Quando o empreendedor decide abrir um negócio, os desafios podem gerar muitas inseguranças. Um desses desafios é a falta de recursos financeiros. Neste artigo, vamos trazer algumas 5 dicas para você conseguir crédito para abrir a sua empresa.
Com essas dicas, vamos esclarecer as principais dúvidas que envolvem a busca por crédito nas empresas. Sendo assim, será possível entender quais os cuidados necessários para a tomada de empréstimos e quais as melhores alternativas.
O que é o empréstimo empresarial?
Antes de tomar um empréstimo empresarial, precisamos entender o que ele é. O empréstimo é um crédito concedido para as empresas que pode ter diferentes finalidades.
O empréstimo empresarial pode ser concedido para a abertura da empresa ou para suprir o custo de algum investimento. Dessa forma, a empresa não fica no vermelho.
Quais as opções para conseguir crédito para abrir empresa?
Existem algumas formas para obtenção de crédito para abertura de empresa disponíveis no mercado. Avalie qual das opções é a mais interessante para a sua realidade.
Empréstimo Bancário
Apenas correspondentes bancários autorizados pelo Banco Central podem conceder empréstimo bancário.
Esses correspondentes são intermediários no atendimento de clientes de instituições financeiras e bancos que procuram serviços financeiros.
Empréstimo com garantia
No empréstimo com garantia, como sugere o nome, o cliente apresente um bem à instituição financeira para garantir o pagamento das parcelas. Os mais comuns nessa modalidade são os empréstimos com garantia de veículo e imóvel.
Como o cliente assegura o pagamento através da apresentação de um bem, o risco de inadimplência é bem menor. Em contrapartida, a instituição financeira pode oferecer juros mais baixos e prazos maiores para os pagamentos.
Crédito BNDES
O governo oferece opções de financiamento, com a do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que oferece produtos exclusivos para micro e pequenas empresas.
Além disso, o BNDES oferece cartão de crédito para compra de ativos para a empresa. O financiamento pode ser equivalente a 100% do valor do bem e o prazo para pagamento varia entre 3 e 48 parcelas mensais.
Crédito para capital de giro
O crédito para capital de giro é interessante para pequenas e médias empresas que precisam de recursos para suprir o pagamento das despesas da empresa.
Nesta modalidade, o empresário não precisa apresentar a finalidade da obtenção do empréstimo no momento da solicitação. O pagamento pode ser bimestral, semestral ou integral após o término do contrato.
Cooperativas de crédito
As cooperativas de crédito concedem opções de crédito semelhantes às de um agente comum, como o empréstimo para capital de giro.
A vantagem desta modalidade é a isenção de tributos como PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), haja vista que são organizações sem fins lucrativos. Sendo assim, oferecem melhores condições de crédito.
Considerações finais
Contratar um empréstimo empresarial pode ser imprescindível para a abertura e para o crescimento do seu negócio. Sendo assim, considere avaliar todos os pontos necessários para a concessão desse empréstimo.
Vale ressaltar também que é fundamental manter uma boa gestão financeira sobre o valor para que os recursos captados sejam direcionados aos objetivos corretos.