Compreender e incorporar o atendimento preferencial na sua clínica odontológica pode ser muito útil para melhorar a satisfação do paciente. Afinal, o atendimento preferencial é uma regra bastante difundida onde se presta atendimento ao público. Ou seja: isso não pode ser negligenciado. É um direito das pessoas, sendo assim, também é um dever que esse direito seja cumprido.
E para te ajudar a implementar este tipo de atendimento na sua clínica, nós preparamos este artigo que contém tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Atendimento preferencial: o que é?
Este tipo de atendimento diz respeito a uma prioridade dada a pessoas que atentem a perfis específicos.
Para assegurar o direito de quem tem preferencia na hora de ser atendido, foi estabelecida a lei 10.048/2000, a qual traz o atendimento prioritário para alguns estabelecimentos, tais como: bancos; locais onde prestam atendimento ao público, empreendimento ou locais de transporte público, entre outros.
Segundo essa lei, a esfera privada não está condicionada a oferecer a prioridade no atendimento. Porém, para cativar clientes e melhorar sua experiência, muitos empreendimentos, principalmente clínicas e consultórios, adotam esse tipo de organização.
Isso porque, o atendimento preferencial mostra fundamental para que a sua clínica odontológica possa virar referência quando o assunto for atendimento. A experiência de seus pacientes conta muito para a popularidade do seu negócio. Afinal, todos desejam ser tratados com atenção e cuidado.
Quem tem direito ao atendimento preferencial?
O Atendimento Preferencial não é uma regra decidida pela pessoa que organiza e administra o local. Trata-se de uma situação séria que visa ajudar quem realmente precisa dessa condição.
Por isso, é importante saber explicar para os pacientes como funciona esse processo, assim eles podem compreender quando se encaixam aos critérios de preferência e quando não. Essa atitude pode evitar diversos tipos de transtornos ou desgastes.
Falando de forma jurídica sobre o assunto, vale ressaltar que a lei que rege esta regra deixa bem claro quais são os cidadãos que necessitam de prioridade total.
Para a Lei nº 10.048/2000, as pessoas para quem o Atendimento Preferencial é obrigatório são:
- gestantes e lactantes;
- pessoas com 60 anos ou mais;
- pessoas com crianças de colo;
- pessoas com deficiência;
- obesos.
Sendo assim, estas condições apresentadas são inegociáveis e precisam ser entendidas e aplicadas.
Como implementar o atendimento preferencial no seu consultório odontológico?
Existem dois pontos que se diferenciam quanto a organização do atendimento preferencial:
1. Comparecimento de pacientes sem hora marcada,
2. Atendimentos com hora marcada.
Quando o assunto é o pronto atendimento,é importante que sejam criadas duas filas de atendimento diferente, através da distribuição de senhas distintas para os pacientes prioritários.
No caso de quem será atendido com hora marcada, o controle se torna menos complicado.
Isso porque, as consultas com horários muito próximos são geralmente evitadas para facilitar o atendimento da recepção e reduzir tempo de espera entre os pacientes. Caso essa não seja a realidade na sua clínica, é bom ter isso em mente!
Contudo, mesmo quem lida com pacientes de perfil predominantemente preferencial tem a possibilidade de criar escalas de prioridade não previstas em lei,como mencionamos acima. Para isso, o setor responsável precisará organizar a agenda priorizando atendimentos preferenciais.
Estar atento as regras do atendimento preferencial é muito importante para que a clínica cumpra a lei, mas também para preservar a satisfação de seus pacientes. Afinal, eles devem ser tratados com empatia, carinho e respeito, não é mesmo? Pois além de tudo, uma boa experiência com seu consultório faz com que eles decidam voltar sempre que necessitarem de uma assistência profissional. Ou seja: é sobre fidelização!
Sendo assim, é necessário ter em mente que um atendimento de qualidade considera as particularidades de cada pessoa atendida, para ser possível harmonizar os interesses de todos.
Conclusão:
o atendimento preferencial pode se tornar um verdadeiro aliado para o seu consultório. Esse tipo de serviço alinhada a uma gestão eficiente pode te ajudar a alavancar os seus serviços e fazer com que seus pacientes permaneçam satisfeitos com seu ambiente profissional.
Nós, da Valor Contabilidade, temos um time de especialistas contábeis preparados para ajudar na sua gestão! Agende uma conversa com um de nossos consultores e vamos juntos entender os passos necessários para um crescimento saudável!