Empreender no Brasil é um desafio e tanto, ainda mais quando falamos sobre manter a saúde financeira do negócio. As burocracias que o empreendedor se depara ao longo do caminho pode ser considerado um dos maiores problemas que envolvem o financeiro do meio empresarial.
Como entendemos a dificuldade dos empreendedores sobre como manter as finanças do negócio saudável, separamos algumas dicas para te ajudar na gestão financeira da sua jornada empreendedora. Confira a seguir.
Planejamento Financeiro
Planejar é quase uma regra quando abordamos o mundo dos negócios. Sem planejamento, as chances de os processos desandarem são muito grandes. Com as finanças não é diferente, já que, para manter uma boa gestão financeira, o planejamento é primordial.
Através do planejamento financeiro você, como empreendedor, pode ter uma visão amplificada sobre os valores a receber e a pagar, as despesas, o capital de giro, etc. Por esse motivo, o planejamento, junto com o orçamento, pode evitar que a sua empresa se depare com problemas no futuro.
Pessoa Física x Pessoa Jurídica
Como sempre falamos por aqui, a separação patrimonial da pessoa física da pessoa jurídica é um dos pontos mais importantes para obter sucesso financeiro.
É muito comum empreendedores misturarem as despesas pessoais com as despesas empresariais. Além de ser errado, essa mistura causa grande confusão nas contas e pode gerar muitos problemas futuros.
Portanto, priorize a separação dos patrimônios pessoais e empresariais, visando garantir o controle financeiro total do seu negócio.
Reserva de Emergência
Caso você já seja empreendedor, sabe que existem períodos onde o lucro pode ser mais baixo e as contas podem entrar no vermelho. Por esse motivo, a reserva de emergência para a sua empresa é um grande aliado para manter a saúde financeira.
Este fundo de emergência serve para que, mesmo em períodos complicados, a sua empresa consiga arcar com as despesas básicas para o seu funcionamento, como aluguel e folha de pagamento, por exemplo.
O indicado é que essa reserva esteja garantida para, pelo menos, 3 meses de “sobrevivência” do negócio.
Desempenho financeiro
Além de todo o trabalho citado nos tópicos anteriores, o empreendedor também precisa analisar o desempenho financeiro da empresa.
• A margem de lucro ideal para o seu negócio
Para essa análise, existem relatórios como a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e o Balanço Patrimonial, que são de responsabilidade do contador.
Conhecer detalhadamente as finanças do negócio ajuda nas tomadas de decisão. Portanto, nada de deixar o controle financeiro da sua empresa atrasado. Mantenha uma boa saúde financeira para o seu negócio, isso é com certeza um ponto imprescindível para o sucesso.