Como descobrir o percentual de lucro de uma pequena empresa?

Iniciar um empreendimento é um grande desafio, sobretudo para os pequenos empresários. Sem dúvidas, um desejo unânime entre quem empreende é obter sucesso financeiro com o próprio negócio. Contudo, uma dúvida pertinente é como calcular o percentual de lucro de uma pequena empresa. Obtendo resultados positivos e mantendo uma boa gestão do negócio, o profissional pode ter mais sucesso com o próprio negócio. Portanto, calcular o lucro de uma pequena empresa é fundamental para atingir a ascensão. Para o negócio continuar sendo rentável, exercendo suas atividades e, consequentemente, crescendo, é fundamental uma boa gestão das finanças.  De acordo com uma pesquisa feita pelo SEBRAE, a má gestão financeira é um dos principais fatores para que muitas empresas vão à falência. Sendo assim, leia o nosso artigo para entender como o seu pequeno negócio pode ser lucrativo. O que é lucro? Em resumo, podemos definir o lucro como o retorno positivo sobre um investimento. Quando esse retorno é negativo, ao invés de se obter lucro, existe prejuízo.  • A margem de lucro ideal para o seu negócio O lucro é o resultado de uma venda subtraído dos custos de produção, sendo esse o retorno obtido através da comercialização de produtos ou prestação de serviços. Lucro Bruto e Lucro Líquido Para funcionar, uma empresa precisa arcar com diversos custos que envolvem uma gama de diferentes áreas. Não existe negócio que apenas compra e vende produtos. Além disso, é preciso ter em vista: Impostos;Despesas administrativas fixas;Despesas administrativas variáveis;Custo de produção. O lucro bruto é importante para que você possa determinar o preço do produto, enquanto o lucro líquido é o seu lucro como empresa e não somente por produto. Como posso calcular? Os cálculos do Lucro Bruto e do Lucro Líquido podem seguir duas fórmulas simples que podem te ajudar a entender melhor como funciona o lucro da sua empresa. Lucro Bruto = Vendas - CMV (Custo de Mercadoria Vendida) Lucro Líquido = Lucro Bruto - Despesas (Fixas e Variáveis) Como definir o preço? É fato que a maioria dos pequenos empresários sabem o quanto querem lucrar com a venda dos seus produtos ou serviços. Contudo, um erro comum é o cálculo feito com base nessa margem esperada, o que pode acabar gerando problemas financeiros. O preço deve ser definido com base não somente no lucro bruto esperado, haja vista que precisam ser consideradas também as despesas fixas e variáveis. Dessa forma, o cálculo do lucro desejado da empresa é muito mais assertivo. Conclusão Para descobrir o percentual ideal do lucro de uma pequena empresa são necessárias algumas bases fundamentais para que não haja problemas financeiros.  Um bom gerenciamento das finanças do negócio é um dos principais pilares que merecem atenção. Além disso, saber calcular o Lucro Bruto e o Lucro Líquido é também essencial. Lembrando sempre que, para definir o preço do seu produto ou serviço, devem ser consideradas as despesas fixas e variáveis. Se ainda assim você deseja ter mais suporte para calcular a margem de lucro ideal para o seu…

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As vantagens de ser um pequeno empreendedor

