Controle os gastos da sua empresa de forma simples!

Marketing  // 24 de Junho de 2020

Controlar os gastos do seu negócio nunca foi tão importante quanto agora! Superar uma crise sem ter um controle sobre a saúde financeira da sua empresa, é quase que uma aventura.

Por não ser uma obrigação externa, ou seja, aquela que não resulta em multa ou penalizações, muitos empreendedores não se atentam para relatórios internos importantíssimos, como o controle de gastos.

Nem sempre é tão simples identificar e organizar os gastos de um negócio, por isso é importantíssimo ter um controle sobre a situação.

Controlando os gastos de forma eficiente

1) O básico que muitos não respeitam!

Já abordamos diversas vezes essa primeira dica (mas muitos não seguem, né?): separe a sua pessoa física da pessoa jurídica!!!

Misturar as contas, só vai complicar a sua vida! Fica muito mais difícil encontrar quais são os principais gastos que oneram o negócio, já que não saberá se são os gastos pessoais ou da atividade que estão gerando prejuízos.

2) Planejamento financeiro

Se você é um(a) profissional liberal, micro ou pequenoempresário sabe exatamente que tanto o seu negócio, quanto a sua vida pessoal, não possuem uma renda fixa.

É extremamente importante se planejar nesses casos.

Organize as contas a receber e a pagar, defina valores para retiradas pessoais e porcentagens para realização de investimentos.

3) Preveja suas despesas

Algumas das suas despesas são fixas ou postergadas. Nesses casos, você consegue saber exatamente quando terá que honrar com o seu compromisso.

4) Capital de giro

O Capital de Giro é o responsável por garantir o mínimo possível de operação. Trabalhar com esse número primordial para as suas atividades, fará com que o empreendedor possa medir o quanto terá que trabalhar para continuar (no mínimo) operando.

A contabilidade consultiva como ferramenta de apoio

A contabilidade consultiva vai muito além da clássica imagem do contador, buscando agregar ao negócio do cliente com:

Consultorias de gestão;

Relatórios inteligentes com dados relevantes sobre o negócio;

Acompanhamento próximo;

Planejamento tributário inteligente;

Diagnóstico da saúde financeira.

Ter um acompanhamento humanizado e baseado em dados, fará com que o empreendedor tenha total clareza de onde poderá investir ou economizar recursos.

Conclusão

Não deixe que o operacional do seu negócio “engula” toda a sua estratégia. Se não tiver dando conta dos assuntos administrativos, delegue ou converse com o seu contador.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo 🙂