bom posicionamento no Google pode ser uma das formas mais eficazes de atrair clientes.

 Atualmente, acima de 60% dos pacientes procuram na internet informações sobre sintomas, doenças, tratamentos, clínicas e médicos. Se as buscas foram redirecionadas para o site de algum médico, este ganhará visibilidade, credibilidade e, de quebra, um potencial paciente.

Para ser encontrado pelo paciente no Google você precisa investir em SEO, Google Meu Negócio e anúncios pagos. 

Benefícios de um bom posicionamento no Google

Estar na primeira página do Google é essencial, pois coloca sua empresa à disposição de novos clientes. Por exemplo, digamos que você tenha um local físico. Se você tivesse a escolha entre colocar seu negócio na estrada principal que passa pela cidade, ou em uma rua lateral que quase não recebe tráfego, qual escolheria? 

A estrada principal, é claro!

 Porque, no final, quanto mais pessoas enxergarem sua empresa, mais pessoas podem se tornar clientes ou recomendá-las a outras pessoas. Os principais benefícios de ter sua empresa bem posicionada são:

Aumento da sua Visibilidade Online

Além de estarem conectadas, as pessoas estão usando a internet para tomar decisões de compra. De acordo com infográfico divulgado pela Mine What, 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de comprar.

Com resenhas, mapas, avaliações e descrições, a página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google fornece um excesso de informações, antes mesmo que o usuário clique em algum dos resultados da busca!

Se uma pessoa clica no seu site ou não, estar na primeira página do Google é importante porque coloca sua empresa na frente das pessoas que pesquisam pelos seus serviços. Como dissemos anteriormente, é como ter o seu negócio na rua mais movimentada de uma cidade cheia de clientes prováveis.

Aumento do Tráfego para o seu Site

Uma das principais razões pelas quais as pessoas recorrem ao Google, é porque estão procurando a resposta para algo que é importante para elas. Seja uma informação de produto, serviço ou algo mais subjetivo, mas que pode ser agregado a um serviço que a sua empresa oferece. 

Estar na primeira página do Google aumenta drasticamente o tráfego para o seu site. Na verdade, a primeira página do Google captura pelo menos 71% do tráfego na web (algumas fontes indicam até 92%). A segunda página está longe de ser um sucesso: essa porcentagem tende a cair para 6% dos cliques no site. Esse declínio acentuado no tráfego da web é um indicador da importância da primeira página do Google.

Melhoria na experiência do usuário

Estar bem posicionado no Google exige um aumento significativo da quantidade e da qualidade do seu conteúdo. É por isso que leva tempo para construir um conteúdo e para o Google reconhecer que o mesmo satisfaz as necessidades das pessoas. Entretanto, o aumento do tráfego do ranking mais alto no Google vale bem o investimento e a espera.

Além disso, escrever regularmente sobre seus negócios exigirá uma sintonia com as últimas novidades do setor. Aparecer na primeira página do Google é importante porque facilita o desenvolvimento e a manutenção de uma base sólida de conhecimento sobre a qual sua empresa pode se manter firme.

Melhor engajamento com seu negócio

Como mencionado acima, melhorar sua classificação no Google exige conteúdo e eu digo muito conteúdo MESMO. Com mais conteúdo, você tem mais material para promover seu negócio, podendo compartilhar links para posts de blogs e páginas em suas mídias sociais e canais de e-mail. Você também pode pegar pequenos trechos de publicações maiores para criar posts de mídia social e até mesmo obter informações de posts do blog e usá-los para folhetos impressos e outras estratégias de marketing off-line.

Em seus esforços para chegar ao bom posicionamento do Google, onde as pessoas descobrirão você com mais frequência, seu aumento de conteúdo significa potencializar as oportunidades de envolvimento por meio de redes sociais e e-mails. Quanto mais você puder se engajar com seu seguidor, mais você poderá fortalecer sua conexão com ele.

5 dicas essenciais para o seu consultório ser encontrado nas buscas do Google

1. Um conteúdo de valor

Para destacar sua presença no meio digital, o primeiro passo é oferecer conteúdo que realmente tenha valor para o visitante, O ideal é entregar a informação que o usuário está procurando. Para isso, algumas regrinhas como conhecer seu público-alvo, estudar sua jornada de compra e as palavras-chave que usa nas buscas são passos essenciais.

2. Otimize o seu conteúdo

Após ter definido suas personas, jornadas de compra e palavras-chave, procure por variações que tenham menor concorrência. Por exemplo: ao invés de usar “clareamento dental”, por exemplo, você pode usar “clareamento dental duradouro”.  Uma vez definida a keyword, utilize no título do seu post, na descrição do conteúdo, além de utilizá-la naturalmente no texto. 

3. Links Internos e Externos

Seja na produção do site, como na criação de posts para o blog, é importante que os conteúdos apresentem relação. Esses são os chamados links internos. Ou seja, um assunto abordado em uma determinada oportunidade, pode ser citado em outro texto.

4. Otimização de Imagens

Ao utilizar imagens no conteúdo do site e blog, use a key word no nome da imagem e no Alt Text (ou Alt Tag). Dessa maneira, o Google indexa também a sua imagem nos parâmetros de busca. É mais uma ação dentro da estratégia de SEO, que pode auxiliar a obter um melhor resultado no ranking.

5. URL Amigável

A URL é o link da página onde será publicado seu conteúdo. Para atrair os mecanismos de busca, utilize também a palavra-chave neste espaço, utilizando todas estratégias para otimização.

É importante lembrar que você deve tirar acentos, cedilha ou qualquer outro detalhe que não consiga ser lido por HTML. Os buscadores leem códigos e esses símbolos não são lidos. Quanto mais simples você deixar a leitura do Google em sua página, mais fácil será para que você consiga ficar melhor posicionado. Além disso, cuide também com o tamanho. Evite URLs muito longas.

Conclusão 

O Google recebe todos os dias milhares de pesquisas e, por isso, você não pode ignorar as possibilidades do maior buscador do mundo. Seguindo as dicas que demos neste artigo, você vai perceber o quanto o Google é seu aliado para que você possa atrair novos pacientes para o seu consultório.

Por conseguinte, se você deseja melhorar o ranqueamento do seu site médico no Google, é preciso se dedicar a estudar o assunto ou contratar uma agência especializada em marketing médico. Com isso, através do Google, você irá atrair novos pacientes para seu consultório.

Além de todas as estratégias de marketing de um negócio, é preciso que se tenha uma contabilidade estável, para não haver sustos ao decorrer do tempo. 

Para isso, nós da Valor Contabilidade podemos te ajudar. Entre em contato com um de nossos colaboradores e vamos juntos estruturar o seu empreendimento lucrativo e de sucesso. 

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