Quem decide iniciar um empreendimento, tem o desejo de ver o negócio crescer e prosperar. Esse é um objetivo considerável, afinal de contas, quanto maior a empresa, maiores são os seus investimentos. Contudo, você sabia que existem vantagens de ser um pequeno empreendedor? O sucesso nem sempre precisa estar diretamente ligado ao tamanho do negócio. No entanto, ser pequeno muitas vezes traz muitos benefícios. Portanto, hoje vamos apresentar quais são essas vantagens. Agilidade com mudanças O mercado dita as tendências das empresas. Por esse motivo, quando há grandes mudanças, os negócios menores tendem a reagir mais rapidamente. A reformulação de estratégias é mais fácil, o que podemos considerar um fator muito importante. Com um mercado cada vez mais globalizado, as reações mais rápidas de pequenas empresas pode ser interessante para clientes exigentes por inovação. Sendo assim, se você é um pequeno empreendedor, saiba que o seu negócio consegue se adaptar melhor que o grande a possíveis mudanças. Proximidade com o cliente Qual cliente não gosta de ter um tratamento mais próximo com as empresas? Por ter uma estrutura menor, pequenas empresas tendem a ter maior proximidade com o cliente, o que pode ser visto com bons olhos, já que é mais fácil entender os seus desejos. Com cliente mais perto, sua empresa pode entender o que ele espera para que seus produtos estejam alinhados com as expectativas dele. Portanto, ter um tratamento mais próximo ao cliente por quem comanda o negócio, sem dúvidas é uma vantagem. Crédito acessível Os pequenos empreendedores podem contar com várias linhas de crédito do Governo Federal, bancos públicos e privados.  Por serem menores, os créditos para empresas pequenas são mais baratos. Para ter acesso a esse crédito mais barato, você vai precisar vender bem a sua ideia. Sendo assim, consulte o site do SEBRAE para ter acesso à essas informações. Como ter sucesso sendo um pequeno empreendedor? O sucesso de um empreendimento nem sempre precisa necessariamente estar ligado ao seu tamanho. As estratégias dizem muito sobre como o seu negócio vai se comportar dentro de um mercado globalizado. Para que o seu negócio tenha sucesso, você precisa se preocupar com alguns pontos fundamentais: Gerar conexões com outros empreendedores;Ter um bom posicionamento nas redes sociais;Priorizar a qualidade do seu produto;Atender às expectativas dos seus clientes. Não sou mais um pequeno empreendedor, e agora? Ao iniciar um negócio, você definiu com um contador qual seria o porte da sua empresa. Certamente, o porte escolhido foi o pequeno. Entretanto, você desenvolveu planos e alcançou bons resultados e o seu negócio cresceu. E agora? • Como planejar o crescimento de um negócio? Antes de mais nada, você precisa entender que fez um excelente trabalho até aqui e precisa continuar aprimorando para que seja constante. Sendo assim, a atenção e dedicação ao seu negócio precisam ser maiores, já que ele também está maior. Já que a sua empresa cresceu, agora mais do que antes você precisa das orientações de um contador experiente. A natureza jurídica da sua empresa muito provavelmente…

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O jeito mais prático de se tornar Pessoa Jurídica

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, muitos aspirantes ao empreendedorismo ainda têm dúvidas de como abrir uma empresa do jeito certo. Sendo assim, no artigo de hoje vamos mostrar o jeito mais prático de se tornar PJ (Pessoa Jurídica). De antemão, você precisa entender que ser Pessoa Jurídica pode trazer muitos benefícios para o seu negócio e para você. Além disso, serão evitadas muitas dores de cabeça no futuro. Vamos entender como funciona o processo? O que é Pessoa Jurídica? A Pessoa Jurídica (também conhecida popularmente como PJ) é uma entidade por uma ou mais pessoas físicas que querem formalizar um negócio. Essas entidades têm um propósito e precisam ser registradas através do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Para PJ, o CNPJ é equivalente ao CPF para as pessoas físicas. Esse documento é necessário para que qualquer empresa possa exercer suas atividades de forma legalizada. Como obter um CNPJ? Agora que você já sabe o que é Pessoa Jurídica e CNPJ, vamos entender como obter a inscrição do CNPJ. O cadastro do CNPJ requer o preenchimento de uma ficha cadastral de pessoa jurídica. Nela, você precisa informar qual é a razão social da empresa, o nome fantasia, quem serão os sócios e quais as atividades principal e secundária.  Todo esse processo pode ser feito integralmente online através do site da Receita Federal. A abertura do CNPJ é de graça, o que pode significar uma grande economia, sobretudo para os Microempreendedores Individuais. Escolha da Natureza Jurídica Qual será o objetivo do seu negócio? Para escolher a Natureza Jurídica mais adequada para a sua empresa, é preciso definir o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).  Através da definição do CNAE da sua empresa, você poderá escolher o melhor formato jurídico. Sendo assim, caso tiver dificuldades, consulte um contador para lhe orientar durante esse processo. • Como a contabilidade pode ser fundamental na gestão do seu negócio? Os formatos jurídicos mais comuns são: Microempreendedor Individual (MEI); Microempresa (ME); Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI); Sociedade Limitada (LTDA). Quais as vantagens de ser tornar Pessoa Jurídica? Você já entendeu o processo para obtenção de um CNPJ, agora quer entender quais são os benefícios de se tornar PJ? Vamos lá! O cadastro de pessoa jurídica traz vantagens para você e para o seu negócio, como: Emissão de Notas Fiscais; Contribuição previdenciária; Recolhimento adequado dos impostos; Negociação com fornecedores; Formalização legal. Conclusão Abrir o próprio negócio dentro das orientações legais é a melhor forma de sair da informalidade e se consolidar. Portanto, considere obter um CNPJ para desfrutar dos benefícios de se tornar PJ e consulte um contador especialista para te auxiliar nesse processo.

