Aprenda a precificar os seus serviços de forma assertiva

Por  Marketing da Valor

A precificação do seu serviço é primordial para o futuro do seu negócio.

Um dos dilemas de todo prestador de serviço é sobre como precificar os seus serviços. O preço do serviço é primordial para a competitividade do negócio no mercado e principalmente o seu posicionamento.

São diversos fatores que irão definir o seu preço, questões que muito das vezes, passam despercebidas no seu dia a dia. Um dos fatores que precisam ser definidos na concepção do negócio é a escolha do público-alvo, pois o preço do serviço precisa “conversar” com o seu público.

Fatores da precificação

Para definir o seu preço de uma forma simplificada e eficaz, vamos destacar e explicar os principais pontos para chegarmos ao nosso resultado:

1 – Intangibilidade

A principal diferença entre o comerciante e um prestador de serviço é a tangibilidade do produto. Para definir o preço de um produto temos como parâmetro diversos fatores como: materiais utilizados, medida, peso, usabilidade, etc.

Para diminuirmos essa intangibilidade, destaque a qualidade do trabalho, defina padrões de atendimento e analise a sua agilidade.

2 – Estrutura

Muitos serviços precisam de sistemas, ferramentas e a mínima estrutura para serem executados. Identifique quais são as suas necessidades para oferecer o melhor serviço e destaque o custo de cada item.

3 – Variações

Um dos fatores primordiais para a definição do preço, são as variações. A qualidade do serviço pode ser comprometida por alguns fatores, por exemplo: doença, horário, não cumprimento de algumas exigências, carga de trabalho, etc.

Liste todas essas possíveis variações e calcule o tempo de cada item.

4 – Custos, despesas e tributação

Identifique os seus custos, despesas e tributação para entender melhor o que precisa ser feito para o seu negócio “rodar”:

  • Custos: São os gastos vinculados ao serviço (custo do trabalho e custos materiais);
  • Despesas: Não estão diretamente ligados ao serviço (despesas variáveis e despesas fixas);
  • Tributação: Descubra qual é o seu regime tributário (Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional) e verifique com a sua contabilidade como é calculado todos os seus tributos.

5 – Margem de lucro

Após identificar e calcular os seus custos, despesas e tributação é o momento de definir a sua margem de lucro. É importantíssimo calcular o necessário para o seu retorno e o suficiente para a criação da reserva de contingência.

A reserva de contingência é importantíssima para as imprevisibilidades da jornada empreendedora.

Precificando por hora

Com todas as suas despesas, custos, tributos e margem de lucro calculados é o momento de definir uma métrica para a sua precificação.

Defina as suas horas trabalhadas por projeto e logo depois divida pela sua estimativa de retorno. Outra forma de definir o preço por hora, é estipular a sua carga horária diária e o quanto você irá se dedicar por cliente a cada dia.

Crie uma planilha de acompanhamento para a sua performance de trabalho. Essa planilha auxiliará no acompanhamento da sua hora de trabalho, permitindo que você possa alterar os seus valores com o passar do tempo e calcular o custo de cada cliente.

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