Ao iniciar a jornada empreendedora, muitos falam sobre como você deve oferecer o seu produto ou serviço, sobre a gestão do negócio, etc. Contudo, existe um ponto que também merece uma atenção especial: a precificação.
O objetivo principal de qualquer negócio é vender, mas, como saber o valor justo a ser cobrado pelos meus produtos ou serviços? Ninguém quer oferecer preços abusivos, mas quer obter lucro. Sendo assim, como posso definir os meus preços?
O que é preço de venda?
O preço de venda nada mais é que o valor a ser cobrado aos seus clientes para adquirir o seu produto ou serviço.
Esse preço deve ser pensado no lucro do negócio, ou seja, ele precisa cobrir os custos de produção, as despesas com a venda e também a porcentagem de lucro que você deseja obter para o seu negócio.
Ou seja, antes de determinar o preço de venda, precisamos colocar na ponta do lápis todos os custos e despesas necessários para produzir o que vai ser vendido.
Com essas informações em mãos, você consegue detalhar o valor total com os custos e, assim, determinar a porcentagem de lucro que deseja alcançar. A partir disso, é possível determinar o preço de venda.
O que são custos e gastos?
Antes da formação do seu preço de venda, você precisa entender alguns conceitos básicos que envolvem todo o universo que envolve a precificação. Sendo eles:
- Custos: são todos os gastos necessários para a produção de uma mercadoria, ou seja, mão de obra, depreciação, aquisição de mercadorias, juros, taxas e impostos.
- Gastos: são as saídas financeiras da empresa, podendo ser separados em investimentos, custos e despesas.
Por mais que muitas pessoas tenham uma visão negativa sobre os gastos e os custos, precisamos enxergá-los como algo bom para o negócio, afinal, são investimentos que poderão render frutos no futuro.
O que é lucro?
Como citamos acima, o objetivo de qualquer negócio é obter lucro. O lucro nada mais é que a diferença entre a receita de venda e os custos e despesas envolvidos na produção. Sendo assim, o lucro é um benefício econômico, tal qual a empresa consegue alcançar através de uma operação financeira, como as vendas.
• Como calcular um potencial de lucro?
Como calcular o preço de venda?
Para calcular o preço de venda justo para o seu negócio, você precisa analisar todos os custos e despesas. Dessa forma, você consegue calcular o investimento necessário para que a sua empresa produza os produtos que deseja ofertar.
Com esse valor em mãos, você pode acrescentar a porcentagem que lucro que acredita ser ideal para o seu negócio. Ao final, chegamos ao seguinte cálculo:
Preço de venda = custos + despesas + lucro
Um exemplo prático:
Custos:
Mercadoria = R$ 30,00 (1 unidade)
Fixo / Quantidade de produtos = R$ 500,00 / 20 = R$ 25,00
Variável = R$ 3,00 (embalagem)
Lucro
100% de lucro = R$ 58,00
Preço de venda = R$ 116,00
Por que preciso calcular o meu preço de venda?
Calcular o preço de venda do produto é um dos passos mais fundamentais para qualquer negócio. Saber tornar o preço do seu produto competitivo e justo diz muito sobre como os consumidores vão agregar valor ao seu negócio. Portanto, não ignore essa etapa.
Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como precificar o seu produto, conte com a Valor Contabilidade!