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Como abrir uma empresa em Niterói?

O sonho de muitos brasileiros é abrir o próprio negócio e garantir a independência financeira. Essa vontade ficou mais latente com a recente crise causada pela pandemia, que trouxe novas realidades. Portanto, abrir uma empresa em Niterói pode ser considerada uma alternativa para quem quer começar a empreender. Dicas para não errar ao decidir empreender Por que abrir uma empresa em Niterói? Em 2019, a cidade de Niterói garantiu o primeiro lugar no ranking “Melhores Cidades Para Fazer Negócio no Brasil” considerando o estado do Rio de Janeiro. Ainda de acordo com a pesquisa feita pela consultoria Urban Systems, Niterói ocupou o 11º lugar em escala nacional dessa categoria.  Um outro chamariz a ser considerado para empreender em Niterói é o baixo custo das taxas municipais. Dependendo da atividade da empresa, as taxas podem variar entre R$ 162,41 e R$ 649,66.  Como abrir uma empresa em Niterói? Assim como o processo de abertura de qualquer empresa em qualquer lugar do mundo, para abrir uma empresa em Niterói é imprescindível ter planejamento.  Vários documentos precisam ser providenciados, como alvarás, licenças e inscrições. Sendo assim, é essencial ter a ajuda de um profissional experiente em abertura de empresas para que não haja falhas no processo. Tipos de atividade O tipo de atividade a ser exercida pela empresa é um dos pontos que merecem mais atenção no momento da abertura. Basicamente, temos três diferentes segmentos: Comércio atacadista;Indústria;Prestação de serviços. Tipos de Natureza Jurídica Após providenciar todos os documentos necessários para abrir uma empresa e decidir qual atividade será exercida, precisamos escolher a Natureza Jurídica. Dessa forma, você pode fazer um estudo com um contador para avaliar a melhor opção para o seu negócio.  No Brasil, os formatos jurídicos mais comuns são: MEI (Microempreendedor Individual);ME (Microempresa);EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada);LTDA (Sociedade Limitada). Enquadramento Tributário Atentar-se a melhor opção do enquadramento tributário da empresa vai ser primordial quanto aos impostos a serem pagos. Sendo assim, mais uma vez, o suporte de um contador especialista para fazer um estudo tributário é indispensável. Algumas atividades permitem a escolha pelo regime do Simples Nacional, que oferece o pagamento mensal dos tributados através de guia única. Caso a atividade da empresa não permita essa opção, será necessário escolher entre outros dois regimes de tributação, o Lucro Presumido ou o Lucro Real. Documentos necessários Para dar início ao processo de abertura da empresa em Niterói, os sócios deverão apresentar 1 cópia do comprovante de residência, 2 cópias autenticadas do RG e CPF e 1 cópia da folha do espelho do IRPF. Quanto aos documentos da empresa, é necessário apresentar somente 2 cópias do IPTU do imóvel e 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda. Quanto tempo leva para abrir uma empresa em Niterói? Após o acerto de todas as documentações, as informações são enviadas diretamente para a Junta Comercial e a Receita Federal. Em média, a aprovação leva de 3 a 5 dias após a data do envio. Para emitir notas fiscais, é necessário fazer o…

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Como funciona a contribuição do INSS?

