Quais são as diferenças entre consultório, clínica e centro médico?

Portrait of happy medical doctor woman in office.

Se graduar em medicina e passar pelo período de residência não é o único desafio que um profissional da saúde vai encontrar. Ao fim dessa etapa, você irá se deparar com mais um desafio, que é escolher qual caminho seguir. Quais são as diferenças entre consultório, clínica e centro médico?

Principalmente quando se trata da melhor escolha para fazer os seus atendimentos, seja para dar início a carreira, ingressar por meio de concurso ou abrir seu próprio estabelecimento de saúde. O profissional, muitas vezes, se vê dividido em escolher entre consultório, clínica ou um centro médico.

Neste sentido, embora os termos sejam constantemente usados como sinônimos, há diferenças fundamentais entre uma  clínica, um consultório e um centro médico que você deve saber, como, por exemplo, a infraestrutura do local, serviços prestados, questões legais e jurídicas.

A diferenciação desses locais impacta diretamente tanto para o dono do estabelecimento, quanto para o paciente que busca o atendimento. Para te ajudar a acabar com essas  incertezas através de toda a informação necessária, preparamos este artigo.

O que é um consultório médico? 

O principal foco do consultório é o atendimento aos pacientes. Neste sentido, é por este motivo que um consultório precisa ter uma estrutura básica, com espaço privado para os atendimentos, uma ou mais recepcionistas e o próprio médico.

Nesse tipo de estabelecimento, o médico poderá realizar algumas responsabilidades, como: consultar seus pacientes, realizar e solicitar exames, prescrever receitas e encaminhar os pacientes para outros consultórios, clínicas, centros médicos ou hospitais, caso seja necessário.

Por isso, normalmente, o consultório possui uma estrutura mais básica, porque ele funciona apenas para atender os pacientes. Nesse caso, por lei, pode-se abrir um consultório apenas com o CPF, sem a necessidade de um CNPJ. Por isso, os consultórios geralmente são menores e possuem uma infraestrutura mais simples do que as clínicas e centros médicos.

Além disso, é possível e até muito comum o profissional optar por um consultório compartilhado, ou seja, com vários médicos atendendo no mesmo prédio, cada um com sua sala e horário exclusivos ou podem até mesmo compartilhar a mesma sala de atendimento, desde que em horários diferentes.

Dessa forma, é possível dividir os custos com outros profissionais, como energia elétrica, água, telefone, aluguel do imóvel etc., ou seja: é uma vantagem.

O que é uma clínica médica?

A clínica médica costuma ser sempre maior do que um consultório, pois dentro dela são feitos outros tipos de procedimento além da consulta, por exemplo, pequenas cirurgias e exames mais complexos. Ou seja, a clínica é prestadora de serviços, pois contém mais equipamentos, espaço para internação e enfermagem. 

Neste tipo de estabelecimento, a estrutura da clínica deve concordar com a especialidade na qual ela abrange. Por exemplo, para abrir uma clínica de neurologia, você terá que equipá-la com eletroencefalograma, ecografia transfontanelar, ressonância, tomografia, etc.

Dessa forma, vários profissionais vão ajudar e fazer parte de uma clínica médica. Além disso, o espaço e os equipamentos que estão na clínica dependem do seu foco e objetivo. Justamente por isso, necessitam de uma equipe maior e mais especializada.

Vale ressaltar que, para abrir um consultório médico, você não precisará fazer a abertura de um CNPJ, pois poderá atuar legalmente como pessoa física, necessitando apenas do seu CPF e do laudo de avaliação do imóvel pela Vigilância Sanitária.

Contudo, poderá ser necessário apresentar outros documentos, como o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), alvará de funcionamento expedido pela prefeitura do município onde se localiza seu consultório e outros tipos de certificados dependendo da cidade.

O que é um centro médico?

Os centros médicos se assemelham bastante com as clínicas. Por isso, é comum que as pessoas confundam cada um dos locais e não saibam suas principais diferenças.

Porém, podemos dizer que o centro médico é uma conjunção de clínicas e consultórios, pois encontram-se várias instalações para oferecer diversos serviços de saúde. Para ser um centro médico, é preciso que ele tenha, obrigatoriamente, mais de um serviço na mesma localidade.

