Como desenvolver metas e entender indicadores no seu negócio?
Marketing // 25 de Março de 2020
Veja como as metas e seus indicadores podem ajudar em seu negócio.
Todo negócio que pretende se desenvolver estipula metas para atingir. As metas fazem parte da nossa realidade, porém muito das vezes, são desenvolvidas sem muito embasamento e sem um objetivo claro.
Além do desenvolvimento das metas sem embasamento, a análise sobre elas também são realizadas de maneira errada, ignorando, não tendo acesso ou não sabendo interpretar os indicadores.
O mercado está cada vez mais competitivo, por isso há uma necessidade de estar por dentro de todas as novas metodologias para traçar estratégias efetivas.
As metas e os indicadores estão acompanhado a transformação digital, por conta disso, ainda há muitas dificuldades e erros nas aplicações dessas ferramentas, na prática.
Como definir uma meta
O conceito meta pode ser resumida no seguinte exemplo:
META = OBJETIVO + VALOR + PRAZO
“A meta é (=) aumentar o faturamento do negócio (+) em 20% (+) até dezembro”
Não caia no erro de se deixar levar por todas as “incríveis” projeções de crescimento que você está elaborando e esquecer do mundo real. Metas fantasiosas podem frustrar ou até mesmo fechar o seu negócio.
Defina algo que seja estratégico para motivar as pessoas, mas que, ao mesmo tempo seja possível de atingir. Selecione metas que vão agregar na evolução da empresa, afinal, toda meta precisa ser uma resposta ao seu crescimento.
Determina prazos para suas metas. Não tenha medo de não conseguir atingi-las, as metas são feitas para mensurar a sua evolução e não para preencher o seu ego.
Os indicadores
Não basta somente definir metas. As suas projeções precisam ser medidas e analisadas constantemente.
Após o desenvolvimento das suas metas, estipule quais indicadores podem medi-las.
Exemplo:
META = Faturar R$ 360.000,00 até o final do ano
INDICADORES = Relatórios financeiros sobre o faturamento da empresa, com filtros semestrais, trimestrais e mensais.
A meta pode ter mais de um indicador, dependendo do caso.
“Como acompanho os meus indicadores?”
Para muitos assuntos gerenciais, se o seu negócio conta com uma contabilidade consultiva muitos relatórios emitidos por ela, podem ajudar no acompanhamento. Caso a sua meta não depende desses relatórios ou se o seu negócio não conta com uma contabilidade consultiva, invista no software necessário ou crie uma planilha para o acompanhamento.
Estipule periodicidade, para acompanhamento das metas, para avaliar se elas estão sendo atingidas nos prazos estipulados.
Caso os projetos estejam dentro do planejado, ainda assim, você poderá pensar em ações para crescer ainda mais.
Se em sua análise você percebeu que os objetivos não estão sendo atingidos conforme o planejado, tenha calma.
O primeiro passo é encontrar o motivo do desvio de planejamento e trabalhar nele. Caso esse desvio possa ser solucionado por outro profissional, entre em contato.
O Conta Azul tem alguns exemplos sobre como colocar cliente no centro da gestão por indicadores:
“NPS: o Net Promoter Score mede qual a probabilidade de atuais clientes indicarem o seu produto ou serviço para amigos e familiares. Mede de maneira efetiva a relação dos seus clientes com a sua marca.
CSAT: Customer Satisfaction Score mostra a satisfação dos clientes com aspectos específicos da empresa. Excelente para otimizar pontos positivos e consertar erros e possíveis insatisfações.
CES: o Customer Effort Score mostra quanto esforço o seu cliente teve que despender para resolver algum problema que ele teve com seu produto ou serviço. Assim, ótimo para medir o desempenho do atendimento e suporte da empresa.
CEV: o Costumer Emotional Value mede a satisfação do cliente em aspectos mais direcionado a questões emocionais. Ou seja, basicamente, o carinho que os clientes tem pela sua marca.”
Por isso uma boa assessoria contábil, que adota o modelo consultivo, agregará demais ao desenvolvimento do seu negócio.
Suelen Guimarães
Sócia-fundadora e a pessoa por trás da marca Valor Contabilidade.
Apaixonada por contabilidade, família, culinária, dança e sorrir.
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