Seja você empreendedor ou colaborador, certamente alguma vez você já teve que discutir ou ouviu alguém falar sobre o INSS, certo? Esse é um imposto muito presente na vida de todos nós. Portanto, é importante entender como funciona a contribuição do INSS. • Custo com funcionário: Entenda as obrigações O que é o INSS? O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão de responsabilidade do Ministério da Economia que reconhece os direitos dos segurados da Previdência Social. Sendo assim, é ele quem controla e efetua o pagamento das aposentadorias, auxílios e benefícios. O que é a Previdência Social? É importante que você compreenda que o INSS é o instituto que controla e gerencia a Previdência Social. Ou seja, INSS e Previdência Social não são a mesma coisa.  A Previdência Social é um seguro social que os trabalhadores ativos contribuem mensalmente através da GPS (Guia da Previdência Social). Dessa forma, conheça alguns benefícios da contribuição: Aposentadoria por tempo de contribuição, por idade e por invalidez; Auxílio doença; Auxílio maternidade; Pensão por morte; Auxílio acidente, entre outros. Sendo assim, através da Previdência Social do INSS, o contribuinte garante o recebimento do valor referente a renda, caso não consiga trabalhar. Quem tem direito aos benefícios da Previdência Social? Todos os contribuintes que pagam mensalmente a Previdência Social, tem o direito de usufruir dos direitos oferecidos.  Entre os segurados, temos: Trabalhadores contratados pelo regime da CLT; Contribuintes individuais (autônomos); Trabalhadores domésticos; Trabalhadores avulsos (sem vínculo empregatício); Segurados especiais (trabalhadores rurais); Segurados facultativos (pessoas que contribuem para a Previdência Social, apesar de não exercer trabalho remunerado). Como posso contribuir? Contribuir com a Previdência Social do INSS é importante para garantir a aposentadoria ou auxílio em casos onde não é possível trabalhar. Portanto, qualquer pessoa pode fazer a contribuição, mesmo que esteja fora do mercado de trabalho. Pra você que quer contribuir, mas não tem carteira assinada, você precisa ter o registro no Programa de Integração Social (PIS).  Emitindo a guia da GPS através do site da Receita Federal, o profissional pode estar contribuindo com o INSS. A alíquota do INSS é de 20% sobre o valor do salário mínimo vigente. No caso dos microempreendedores individuais (MEI), a contribuição com o INSS é feita através do pagamento mensal da guia DAS. Dessa forma, é possível optar pela alternativa que melhor se encaixa com a sua realidade para que a sua contribuição seja feita. Reforma da Previdência O Congresso Nacional aprovou no final do ano de 2019 a Reforma da Previdência. Sendo assim, as alíquotas e a forma de calcular o INSS mudaram a partir de março deste ano. A partir dessa mudança, o cálculo passou a ser progressivo, assim como acontece com o IRRF. Entender a importância e como funciona a Previdência Social do INSS e a sua contribuição é fundamental para garantir o direito aos benefícios.

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Quais são os custos do registro de uma marca?

Ao iniciar um empreendimento, muitos empresários deixam de registrar a marca por receio de o valor ser alto. No entanto, entender a importância e quais são os custos do registro de uma marca é fundamental para qualquer negócio. Quando bem administrada, a marca é um dos principais patrimônios da empresa. É importante que a marca seja referência do negócio porque é através dela que são geradas identificação e conexão entre o negócio e o cliente. • Controle os gastos da sua empresa de forma simples! Registrar a marca de forma correta garante proteção da concorrência e também de possíveis plágios. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é responsável por fazer o registro de marca. Sendo assim, a consulta e o pedido são feitos através desse órgão. Quem pode registrar uma marca? Ao contrário do que muitos pensam, uma marca não precisa necessariamente estar vinculada a uma empresa. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer o registro de uma marca. Contudo, quando a solicitação para o registro da marca for feito por uma pessoa física, é necessário comprovar a atividade exercida. Essa comprovação é feita através de documentos expedidos pelos órgãos competentes. Quando o registro de uma marca é solicitado por uma pessoa jurídica, o recomendado é que esse registro seja feito quando a empresa tenha outros sócios envolvidos (se for o caso). Quando a marca é registrada no nome de um sócio, apenas o titular é considerado o dono. Quanto custa o registro de uma marca? Para fazer o registro da marca, é preciso realizar o pagamento da taxa durante o pedido. Confira: Meio eletrônico com especificação pré-aprovada: R$ 355,00Meio eletrônico com especificação de preenchimento livre: R$ 415,00Papel: R$ 530 E as taxas? O porte da empresa é determinante sobre o valor da taxa a ser paga. O INPI oferece 60% de desconto para os seguintes tipos de empresa: MEI - Microempreendedor Individual;ME - Microempresa;EPP - Empresa de Pequeno Porte;Cooperativas;Instituições de ensino;Órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos. Durante o processo do registro é necessário pagar pelo menos duas taxas. Uma delas é paga quando se dá entrada no pedido do registro e a outra quando registro é concedido. Além disso, vale ressaltar que pode ser solicitado o pagamento de outras taxas. Renovação do registro O primeiro pagamento tem vigência para os primeiros dez anos do registro da marca. Após esse período, é necessária a renovação da titularidade. Sendo assim, a taxa para ME, MEI e EPP segue o valor de R$ 426,00. Para as demais empresas, o valor de renovação é de R$ 1.065,00. Tempo para o registro de uma marca Em média, o tempo de duração para que, enfim, a marca seja registrada, é de dois anos. O processo de registro possui várias etapas. O INPI pode fazer a solicitação de mais informações e documentos durante o procedimento. Desse modo, levam o pedido a público caso haja oposição ao registro da marca.  Depois dessa etapa, os técnicos irão analisar o pedido e decidem pelo deferimento ou indeferimento…

