Como planejar o crescimento de um negócio?

Marketing  // 20 de Maio de 2020

Planejar o crescimento de um negócio não é uma tarefa simples, principalmente se considerarmos o momento no qual estamos vivendo.

São muitas variáveis envolvidas e a vida do gestor pode acabar ficando cada vez mais confusa. Para expandir corretamente, mesmo nesse cenário de pandemia, você precisará de muita estratégia e da ajuda do seu contador.

Entender como o seu mercado está se comportando é primordial, pois caso a sua empresa não esteja sendo tão impactada, se os seus concorrentes estão sofrendo de alguma forma, você também corre riscos.

Confira em nosso artigo com estruturar de forma eficaz os seus próximos passos.

Planejamento financeiro

Antes de mais nada, faça um “check up” completo da saúde do seu negócio. Emita todos os relatórios financeiros possíveis e chama seu contador.

Fazer um planejamento financeiro preciso pode mudar os rumos de sua empresa. Com ele que você terá uma projeção real das receitas e despesas, sabendo ao certo a situação econômica do seu negócio no período vindouro.

Você definirá a disponibilidade de recursos que terá para capital de giro, investimentos e assim pode direcionar melhor seu uso. Da mesma forma, pode identificar a necessidade de cortes ou mudanças para não arcar com prejuízos.

Observando o mercado

O objetivo de fazer um estudo de mercado é entender o setor em que sua empresa se insere e, através disso, identificar as melhores oportunidades, os pontos fortes e fracos e determinar com precisão a situação atual da empresa nesse contexto.

Identifique quais são as maiores ameaças e também as vantagens que você tem diante da sua concorrência, tendo uma espécie de “mapa” do mercado em mãos.

Conhecer o mercado consumidor é fundamental para pavimentar o caminho do sucesso, pois ao determinar essas variáveis, você pode fundamentar novos objetivos e também traçar uma estratégia de marketing muito mais precisa.

Estudar o mercado é um dos pontos cruciais para estruturar o crescimento de um negócio.

Estou pronto para crescer?

Nem sempre crescimento significa desenvolvimento. Não adianta crescer se você piorar a qualidade do serviço ou do produto que oferece. Crie uma estratégia para que você possa crescer com controle e mantendo o seu padrão de excelência.

Valorize seus colaboradores e identifique necessidades não atendidas, talentos disponíveis e liste tudo de maneira a ter um organograma preciso do funcionamento da sua organização.

A qualidade do que você se propõe não pode cair, pois, quando uma empresa evolui, é natural que a demanda e responsabilidades aumentem.

Com essas atitudes, sua empresa conseguirá se manter competitiva e até alcançar o desejado crescimento, mesmo em um cenário desfavorável. O mais importante é você tomar as decisões certas e ter conhecimento preciso do mercado no qual está inserido.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo 🙂