Como criar um produto durante a crise?

Marketing  // 15 de Abril de 2020

Em momentos de instabilidade econômica, qualquer ação realizada pelas empresas estão tendo uma atenção redobrada.

Empresas que trabalham com venda de produtos estão recorrendo cada vez mais ao delivery como solução. Um modelo praticado a anos no ramo de alimentício, vem sendo incorporado por outros nichos comerciais.

Desenvolver seu próprio produto, seja ele um aparelho tecnológico ou um sanduíche com receita própria, é sempre um desafio para qualquer empreendedor. A essência da sua marca, passa por esses produtos.

Desenvolver um produto no meio de uma crise, pode parecer impossível, mas se bem estruturado e executado, poderá ser a sua salvação.

A estrutura na criação de um produto

Independentemente do momento vivido, é necessário estruturar o desenvolvimento do seu produto, por mais simples que ele seja.

Vamos aos principais pontos:

Público-alvo

Tudo em um negócio depende do consumidor e para vender, é preciso saber o que ele quer. A empresa em seu modelo de negócio precisa saber com quem ela vai conversar, na prototipação do seu produto, também é preciso.

Mesmo que você tenha uma hamburgueria voltada para o público jovem, um sanduíche com recheio de pimenta, não agradará a todos. Quem ele vai atingir?

Protótipo

Você consumiria o seu produto? Seus colaboradores, sócios e quem o cerca, também?

É o momento da tentativa e erro, não cometa o erro de lançar qualquer produto antes do protótipo e de seus testes.

Identidade de marca

O seu negócio possui características próprias e um produto de sucesso também. Cada item original da sua marca precisa conversar e encantar o seu público.

Como o ser humano é sensitivo, a imagem, o cheiro e os sons despertam muitas sensações. Atente-se aos detalhes!

O lançamento em meio a crise

Lançar um produto original durante a crise, não é o melhor dos cenários e em alguns deles, não é recomendado também.

Durante os períodos mais delicados, o consumidor busca por produtos essenciais e quando falamos do essencial, nem sempre é sobre o famoso “trivial”. Somos uma mistura de vários gostos e necessidades para a nossa existência, possibilitando todo um mercado para explorar.

É verdade que ter um preço competitivo durante a crise, faz diferença, mas não pode ser o único fator. Ir além do que já é oferecido, ajudará na primeira aceitação do produto, que é quando o consumidor realiza a sua primeira compra.

A qualidade do produto vem logo em seguida, ajudando tanto na divulgação, quanto em uma possível nova compra.

Tenha em mente a realidade vivida pelo seu público, não coloque todas as fichas apenas na novidade, é o momento de fazer testes e criar um produto, pode ajudar o seu negócio na crise.

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