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Como encerrar uma sociedade empresarial

Iniciar um empreendimento em conjunto com outras pessoas pode ser a melhor alternativa para se lançar no mercado. A segurança e os recursos financeiros costumam ser maiores quando se empreende com outras pessoas.  Contudo, como pode acontecer em qualquer relacionamento, a sociedade nem sempre é duradoura. Sendo assim, é fundamental entender como encerrar uma sociedade empresarial da melhor maneira para todos. Formas de encerrar uma sociedade empresarial Quando, enfim, é chegado num consenso e tomada a decisão de colocar um fim em uma sociedade empresarial, existem 5 formas previstas no Art. 1.033 do Código Civil de 2002. Confira: Sociedade por Tempo Determinado: nessa situação, a sociedade tem prazo de validade. Quando esse tempo chega ao fim, a sociedade é encerrada;Consenso Unânime dos Sócios: é quando os sócios chegam ao consenso, por unanimidade, pelo encerramento (dissolução) da sociedade;Sociedade por Tempo Indeterminado (Deliberação por Maioria Absoluta): nesse caso, os sócios decidem pela dissolução da sociedade. Para que seja possível, haverá votação em maioria (ultrapassando mais de 50% do Capital Social);Falta de Pluralidade dos Sócios: quando acontece a dissolução parcial e resta apenas 1 sócio e a sociedade não é reconstituído num prazo de 180 dias, este sócio poderá transformar a empresa em EIRELI;Extinção na Forma da Lei de Autorização para Funcionar: quando existe determinação legal para extinção do exercício das atividades da empresa, quando a mesma é considerada ilícita. Dissolução Judicial Em algumas situações, é possível que o encerramento da sociedade não termine da melhor forma. Nesses casos, é preciso acionar à Justiça.  Na Dissolução Judicial, os sócios devem realizar o requerimento judicial para que a sociedade seja totalmente dissolvida. Entenda abaixo as duas situações quais este requerimento pode ser feito: Anulada a sua constituição;Absorvido o fim social, ou verificada a sua viabilidade. Falência O final de alguns negócios, infelizmente, é a decretação de falência. No entanto, isso não significa somente fechar as portas da empresa.  Decretar falência é um processo que requer o cumprimento de algumas etapas para que aconteça, de fato, a dissolução da sociedade. A justiça pode nomear um administrador judicial para recuperar o que foi falido, evitando que a empresa encerre as atividades por má administração. O custo ao encerrar uma sociedade empresarial Para encerrar uma sociedade empresarial, alguns custos estão envolvidos no processo. Saiba o que abrange esses custos: Distrato Social;Certidão Negativa de Débitos (CND);FGTS;ICMS e ISS;Tributos Federais;Junta Comercial;Baixa no CNPJ. Considerações finais Como vimos, encerrar uma sociedade empresarial pode ser um processo tão longo e burocrático quando iniciar uma sociedade. Desse modo, devemos nos atentar aos requisitos e aos detalhes para que nenhum dos sócios saia lesado. • Como a contabilidade pode ser fundamental na gestão do seu negócio? Por esse motivo, consulte o seu contador de confiança para lhe orientar a melhor forma de dissolver uma sociedade. Apesar de chegar ao fim, ninguém precisa sair dessa situação como inimigos, certo?

