Quem decide iniciar um empreendimento, tem o desejo de ver o negócio crescer e prosperar. Esse é um objetivo considerável, afinal de contas, quanto maior a empresa, maiores são os seus investimentos. Contudo, você sabia que existem vantagens de ser um pequeno empreendedor?
O sucesso nem sempre precisa estar diretamente ligado ao tamanho do negócio. No entanto, ser pequeno muitas vezes traz muitos benefícios. Portanto, hoje vamos apresentar quais são essas vantagens.
Agilidade com mudanças
O mercado dita as tendências das empresas. Por esse motivo, quando há grandes mudanças, os negócios menores tendem a reagir mais rapidamente. A reformulação de estratégias é mais fácil, o que podemos considerar um fator muito importante.
Com um mercado cada vez mais globalizado, as reações mais rápidas de pequenas empresas pode ser interessante para clientes exigentes por inovação. Sendo assim, se você é um pequeno empreendedor, saiba que o seu negócio consegue se adaptar melhor que o grande a possíveis mudanças.
Proximidade com o cliente
Qual cliente não gosta de ter um tratamento mais próximo com as empresas? Por ter uma estrutura menor, pequenas empresas tendem a ter maior proximidade com o cliente, o que pode ser visto com bons olhos, já que é mais fácil entender os seus desejos.
Com cliente mais perto, sua empresa pode entender o que ele espera para que seus produtos estejam alinhados com as expectativas dele. Portanto, ter um tratamento mais próximo ao cliente por quem comanda o negócio, sem dúvidas é uma vantagem.
Crédito acessível
Os pequenos empreendedores podem contar com várias linhas de crédito do Governo Federal, bancos públicos e privados.
Por serem menores, os créditos para empresas pequenas são mais baratos. Para ter acesso a esse crédito mais barato, você vai precisar vender bem a sua ideia. Sendo assim, consulte o site do SEBRAE para ter acesso à essas informações.
Como ter sucesso sendo um pequeno empreendedor?
O sucesso de um empreendimento nem sempre precisa necessariamente estar ligado ao seu tamanho. As estratégias dizem muito sobre como o seu negócio vai se comportar dentro de um mercado globalizado.
Para que o seu negócio tenha sucesso, você precisa se preocupar com alguns pontos fundamentais:
- Gerar conexões com outros empreendedores;
- Ter um bom posicionamento nas redes sociais;
- Priorizar a qualidade do seu produto;
- Atender às expectativas dos seus clientes.
Não sou mais um pequeno empreendedor, e agora?
Ao iniciar um negócio, você definiu com um contador qual seria o porte da sua empresa. Certamente, o porte escolhido foi o pequeno. Entretanto, você desenvolveu planos e alcançou bons resultados e o seu negócio cresceu. E agora?
• Como planejar o crescimento de um negócio?
Antes de mais nada, você precisa entender que fez um excelente trabalho até aqui e precisa continuar aprimorando para que seja constante. Sendo assim, a atenção e dedicação ao seu negócio precisam ser maiores, já que ele também está maior.
Já que a sua empresa cresceu, agora mais do que antes você precisa das orientações de um contador experiente. A natureza jurídica da sua empresa muito provavelmente também terá que mudar, o que pede o trabalho de um especialista.
Não tenha medo de crescer e não se assuste quando o crescimento acontecer. Ele é consequência de um trabalho bem feito de quando você era pequeno e a tendência é ficar cada vez melhor, se consolidando no mercado.