Como adotar o atendimento preferencial na sua clínica odontológica?

Compreender e incorporar o atendimento preferencial na sua clínica odontológica pode ser muito  útil para melhorar a satisfação do paciente. Afinal, o  atendimento preferencial é uma regra bastante difundida  onde se presta atendimento ao público. Ou seja: isso não pode ser negligenciado. É um direito das pessoas, sendo assim, também é um dever que esse direito seja cumprido.

E para te ajudar a implementar este tipo de atendimento na sua clínica, nós preparamos este artigo que contém tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Atendimento preferencial: o que é?

Este tipo de atendimento diz respeito a uma prioridade dada a pessoas que atentem a perfis específicos. 

Para assegurar o direito de quem tem preferencia na hora de ser atendido, foi estabelecida a  lei 10.048/2000, a qual traz o atendimento prioritário para alguns estabelecimentos, tais como: bancos; locais onde prestam atendimento ao público, empreendimento ou locais de transporte público, entre outros.

Segundo essa lei, a esfera privada não está condicionada a oferecer a prioridade no atendimento. Porém,  para cativar clientes e melhorar sua experiência, muitos empreendimentos, principalmente clínicas e consultórios, adotam esse tipo de organização.

Isso porque, o atendimento preferencial mostra fundamental para que a sua clínica odontológica possa virar referência quando o assunto for atendimento. A experiência de seus pacientes conta muito para a popularidade do seu negócio. Afinal, todos desejam ser tratados com atenção e cuidado.

Quem tem direito ao atendimento preferencial?

O Atendimento Preferencial não é uma regra decidida pela pessoa que organiza e administra o local. Trata-se de uma situação séria que visa ajudar quem realmente precisa dessa condição.

Por isso, é importante  saber explicar para os pacientes como funciona esse processo, assim eles podem compreender quando se encaixam aos critérios de preferência e quando não. Essa atitude pode evitar diversos tipos de  transtornos ou desgastes.

Falando de forma jurídica sobre o assunto, vale ressaltar que a lei que rege esta regra deixa bem claro quais são os cidadãos que necessitam de prioridade total.

Para a  Lei nº 10.048/2000, as pessoas para quem o Atendimento Preferencial é obrigatório são:

  • gestantes e lactantes;
  • pessoas com 60 anos ou mais;
  • pessoas com crianças de colo;
  • pessoas com deficiência;
  • obesos.

Sendo assim, estas condições apresentadas são inegociáveis e precisam ser entendidas e  aplicadas.  

Como implementar o atendimento preferencial no seu consultório odontológico?

Existem dois pontos que se diferenciam quanto a organização do atendimento preferencial: 

1.  Comparecimento de pacientes sem hora marcada, 

2. Atendimentos com hora marcada. 

Quando o assunto é o pronto atendimento,é importante que sejam criadas duas filas de atendimento diferente, através da distribuição de senhas distintas para os pacientes prioritários.

No caso de quem será atendido com hora marcada, o controle se torna menos complicado.

Isso porque, as consultas com horários muito próximos são geralmente evitadas para facilitar o atendimento da recepção e reduzir tempo de espera entre os pacientes. Caso essa não seja a realidade na sua clínica, é bom ter isso em mente!

Contudo, mesmo quem lida com pacientes de perfil predominantemente preferencial tem a possibilidade de criar escalas de prioridade não previstas em lei,como mencionamos acima. Para isso, o setor responsável precisará organizar a agenda priorizando atendimentos preferenciais.

Estar atento as regras do atendimento preferencial é muito  importante para que a clínica cumpra a lei, mas também para preservar a satisfação de seus pacientes. Afinal, eles devem ser tratados com empatia, carinho e respeito, não é mesmo? Pois além de tudo, uma boa experiência com seu consultório faz com que eles decidam voltar sempre que necessitarem de uma assistência profissional. Ou seja: é sobre fidelização!

Sendo assim,  é necessário ter em mente que um atendimento de qualidade considera as particularidades de cada pessoa atendida, para ser possível harmonizar os interesses de todos.

Conclusão:

o atendimento preferencial pode se tornar um verdadeiro aliado para o seu consultório. Esse tipo de serviço alinhada a uma gestão eficiente pode te ajudar a alavancar os seus serviços e fazer com que seus pacientes permaneçam satisfeitos com seu ambiente profissional.

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