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Alvará de Funcionamento: O que você precisa saber

O Alvará de Funcionamento, apesar de ainda ser esquecido por muitos empresários, é um documento extremamente importante para negócios que serão iniciados ou para aqueles que já estão funcionando. Atuar de forma legal deve ser uma preocupação existente entre quem empreende ou deseja empreender. A falta da emissão deste documento ou não utilização de maneira correta pode acarretar prejuízos financeiros para o negócio, assim como pode comprometer o seu funcionamento. O que é o Alvará de Funcionamento? O Alvará de Funcionamento é um documento emitido pelas prefeituras. Este tem como objetivo comprovar para os órgãos de fiscalização, fornecedores e clientes as condições legais de aptidão para realização das atividades de uma empresa. Este documento, no cenário ideal, precisa ser emitido logo no início do exercício da atividade do negócio. Quando a empresa não possui Alvará de Funcionamento, pode sofrer sanções e pode ter que pagar multas muito altas. Por que este documento é importante? O principal foco do Alvará de Funcionamento é alegar que a sua empresa está apta a exercer sua atividade fim em conformidade com o diz que a legislação.  Além disso, este documento funciona como um comprovante de segurança para os órgãos de fiscalização, fornecedores, clientes e também funcionários. Portanto, quando a empresa consegue a emissão do Alvará de Funcionamento, significa dizer ela está cumprindo os parâmetros legais. Qual o melhor tipo de Alvará de Funcionamento para a minha empresa? Vale ressaltarmos que existem diferentes tipos de Alvará de Funcionamento. Por esse motivo, é importante saber identificar qual o ideal para o seu negócio. Confira: Alvará de Autorização para Eventos Públicos e Temporários: vale para imóveis que comportam eventos públicos e temporários para mais de 250 pessoas, sendo local público ou privado;Alvará de Funcionamento de Local de Reunião (ALF): vale para locais que comportam reunião de público, com capacidade de lotação igual ou superior a 250 pessoas;Auto de Licença de Funcionamento Condicionado (ALF-C): vale para imóveis cuja área total seja entre 1500m² e 5000m², que são para edificações ainda irregulares ou inscritas no Cadastro Informativo Municipal;Auto de Licença de Funcionamento (ALF): vale para locais não residenciais com instalações de atividades industriais, comerciais ou de serviços. Quais os documentos necessários para obtenção? Para obter o Alvará de Funcionamento, o órgão responsável exige os seguintes documentos: Planta do imóvel;Cópia do recibo do IPTU pago;Original e cópia do RG e CPF dos responsáveis pela empresa;Cadastro do Contribuinte Mobiliário ou CCM obtido na Secretaria de Finanças;O Setor, Quadra e Lote (SQL) do imóvel;Declaração da atividade da empresa;Certificado de conclusão de imóvel recém-construído. Quais são as licenças necessárias para emissão do Alvará de Funcionamento? Para validar o Alvará de Funcionamento, são necessárias algumas licenças específicas para que a empresa exerça suas atividades. Confira: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB): emitida pelo Corpo de Bombeiros, tem como objetivo verificar se o local cumpre as normas de segurança;Licença Ambiental: os órgãos municipais e estaduais, referentes ao meio ambiente e ao Ibama, são os responsáveis por expedir essa licença;Licença Sanitária: envolve órgãos municipais,…

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Como se preparar para a Black Friday?

Tradicionalmente aguardada todo final de ano, a Black Friday conquistou o gosto dos brasileiros a partir do ano de 2010. A “Sexta-feira Negra” é conhecida por oferecer descontos consideráveis de diversos produtos.  Você pode não ter se dado conta ainda, mas já estamos entrando na fase final deste ano. Por isso, preparamos algumas dicas sobre como se preparar para a Black Friday. Planejamento e divulgação Apesar do sucesso, muitos lojistas ainda se queixam de não conseguirem atingir as vendas esperadas para a Black Friday. Na maioria das vezes isso acontece por falta de planejamento e divulgação. O planejamento para este dia deve acontecer com alguns meses de antecedência, para que você consiga avaliar quais produtos e descontos serão oferecidos com condições especiais para os consumidores. Ter um planejamento sólido faz toda a diferença na hora das vendas. Outro ponto importante é o investimento em divulgação. De nada adianta você se planejar, organizar e não divulgar o que o seu negócio está se propondo a realizar. Por esse motivo, atente-se na divulgação, prepare o seu público através da criação de expectativas sobre o que a sua empresa irá oferecer neste dia. Essa divulgação pode ser feita através da segmentação de anúncios, preparação de canais próprios de comunicação e utilização em massa das redes sociais. Investir em Landing Pages para captação de informações do público para disparo de e-mails de ofertas também é uma ótima estratégia. Estoque e atendimento Além de preparar a divulgação e se planejar, é preciso também organizar o seu estoque e a equipe de atendimento. Ninguém quer ter imprevistos desagradáveis em plena oportunidade de aumentar as vendas, não é mesmo? Então se preocupe sobre esses dois temas. Não adianta oferecer bons descontos e montar uma estratégia de vendas eficiente se não houver estoque suficiente. Sendo assim, analise e organize o estoque da sua empresa de modo a se preparar para as vendas que você prevê realizar. O atendimento também é essencial nessa estratégia de como se preparar para a Black Friday. Todo cliente gosta de ser bem atendido e ter suas dúvidas sanadas de forma rápida e intimista. Portanto, invista em uma boa comunicação entre a sua empresa e o cliente.  Promoções reais Com certeza você não ouviu falar sobre a banalização da Black Friday devido a promoções e ofertas fraudulentas. Tanto que este dia já até recebeu o apelido de “Black Fraude”, pois acontece muitas vezes de serem divulgados preços exorbitantes no período anterior à Black Friday para que no dia das promoções os preços caiam para o valor considerado normal. Não tente enganar o seu público. Fuja do óbvio e invista em promoções reais que gerem engajamento para o seu negócio, chamando atenção para ofertas fidedignas ao que a sua empresa está disposta a oferecer. Dessa forma, você conseguirá maior credibilidade. Aumente a validade dos descontos Considerar estender ou até mesmo antecipar a validade dos descontos dos seus produtos pode despertar o interesse do público da sua empresa. Fazer uma Black Week ou prorrogar os descontos…

