Como organizar o seu fluxo de caixa?

Marketing // 04 de Março de 2018

Invista na organização e análisde do seu financeiro.

Uma boa gestão empresarial passa pela saúde financeira do negócio. O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta para medir e controlar todos o todo o capital que entra e sai da empresa.

Na realidade, muitos gestores não sabem realizar um controle financeiro eficaz, mesmo sabendo da importância e a necessidade de um fluxo de caixa.

Organizar e manter o fluxo de caixa com um bom funcionamento precisa ser realidade no seu negócio. Confira algumas dicas de como organizar e implementar um bom fluxo de caixa.

Preveja os seus cenários financeiros

Não existe uma gestão eficiente sem um bom planejamento financeiro. Estar um passo à frente dos cenários financeiros que o negócio atravessará, permitirá ao gestor tomar decisões antes mesmo de algum determinado ocorrido.

Planejar as despesas e receitas, trará mais competitividade ao negócio. Para que o planejamento seja feito de forma assertiva, todos as movimentações financeiras e dados importantes, precisam estar atualizados.

Principalmente para negócios que trabalham com estoque, o fluxo de caixa precisa de cuidados especiais, já que os custos e despesas, influenciam diretamente na qualidade do produto final.

A contabilidade como principal aliada

A contabilidade precisa cada vez mais ser utilizada como ferramenta de gestão nos negócios. O contador possui uma responsabilidade muito grande quando o assunto é fluxo de caixa.

Ele é uma figura muito importante, pois é responsável por diversas questões que afetam diretamente este processo, sendo as despesas com a folha de pagamento uma delas. A contabilidade responde pela emissão das guias de impostos da folha de pagamento (IRPF, DARF, FGTS, etc), elaboração e emissão de declarações ligadas à folha, como o demonstrativo do cálculo do INSS, por exemplo.

Essas informações são primordiais e um bom gestor deve exigi-las da contabilidade.

Lembrando que a execução do fluxo de caixa não é responsabilidade do contador, que está apenas auxiliando neste processo. A responsabilidade do fluxo de caixa é do gestor.

Se toda empresa precisa ter um CRC atuante para representá-la, é melhor você optar por uma contabilidade consultiva, onde o seu negócio certamente estará no centro.

Evolua para automação

O fluxo de caixa pode ser realizado com papel e caneta, planilha no excel, planilha do Google… É bem democrático! A profissionalização do seu negócio pede por um software financeiro.

Por mais que os métodos citados anteriormente sirvam para o seu fluxo, as melhores respostas você encontrará em um software. Os relatórios, segmentações e previsões automáticas que um programa financeiro permite, trará cada vez mais clareza para o seu negócio.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo 🙂