Como as métricas utilizadas por startups podem ajudar no seu negócio?
Marketing // 1 de abril de 2020
Para o seu negócio evoluir, é necessário conhecer alguns dos mais importantes indicativos sobre crescimento!
A década de 2010 ficará marcada como o “boom! das startups”. Em um mercado tão complexo e competitivo, como o das startups, todos os negócios podem aprender muito, seja com as suas inovações e até mesmo com seus modelos de gestão.
No Brasil, pesquisas apontam, que uma em cada quatro startups “morre” no primeiro ano. Se considerarmos quatro anos, as chances de sobrevivência são de apenas 50%. Estendendo para 10 anos, 75% não vão existir mais.
Por isso, as startups investem muito em análise de dados, seja para projeções ou monitoramento. Muitas dessas métricas possuem um vocabulário muito próprio do mundo da tecnologia, mas vamos apresentando com calma para vocês.
Vamos lá?
Métricas das startups para PMEs
Churn
Você sabe quantos clientes cancelam seu serviço? O churn, normalmente é calculado por mês através de um percentual.
Exemplo: Você perdeu 10 clientes durante o mês e sua base total era de 200, significa que sua taxa de churn é de 5%.
Obviamente, quanto menor for o seu churn, melhor!
MRR
“Ai! Começaram as siglas!”
Calma.
Monthly Recurring Revenue ou Receita Mensal Recorrente. É utilizada para medir o quanto sua empresa consegue ter de receita mensal.
Muito comum em startups SAAS (software as a service), o objetivo é não calcular os serviços pontuais que a empresa presta, como matrícula ou adesão, por exemplo. Essa métrica te ajuda a ter uma melhor noção de quanto você vai conseguir faturar nos próximos meses.
Break Even Point
No mundo das empresas de tecnologia, a figura do investidor é muito presente e em muitos casos, essas empresas atuam um tempo no vermelho. Quando há o retorno e o negócio começa a atuar no azul, chamamos de Break Even Point.
Espero que todos vocês estejam aí.
CAC
Significa Custo de Aquisição de Cliente. As startups costuma investir bastante em marketing.
Exemplo: Se o seu negócio investiu R$ 1.000 em marketing e vendas por mês, é preciso que os clientes adquiridos por meio desses investimentos paguem, pelo menos, esses R$ 1.000 de volta durante um período. É simples!
Vamos lá! Seu negócio conquistou 10 novos clientes com esse investimento de R$ 1.000, e cada um deles custou R$ 100.
A mensalidade do seu serviço custa R$ 50,00, isso significa, que esse cliente, só irá “se pagar” no 2º mês de mensalidade.
Caso o seu negócio venda contratos anuais, por exemplo, você conquistou R$ 600,00, com R$ 100,00 investido.
Conclusão
Por isso uma boa assessoria contábil, que adota o modelo consultivo, agregará demais ao desenvolvimento do seu negócio. A contabilidade consultiva, entregará relatórios riquíssimos para o seu negócio, onde o gestor poderá tirar muitos insights!
Suelen Guimarães
Sócia-fundadora e a pessoa por trás da marca Valor Contabilidade.
Apaixonada por contabilidade, família, culinária, dança e sorrir.
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