Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, muitos aspirantes ao empreendedorismo ainda têm dúvidas de como abrir uma empresa do jeito certo. Sendo assim, no artigo de hoje vamos mostrar o jeito mais prático de se tornar PJ (Pessoa Jurídica).
De antemão, você precisa entender que ser Pessoa Jurídica pode trazer muitos benefícios para o seu negócio e para você. Além disso, serão evitadas muitas dores de cabeça no futuro. Vamos entender como funciona o processo?
O que é Pessoa Jurídica?
A Pessoa Jurídica (também conhecida popularmente como PJ) é uma entidade por uma ou mais pessoas físicas que querem formalizar um negócio. Essas entidades têm um propósito e precisam ser registradas através do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Para PJ, o CNPJ é equivalente ao CPF para as pessoas físicas. Esse documento é necessário para que qualquer empresa possa exercer suas atividades de forma legalizada.
Como obter um CNPJ?
Agora que você já sabe o que é Pessoa Jurídica e CNPJ, vamos entender como obter a inscrição do CNPJ.
O cadastro do CNPJ requer o preenchimento de uma ficha cadastral de pessoa jurídica. Nela, você precisa informar qual é a razão social da empresa, o nome fantasia, quem serão os sócios e quais as atividades principal e secundária.
Todo esse processo pode ser feito integralmente online através do site da Receita Federal. A abertura do CNPJ é de graça, o que pode significar uma grande economia, sobretudo para os Microempreendedores Individuais.
Escolha da Natureza Jurídica
Qual será o objetivo do seu negócio? Para escolher a Natureza Jurídica mais adequada para a sua empresa, é preciso definir o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
Através da definição do CNAE da sua empresa, você poderá escolher o melhor formato jurídico. Sendo assim, caso tiver dificuldades, consulte um contador para lhe orientar durante esse processo.
• Como a contabilidade pode ser fundamental na gestão do seu negócio?
Os formatos jurídicos mais comuns são:
- Microempreendedor Individual (MEI);
- Microempresa (ME);
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
- Sociedade Limitada (LTDA).
Quais as vantagens de ser tornar Pessoa Jurídica?
Você já entendeu o processo para obtenção de um CNPJ, agora quer entender quais são os benefícios de se tornar PJ? Vamos lá!
O cadastro de pessoa jurídica traz vantagens para você e para o seu negócio, como:
- Emissão de Notas Fiscais;
- Contribuição previdenciária;
- Recolhimento adequado dos impostos;
- Negociação com fornecedores;
- Formalização legal.
Conclusão
Abrir o próprio negócio dentro das orientações legais é a melhor forma de sair da informalidade e se consolidar. Portanto, considere obter um CNPJ para desfrutar dos benefícios de se tornar PJ e consulte um contador especialista para te auxiliar nesse processo.