Sendo assim, enquanto as clínicas concentram profissionais de apenas uma especialidade, os centros médicos contam com profissionais de várias especialidades – e, da mesma forma que as clínicas, os centros médicos também podem ter salas de cirurgia, consultórios de atendimento e salas de exames – e por lei, precisam ter um CNPJ. 

Quais as principais diferenças entre um consultório, uma  clínica e  um centro médico?

A infraestrutura:

  • Consultório: possui uma estrutura mais simples, podendo ser apenas uma sala com poucos equipamentos (como computador, impressora, maca, dentre outros);
  • Clínica: possui um ambiente maior que os consultórios, porém geralmente menor que os centros médicos. As clínicas possuem uma especialidade a ser trabalhada e, dessa forma, devem ter os equipamentos necessários para que este trabalho seja feito;
  • Centro médico: de maneira geral, é visto como a união de várias clínicas que possuem diferentes especialidades. Ou seja, em um centro médico é possível ter salas de cirurgia, consultórios de atendimento e também salas de exames relacionados à especialidades do local.

Atividades:

  • Consultório: são realizadas consultas, encaminhamento para outros profissionais, prescrição de receita e requisição para exames;
  • Clínica: os procedimentos realizados podem ser mais complexos do que os que são feitos em consultórios. Nas clínicas são feitas intervenções médicas (como o diagnóstico e tratamento de doenças), consultas e alguns exames mais específicos (que dependem da especialidade do local);
  • Centro médico: um centro médico pode realizar diversas atividades, que vão desde consultas médicas até procedimentos cirúrgicos e exames, por exemplo. Neste local estão presentes profissionais de mais de uma especialidade, então as atividades realizadas mudam conforme os profissionais envolvidos.

Diferença jurídica: 

  • Consultório: por ser um empreendimento mais simples, pode ser criado apenas com a utilização do CPF;
  • Clínica: é um ambiente onde trabalham diversos profissionais (da mesma área). Por isso, para a sua instalação, deve-se abrir um CNPJ;
  • Centro médico: por possuírem tantas especialidades e profissionais diferentes, é fundamental que os centros médicos tenham um CNPJ para que possam ser instalados e, além disso, devem seguir rigidamente as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária, assim como as outras categorias.

Quais são as diferenças entre consultório, clínica e centro médico e qual a melhor opção para a sua carreira médica?

Fazer essa escolha, como mencionamos no início, é um grande desafio, mas a solução está nos seus principais objetivos. Vejamos:

  1. Você é um profissional que deseja “apenas” consultar os seus pacientes? Então o consultório  á é uma ótima opção que pode ser muito vantajosa.
  2. Se você deseja trabalhar em um local que já existe, deve analisar as oportunidades de clínicas ou centros médicos disponíveis.
  3. Agora, deseja se inserir em um lugar que tenha mais médicos com a sua especialidade? Então o ideal é uma clínica.
  4. Já se você quer trabalhar em um local que fornece diversos serviços e especialistas diferentes e por onde já passaram “vários outros profissionais”, o centro médico é a opção ideal.

Sendo assim, os principais pontos a serem analisados estão relacionados à sua especialidade, ao seu interesse, aos serviços que você quer oferecer e também, ao dinheiro disponível.

Conclusão

Após essa leitura, você conseguiu entender a diferença entre um consultório, uma clínica e um centro médico? Isso será muito importante, pois irá definir a trajetória que sua carreira irá seguir.

Sabemos que neste momento, um apoio profissional se faz necessário e nós podemos te ajudar!

Na Valor Contabilidade, possuímos uma equipe de colaboradores especializados para lhe auxiliar desde a abertura, até os trâmites para regularização, direitos e deveres da sua

clinica, centro médico ou consultório! Agende hoje mesmo uma conversa com um de nossos consultores.

Confira outros Artigos

Empreendedorismo

Qual o melhor tipo de empresa para nutricionistas?

Nutricionistas que desejam formalizar o trabalho precisam entender que escolher o tipo de empresa certo é um passo essencial. A decisão pode impactar diretamente a