Qual o melhor momento para abrir um e-commerce?

Marketing  // 8 de Abril de 2020

Todo mundo já percebeu como a nossa rotina está diferente e o impacto dessa mudança em nossas vidas, né? Vivemos hoje uma rotina muito remota, onde praticamente tudo precisa ser resolvido à distância.

Digitalizar o comércio vem sendo uma ação muito comum do mercado, principalmente nesta última década. Com toda essa mudança que vem ocorrendo nas últimas semanas, a tendência é que tenhamos um mundo cada vez mais remoto.

Qual será o momento ideal para montar um e-commerce? A dúvida é pertinente em muitos empreendedores e merece muito cuidado ao analisar.

Confira em nosso artigo, todos os detalhes para montar o seu e-commerce!

Ponto físico x e-commerce: O clássico

Antes de mais nada, já temos uma constatação a fazer: um e-commerce é mais barato que apostar em um negócio físico.

Se há uma dúvida entre abrir um ponto físico ou começar um ecommerce, aposte primeiro na opção virtual, além do risco ser menor, a escalabilidade é mais sustentável.

Caso você já tenha um ponto físico, atrele a sua marca o comércio digital e,principalmente, analise constantemente o retorno de ambos, para avaliar a rentabilidade de cada modelo de negócio.

Quanto custa montar um e-commerce?

Bom, isso é bem relativo, já que depende muito do seu negócio. 

Se você já tem estoque, o custo será menor, mas se você ainda for adquirir, terá outros custos. 

A dúvida que cerca muitas pessoas é sempre sobre a plataforma. Hoje, temos inúmeras que facilitam o seu trabalho e cobram pequenas taxas por venda. Caso você queira desenvolver um e-commerce seu, com algum profissional, dificilmente sairá por menos de R$ 5.000,00.

Não esqueça de montar um plano de marketing, pois a sua loja precisa ser divulgada e a concorrência é cada vez maior.

O capital de giro é muito importante, será aquele dinheiro que você terá em conta para que sua operação continue funcionando de maneira saudável. Para calcular o capital de giro da sua loja virtual, você precisa levar em conta alguns fatores:

Vendas a prazo: Se você faz muitas vendas parceladas, precisará se organizar para honrar os seus pagamentos com fornecedores.

Prazos de pagamentos para fornecedores: Fique sempre atento ao prazo de pagamento dos fornecedores. Nestas datas, quando a saída de capital é maior, esteja com o caixa preparado.

Ter um e-commerce virou motivo de sobrevivência atualmente, mas não pode ser feito “de qualquer jeito”. Por isso, se tem dificuldades para iniciar este processo, comece vendendo por redes sociais ou aplicativos de terceiros (ifood, magazine luiza, etc.).

O importante é você começar a se planejar o quanto antes, pois o mundo está mudando e você precisa acompanhar.

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