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Quando faz sentido ser EIRELI?

Abrir um negócio envolve inúmeros dilemas que muitas vezes perturbam os aspirantes ao empreendedorismo. Um desses dilemas é abrir uma empresa sem sócio, que pode ser justificado por muitos motivos. Uma das opções que permitem esse tipo de negócio é a EIRELI, mas, quando faz sentido ser EIRELI? Antes de optar por esse tipo de natureza jurídica para a sua empresa, você precisa entender o que é uma EIRELI e quais as suas vantagens e desvantagens. O que é EIRELI? Criado em 2011, EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é um formato jurídico que permite legalizar o negócio como sociedade limitada. Com o objetivo de acabar com os “sócios fantasmas”, a Receita Federal criou a EIRELI para que não fosse mais necessário ter um sócio para abrir um negócio. Essa natureza jurídica defende através da Lei 12.441/2011 que, em casos de falência ou dívidas da empresa, o empresário não responderá com os seus próprios bens. Nessas situações, o acordo é feito através do capital social integralizado da empresa. No entanto, vale ressaltar que isso é válido desde que o responsável legal da empresa não pratique atos ilícitos, como fraudes e lavagem de dinheiro. Sendo assim, visa que a empresa seja capaz de responder pelos seus atos através de recursos próprios, não interferindo no patrimônio do seu responsável. Quais são as vantagens? As características trazidas por esse formato jurídico resguarda alguns benefícios para a empresa e também para o empresário, como: Exercer a atividade da empresa sem sócio;Reduzir a informalidade, exercendo a atividade de forma legal;Escolher o melhor regime de tributação;Não ter limite de faturamento;Incentivo à inovação tecnológica e o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador); Essas são algumas das principais vantagens que a EIRELI pode oferecer. Caso o seu negócio careça desses benefícios, é importante equalizar se esses pontos são capazes de suprir as suas necessidades. Quais são as desvantagens? Como nem tudo são flores, essa natureza jurídica também traz algumas desvantagens para a empresa. Listamos alguns, como: O responsável legal pode ter apenas uma EIRELI;O valor mínimo do capital social deve ser equivalente à 100 salários mínimos atuais; O valor de 100 salários mínimos não precisa ser integralizado no momento da abertura da empresa, podendo ser no decorrer. Portanto, considere os recursos necessários para que o seu negócio esteja enquadrado nas exigências da EIRELI. Quem pode ser EIRELI? A lista de atividades permitidas pela EIRELI é abrangente. Profissionais que atuam nos mercados de indústria, varejo, trabalho rural e prestação de serviço são atendidos por esse formato jurídico. Considerações finais A natureza jurídica EIRELI pode ser considerada por empresários que desejam abrir o próprio negócio sem sócio. Devido ao respaldo legal por trás da Lei 12.441/2011, o responsável legal não tem seu patrimônio atingido em casos de dívidas da empresa ou falência. Vale ressaltar que esse formato jurídico foi criado com o intuito de acabar com sócios fictícios. Antes, só era possível ter responsabilidade limitada na sociedade conhecida como LTDA, que exige dois ou mais sócios. Sendo assim, a EIRELI…

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