Para escolher um produto ou serviço, o cliente deve tomar uma decisão de compra consciente. Essa decisão de compra é baseada em emoções e gatilhos subconscientes. Por isso, ao montar sua estratégia para atrair mais clientes para o seu consultório, você deve considerar a mentalidade emocional do seu público-alvo. . Compreender a psicologia e o comportamento humano é necessário para criar aspectos que conduzam à ação necessária. Assim, os gatilhos emocionais tornam mais fácil para os consultórios capturar a atenção dos pacientes, se bem usados. Ou seja: a chave para o sucesso em qualquer negócio é uma compreensão da psicologia e do comportamento humano. Por isso, no artigo de hoje nós vamos te mostrar 6 gatilhos mentais que você poderá usar para atrair mais pacientes! Vamos lá?
O que são gatilhos mentais?
Segundo a ciência, os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes nos seres humanos. Para os negócios, isso significa que os gatilhos podem atrair a atenção de clientes e os influenciar a tomar decisões rápidas e focadas na mensagem da empresa.
Sendo assim, reagir aos gatilhos mentais é uma consequência natural das pessoas diante de estímulos externos, que podem ser estruturados de maneira estratégica para atrair sentimentos e emoções desejáveis.
Dessa forma, um gatilho mental pode ser ativado através de um ou mais dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Sendo os mais comuns os visuais e audíveis.
6 gatilhos mentais para atrair mais pacientes para o seu consultório médico
Como você pode perceber, o uso desses gatilhos são indispensáveis para que esses pacientes sejam atraídos com naturalidade, afinal, assim é possível fazer com que o cliente preste atenção em algo que ele ainda nem sabia que precisava.
Vamos aos 6 gatilhos que vão te ajudar a atrair mais pacientes!
- Garantia
Confiança é o que você precisa passar para o seu paciente, só assim ele terá certeza da garantia que o seu serviço oferece. Gatilhos emocionais, como a garantia, ajudam você a ganhar mais público. Você precisa ser transparente em suas informações e marketing para ganhar confiança. Comentários e depoimentos de clientes são ótimas maneiras de garantir a confiança do cliente. A garantia é um grande gatilho emocional que ajuda os clientes a permanecerem investidos em sua marca. Você já teve medo de perder algo ao comprar um produto ou serviço, ou receio de não ter tomado a decisão correta? Com certeza já! Dentre os gatilhos mentais na área médica, o da garantia elimina o medo do paciente possa ter sobre seu serviço ou o resultado.
- Escassez
A escassez é um gatilho emocional que você não pode ignorar. Através dele você pode, por exemplo, definir um limite de tempo para a compra de um serviço e definir a resposta que deseja. Isso agilizará a decisão de compra. Você pode influenciar as decisões do cliente de uma forma muito vantajosa. Pois a escassez garante que eles comprem seus serviços de maneira rápida.
O tempo é um grande gatilho que ajuda você a tomar decisões e compromissos rápidos. Isso acontece porque geralmente nós temos medo de perder boas oportunidades, a escassez faz com que tomemos decisões mais impulsivas.
- Aprovação Social
A prova social é certamente um dos principais gatilhos utilizados atualmente. Afinal, o consumidor tem uma tendência muito forte de valorizar e confiar na experiência de outras pessoas na hora de decidir sobre uma compra. Não é a toa que as pessoas tendem a olhar comentários e a buscar informações sobre os consultórios antes de buscar atendimento.
Assim, o que a prova social busca é comprovar a qualidade, a credibilidade do serviço oferecido. Para isso, uma das estratégias que você pode adotar é a publicação de depoimentos dos seus pacientes.
- Curiosidade
Tudo que é novidade tende a despertar interesse e a curiosidade das pessoas. É por isso que muitas empresas investem alto nas novidades, visando se manterem atrativas e relevantes para público. Assim, o gatilho da novidade tem essencialmente a função de criar o interesse no cliente a partir do destaque dado a produtos e serviços que agregam algum tipo de novidade. A premissa deste gatilho é mostrar que a proposta é algo que a pessoa não tenha visto e que pode gerar algum benefício que valha a pena.
- Humanização
O gatilho da humanização parte do princípio de que as pessoas buscam retribuir determinados comportamentos. Sendo assim, se um cliente sente que está sendo bem tratado e que a empresa se preocupa com as suas dores e necessidades, ele irá se sentir aberto retribuir de forma positiva.
Dessa forma, o que o gatilho da humanização faz é criar uma relação mais amigável com o consumidor, fazendo com que ele se sinta importante e valorizado, além disso, pessoas gostam de pessoas, pessoas compram de pessoas. Quase tudo que fazemos hoje é digital, quando o paciente tem contato com uma maior humanização, ele certamente sentirá um diferencial no serviço prestado.
- Urgência
Assim como a escassez, o gatilho da urgência também atua gerando um sentimento de receio da perda de uma oportunidade. Porém, a diferença é que aqui o foco está na percepção do tempo. Isso quer dizer que, se cria uma urgência para determinado comportamento. Na área médica esse gatilho tem muito valor. Afinal, quando as pessoas buscam atendimento, elas querem resolver rapidamente suas questões de saúde.
Nesses casos, o objetivo é fazer com que o consumidor tome a decisão de compra rapidamente; do contrário poderá perder a chance.
Conclusão:
Gatilhos emocionais ajudam a dar o empurrão final para promover a venda dos seus serviços. Assim, você pode incluir um gatilho emocional no funil de vendas e na etapa da jornada de comunicação.
Isso porque o uso de gatilhos mentais para vendas despontam como estratégias altamente eficazes quando o objetivo é otimizar a relação com o cliente e potencializar suas conversões. Prova disso é que atualmente essa ferramenta tem uma grande aceitação no mercado, além de um científico que prova que investir nesse tipo de ação é altamente vantajoso.
Agora que você já entende como os gatilhos mentais são efetivos no cenário das vendas, é importante se preparar para cuidar da gestão do seu consultório para receber esses novos pacientes, não é mesmo?
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